Dia do cliente

Dia do cliente 2023: quais estratégias aplicar para vender mais?

Celebrado anualmente, desde 2003, o dia do cliente (15/09) é a única data comercial do mês de setembro, então, aproveite essa oportunidade para aumentar as vendas.

Conforme estudo divulgado pela Globo, desde 2021, o dia do cliente vem sendo responsável por maximizar exponencialmente o faturamento de e-commerces e de marketplaces, logo, “atacar” essa data é fundamental para os varejistas que precisam se recuperar do penoso primeiro semestre de 2023.

E a expectativa para o segundo semestre é positiva. Em matéria publicada pela Agência Brasil, citando o Boletim Focus do Banco Central, foi relatado que a “inflação pode ficar abaixo do previsto para 2023”, então, com a queda dos preços, os clientes ganham mais poder de compra.

Perante essas perspectivas e cenário, nós preparamos esse guia com algumas estratégias para te ajudar a vender mais no dia do cliente! Vamos a elas?

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Reativação de bases inativas

Uma vez que atrair clientes novos está mais desafiador, comece a sua estratégia olhando para as bases inativas (ou quase inativando) do seu CRM.

Faça uma segmentação buscando por pessoas que compraram pela última vez há 12 meses, por exemplo.

Considerando que estamos em agosto, você irá localizar consumidores que demonstraram interesse pelos seus produtos exatamente neste período do dia do cliente, então, eles podem ser mais propensos à recompra devido ao apelo promocional da data.

Para esse público, tente apresentar lançamentos de produtos similares aos que eles compraram no ano anterior e ofereça um presente exclusivo para que fechem um novo pedido.

Aproveitando esse “embalo”, crie outro segmento para localizar quem comprou pela última vez há mais de 2 anos.

Feito isso, envie para esse grupo campanhas agressivas de produtos que, no momento, estão com ofertas imbatíveis. Pode ser interessante colocar na mensagem uma Pesquisa NPS a fim de entender o motivo dessas pessoas estarem há tanto tempo sem comprar da sua marca.

Revisão de campanhas automáticas

Se você coordena um e-commerce, provavelmente, já ativou neste canal campanhas automáticas de “boas-vindas”, “recuperação de carrinho abandonado”, “navegação confusa”, “aniversariantes do mês”, “aniversariantes do dia”, dentre outras.

Um erro comum dos varejistas é ativá-las e “nunca mais” revisá-las; o que gera experiências negativas e, consequentemente, não converte vendas.

Portanto, volte novamente ao seu CRM para o varejo e verifique se todas as automações estão funcionando conforme a configuração original. Aproveite para atualizar os e-mails, imagens, copy do conteúdos e, quem sabe, as condições especiais ofertadas para quem entra nessas campanhas.

Novos compradores

Quem comprou pela primeira vez há 30 dias está com a sua marca “fresca” na cabeça e, caso tenha vivido uma experiência positiva, já pode estar disposto a uma segunda compra, desde que se depare com uma vantagem bem atrativa.

Nós temos certeza desta informação, pois, por meio da nossa metodologia de RFV, observamos que boa parte dos consumidores compram com a frequência média de 2 vezes, então, esse é o momento adequado para segmentar essas pessoas no seu CRM e customizar uma campanha para elas.

E então, o que achou destas três sugestões de campanhas para o dia do cliente? Deixe a sua opinião nos comentários.

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