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26, 2021
O que o Varejo pode esperar do Dia do Cliente em 2021?
O Dia do Cliente é uma importante data comercial do segundo semestre do ano. Comemorado em 15 de setembro, trata-se de um dia cujo objetivo é homenagear o cliente, trabalhando ações de relacionamento e oportunidades de vendas.
O Dia do Cliente vem ganhando popularidade com o passar dos anos. Para o consumidor, a comemoração representa uma boa chance de adquirir produtos a preços promocionais.
Será que as marcas estão explorando essa data da melhor forma? Neste artigo, veja dicas de como aproveitá-la, além de previsões para o Varejo em 2021.
Expectativas para o Varejo
Segundo pesquisa divulgada pela Opinion Box, 47% dos consumidores tem a intenção de fazer compras, sendo que a maioria pretende fazer suas aquisições em e-commerces ou aplicativos.
Mais de 70% das pessoas procurará por itens de necessidade com os melhores preços e pelo menos 56% deve parcelar suas compras no cartão de crédito.
O estudo também aponta que a jornada omnichannel traz mudanças ao comportamento do consumidor, que estão em canais físicos e digitais simultaneamente. Espera-se que o cliente utilize sites de pesquisa para comparar preços, visite lojas físicas e e-commerces, seja impactado por canais digitais como e-mail e Whatsapp.
Os três segmentos mais buscados pelo consumidor na data são, respectivamente, Eletrônicos (42%), Eletrodomésticos e eletroportáteis (40%) e Moda e Acessórios (38%).
Aproveitando o Dia do Cliente
Partindo para a parte prática, listamos abaixo estratégias que podem ser utilizadas pelas marcas para atingir bons resultados no Dia do Cliente em 2021.
Semana do cliente
Muitas marcas acabam estendendo o período promocional para além do próprio dia 15. O ideal é que haja uma semana dedicada a ações de caráter promocional. Nesse sentido, é possível explorar gatilhos mentais como escassez, urgência e até mesmo exclusividade de forma mais precisa.
Realizar o “mês do cliente” pode fazer com que o consumidor postergue suas possíveis compras até o último momento.
Qualidade no atendimento
Um ponto tão sensível para qualquer consumidor nunca deve ser preterido ou jogado para segundo plano – muito menos no dia destinado a homenagear o cliente. Capriche no atendimento, trabalhe para superar as expectativas.
Mantenha os termos de compra da sua loja sempre muito transparentes. Tenha atenção à logística para evitar atrasos em entregas, atualize sempre o estoque do e-commerce, seja ágil nas respostas em redes sociais. Foque em manter o padrão de atendimento em pontos de venda digitais ou offline.
Um bom atendimento é parte essencial de uma experiência positiva, que é o que faz com o cliente retorne.
Clientes leais e ações exclusivas
Acesse o CRM da sua empresa e segmente os clientes por frequência de compra e por ticket médio.
Essas duas segmentações precisam ter acesso a vantagens ou ofertas exclusivas que condizem com seu comportamento em relação à marca. É uma forma de recompensá-los pela lealdade ou reconhecer que por gastarem com seus produtos, merecem um mimo diferenciado.
Para melhor aproveitamento dessa estratégia, verifique os principais pontos de venda utilizados para as últimas compras, bem como os canais que tem maior adesão pelo público selecionado (e-mail, Whatsapp, SMS, mobile ou browser push).
Não se esqueça que a figura do vendedor é também muito importante neste momento. Se o cliente constantemente é atendido pela mesma pessoa, faz sentido que ela seja a responsável pelo contato que será realizado.
Dica importante do que não fazer
Aumentar preços às vésperas da data e reduzi-los aos originais para induzir o cliente a uma falsa sensação de estar obtendo descontos é um tiro no pé.
Não subestime a inteligência do consumidor! Isso pode gerar muitos problemas, inclusive para a reputação da sua marca.
E o resto do ano?
Por fim, reforçamos a importância de incorporar à estratégia de qualquer marca a retenção de clientes, trabalhando a construção e o fomento de relacionamento com a base. O dia 15 de setembro é uma data comemorativa, mas o cliente deve ser valorizado e priorizado todos os outros 364 dias do ano.
O consumidor contemporâneo tornou-se muito exigente para investir quaisquer recursos – tempo e dinheiro – em organizações que os enxergam apenas como lucro. Marcas que não se preocupam com a conquista e manutenção de laços duradouros perderão espaço cada vez mais.