Inteligência artificial no varejo: como prever comportamentos e aumentar a conversão
O uso de inteligência artificial no varejo precisa ser feito de maneira estratégica. Apenas seguir uma tendência não vai abrir portas para o crescimento do…
Entenda como a integração entre CRM e sistemas de PDV ajuda o varejista a personalizar ações, reter clientes e criar jornadas omnichannel eficientes.
Sumário
Você conhece seu cliente a ponto de identificar padrões de compra recorrentes e, por exemplo, reconhecer datas relevantes, como aniversários, para oferecer benefícios exclusivos? A integração do CRM com sistemas de PDV facilita esse processo.
Até porque, 69% dos consumidores valorizam marcas que oferecem atendimento personalizado, segundo uma pesquisa da Opinion Box. Além disso, 72% esperam ser reconhecidos como indivíduos com base em seu histórico de compra.
Por isso, integrar CRM e PDV ajuda a construir uma visão unificada do público. Em outras palavras, você pode maximizar o ROI ao segmentar de forma eficaz, personalizar campanhas e melhorar a experiência do cliente.
Portanto, continue a leitura e descubra como aplicar essa integração no varejo para transformar sua operação!
Integração entre CRM e sistemas de PDV significa conectar o software de Ponto de Venda às plataformas de gestão de relacionamento com o cliente.
Dessa maneira, os dados das transações comerciais – como compras, cancelamentos e formas de pagamento – são automaticamente vinculados ao perfil do cliente no CRM.
Essa integração unifica dois sistemas que antes operavam isoladamente:
Ao conectar esses dados, você obtém uma visão completa e atualizada do comportamento do consumidor.
Com a integração e os dados corretos, o contato com os clientes se torna estratégico e customizado. Afinal, segundo a McKinsey, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas.
Na jornada de compra omnichannel, a experiência do cliente acontece simultaneamente em múltiplos canais: lojas físicas, e-commerce e apps, por exemplo. Então, para garantir uma jornada fluida e consistente, é importante integrar CRM + PDV.
Segundo a pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizada pela Opinion Box:
Esses dados demonstram que o consumidor moderno quer transitar livremente entre canais, com atendimento e ofertas personalizados em todos os pontos de contato.
Conectar dados de vendas e interações online e offline cria um perfil completo do cliente em um só lugar, independentemente de onde ele comprou.
Então, um cliente comprou um produto na loja física e depois visitou o e-commerce para pesquisar acessórios relacionados? Nesse caso, o vendedor pode usar essa informação para sugerir o que ele precisa no próximo atendimento.
Essa abordagem evita ofertas genéricas que não interessam e aumenta as chances de conversão e recompra. Por outro lado, sem essa integração, a equipe de vendas age baseada em “achismos” ou informações incompletas.
A integração garante que o cliente possa pesquisar em um canal e finalizar em outro. Por exemplo, iniciar uma compra pelo Instagram, tirar dúvidas via WhatsApp e concluir na loja física com as mesmas condições e preços.
Mais do que uma facilidade, essa jornada fluida e contínua se tornou uma expectativa básica. Afinal, o consumidor atual é mais atarefado, exigente e prático, e espera que a marca se adapte à rotina dele, não o contrário.
Um sistema PDV integrado ao CRM permite unificar as informações de vendas e comportamento do cliente, facilitando o acompanhamento dos principais KPIs em tempo real.
Essa unificação dá ao time mais agilidade para ajustar campanhas, segmentações e ações de relacionamento. Por outro lado, sem essa visibilidade clara, é fácil investir dinheiro no lugar errado.
Por exemplo, insistir em tráfego pago para públicos genéricos, sem saber quais canais ou abordagens convertem e impactam o LTV (Lifetime Value).
Confira algumas informações que trafegam entre um sistema PDV integrado ao CRM:
É possível fazer uma unificação de dados, como:
Por exemplo, imagine uma consumidora que comprou um vestido de verão na loja física da Farm. Dias depois, a compradora recebe sugestões de acessórios via push no app e e-mail.
Esse procedimento ocorre graças à leitura automatizada do histórico do cliente no PDV integrado à plataforma de CRM.
A Dito oferece essa integração completa em uma única ferramenta. Logo, você tem experiências consistentes em todos os canais e mais precisão nas decisões.
Saber se o cliente comprou pelo site, app ou loja física é fundamental para entender sua jornada e segmentar melhor campanhas. Essa informação também ajuda a medir o desempenho de canais e ajustar estratégias com mais precisão.
Isto é, você pode identificar que clientes do Norte compram majoritariamente nas lojas físicas, mas abrem e-mails promocionais no celular, por exemplo. Com esse dado, é válido ativar uma campanha com cupons digitais para serem usados exclusivamente na loja física.
Saber se o cliente paga à vista, parcelado ou com vale-presente ajuda a criar estratégias de fidelização de clientes mais aderentes.
Por exemplo, quem sempre compra com cartão pode receber uma oferta exclusiva para crédito à vista com cashback.
O CRM cruza os dados de produto do PDV com preferências individuais.
A partir disso, essa tecnologia cria segmentações inteligentes por estilo, categoria e frequência de compra – soluções ideais para campanhas com alta taxa de conversão.
A integração entre o CRM da Dito e os sistemas de PDV possibilita que o varejo tenha uma visão unificada da jornada do cliente. Entenda!
A Dito foi desenvolvida especialmente para o varejo omnichannel, ao contrário de CRMs genéricos, que precisam ser adaptados. Por isso, a integração entre loja física, e-commerce e canais de comunicação acontece de forma fluida.
O Dito CDP foca em dados efetivos de comportamento do cliente – como compras e interações já concretizadas – para criar segmentos mais precisos e relevantes. Isso evita trabalhar só com suposições ou interesses aparentes.
Com a integração CRM + PDV, você tem acesso a métricas detalhadas. Entre elas, frequência de compra por loja, produtos mais vendidos por canal e variações no ticket médio.
Ter esses dados reduz o risco de investir mal, como em tráfego pago pouco segmentado, e viabiliza focar esforços onde há mais potencial de retorno.
Com o Dito Agenda, os vendedores passam a ter em mãos o perfil completo do consumidor, como compras anteriores, preferências e tempo desde o último contato. Assim, a abordagem pode ser mais estratégica e no momento ideal, o que aumenta a chance de conversão no PDV.
Toda a operação – desde centralizar dados, criar campanhas, segmentar clientes e monitorar resultados – acontece em uma única plataforma.
Além disso, o uso da Dito é simples e não exige que sua equipe de TI faça grandes configurações, códigos ou integrações para a ferramenta funcionar.
Veja os principais pontos para avaliar antes de escolher um CRM para relacionamento com o cliente no varejo:
Em outras palavras, CRMs genéricos podem até prometer mais recursos, mas a falta de especialização no varejo costuma pesar no dia a dia. Então, prefira soluções desenvolvidas especificamente para o setor.
Para mensurar o impacto da integração do CRM com sistemas de PDV, alguns indicadores são fundamentais:
Portanto, na integração do CRM com sistemas de PDV, sua equipe personaliza, escala e converte baseado no que o cliente faz – não no que você imagina.
Agora, vale refletir: sua operação segmenta com base em comportamento real ou ainda age no achismo? Talvez esse seja o momento para marcar uma conversa com seu time e repensar como os dados são usados.
Assim, conheça o CRM da Dito, pensado para o varejo omnichannel! Com essa ferramenta, você integra loja física, e-commerce e canais de relacionamento em uma só plataforma. O nosso CRM é uma plataforma completa e simples de usar.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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