Sumário
ToggleA Jornada do Cliente é um termo muito comum em marketing e trata principalmente do caminho percorrido pelo cliente em contato com sua marca até o momento da conversão.
A teoria de jornada do cliente, apesar de ser aplicável para qualquer segmento, tem muito mais aplicabilidade em negócios online.
A Jornada acaba sendo um pouco similar ao Funil de Vendas, ou Funil de Marketing. E entendê-la perpassa conhecer todos os seus pontos de contato e o caminho percorrido pelo seu cliente, ou seja, onde ele se relaciona com sua marca, seja seu site, seu blog, sua loja, seu SAC, seu e-commerce.
Por que entender a Jornada do Cliente?
Entender e acompanhar a jornada do seu cliente se torna fundamental para que sua empresa consiga enriquecer o conhecimento sobre a base de consumidores.
Onde essas pessoas convertem, onde elas mais acessam e onde estão se dispersando e abandonando a navegação ou até mesmo a compra.
Não só em vias de potencializar sua segmentação na hora de criar campanhas de ativação da base, mas também para atuar de maneira rápida e automatizada em cima das dispersões e evitar que elas ocorram e se tornem um gargalo para sua receita.
Como a Dito te ajuda a entender a Jornada?
Na plataforma da Dito existem duas maneiras de explorar e conhecer a jornada do seu cliente.
A primeira delas é mais individual e vai fornecer insights sobre os comportamentos de navegação e histórico de compra dos clientes.
Organizada em formato de linha do tempo, esta jornada é de fácil entendimento e acaba por construir uma história daquele consumidor com a marca.
Para acessá-la basta clicar na opção “Pessoas” no menu de navegação à esquerda.
E assim que aparecer a lista de usuários, clicar em algum usuário para acessar seu perfil.
Depois de acessar o perfil do cliente que você selecionou basta rolar a página para ter a visão da timeline de conversões deste usuário.
Com esta funcionalidade você consegue ter uma ideia real de como os usuários estão convertendo dentro dos seus ambientes, qual a sequência lógica das ações e os históricos de compras deles na sua loja.
Com isso você consegue ter insights para criar clusters dentro da sua base e criar campanhas altamente segmentadas se baseando nestas jornadas.
A segunda maneira de entender e exercer uma atuação ativa sobre a jornada destes clientes é por meio da funcionalidade de Funis.
Com esta feature é possível criar diversos funis de vendas, cadastrando as ações que os usuários tomam dentro do seu ambiente em uma sequência lógica de passos verificando quantos clientes estão realizando as ações e quantos estão se dispersando do Funil.
Para criar um funil, basta você clicar em “Funis” no menu de navegação à esquerda, em seguida clicar em “Criar um novo Funil” e selecionar as ações para cada uma das etapas do seu funil.
Além de conseguir avaliar a performance dos seus funis de marketing e vendas, com a funcionalidade é possível também notificar os clientes dispersos do funil.
Todos aqueles que converteram alguma ação, mas não converteram a seguinte podem ser notificados para que você melhore o desempenho destes funis.
Desta maneira você aproveita o momento do cliente que está estabelecendo algum relacionamento com sua marca e faz com que ele se mantenha em contato.
Para criar estas notificações basta que, depois de montado o seu funil, você clique nos botões abaixo das barras.
Clicando, automaticamente, você poderá criar uma segmentação baseada naquela informação e ir direto para nossa tela de notificações para criar a mensagem para os usuários.
Utilizando esta ferramenta fica muito mais fácil e rápido de agir ativamente sobre a jornada do seu cliente, impactá-lo no momento certo e fazer com que seus funis de vendas sejam altamente produtivos.
Concluindo
As funcionalidades de Funil e Perfil de Usuário foram pensadas com o objetivo de tornar a visualização e análise da Jornada do Cliente mais fácil e intuitiva, oferecendo a possibilidade de notificar os clientes dispersos para otimizar ainda mais os resultados do seu marketing.
Ações como esta tem impacto direto no ROI do seu marketing e fazem parte das estratégias de marketing de retenção que tanto defendemos e acreditamos aqui na Dito.