Já é sabido que pouco adianta acompanhar as famosas “métricas da vaidade” (curtidas, comentários, visualizações e etc.), se você não provoca um encantamento.
Ao trabalhar com Marketing é preciso analisar o real grau de envolvimento, interação e influência que o seu conteúdo, a sua ação, a sua marca provoca nos indivíduos que tem contato com ela. Ou seja, é necessário engajamento.
Sabendo que é preciso engajar para conquistar e efetivamente alcançar resultados, neste post iremos entender o conceito de marketing de engajamento, sua importância e como utilizá-lo nos negócios.
Vamos lá?
O conceito de Marketing de Engajamento está diretamente ligado à criação de um relacionamento perene com seus clientes. Mas, de que maneira?
Através de estratégias efetivas para que essa relação seja duradoura e o mais importante, transparente.
Pensando nisso, você sabe dizer qual a importância desse tipo de estratégia? Não se preocupe! Responderemos essa questão em seguida. Acompanhe!
Como afirmamos logo no início, de nada adianta ter a vaidade acima de tudo, pois não é ela que traz resultados efetivos para o seu negócio.
Por isso, é importante criar relacionamentos verdadeiros com seus clientes e compreender exatamente o que eles precisam e o que acham de sua marca.
Só assim você saberá seus pontos fortes e fracos e poderá trabalha-los a seu favor.
O resultado das métricas chamadas de “métricas de vaidade” é apenas uma consequência de um trabalho bem feito de marketing de engajamento, no entanto os dados aos quais deve se estar atento são outros como: conversões, respostas, ações dentro do seu ambiente online, etc.
Agora você provavelmente deve estar se perguntando: e como exatamente você pode utilizar as estratégias de Marketing de Engajamento para otimizar o seu negócio? É o que veremos a seguir.
Segundo Gail. F. Goodman, CEO da Constant Contact, há três passos que devem ser seguidos se você deseja utilizar o Marketing de Engajamento como uma estratégia e atingir bons resultados.
São eles:
Ao contrário do que você pode estar pensando, momentos encantadores não necessariamente precisam de um budget muito alto.
É possível criar pequenos momentos que encantam como mensagens de aniversário, mensagens de reengajamento do tipo “estamos sentido sua falta”, mensagens que mostram que sua empresa conhece o perfil do consumidor e envia conteúdos ou ofertas que sejam de seu interesse.
O fato é que estes momentos são importantíssimos para o Marketing de Engajamento. O motivo?
Estes instantes mostram que a empresa entende seus consumidores e transformam estes consumidores “normais” em clientes fiéis.
E fidelização é uma ótima forma de criar um relacionamento duradouro, não é mesmo?
Como o objetivo é manter um relacionamento com seus consumidores, pessoas que entram em contato com a sua marca e afins, é necessário estimulá-las a permanecer em contato com a sua marca.
Mas, como fazer isso?
Posicione Calls to Action (CTAs), os chamados para ação, em suas mensagens para estimular conversas.
E se a resposta, ao email, ou a uma pesquisa for muito importante, dê algo em retorno. Algo de valor.
Pode ser um desconto, um relatório, algo que mostre um pouco mais de sua solução e faça com que ela sinta vontade de fazer mais, desperte a curiosidade!
Com a quantidade de mídias sociais e a grande possibilidade de criar engajamento através delas, é impossível ficar de fora do marketing de conteúdo.
Por isso, crie conteúdos inspiradores, provoque as pessoas que entram em contato com sua marca a compartilhar seu conteúdo, comentar, dar opiniões.
Desenvolva materiais robustos, informativos e consultivos.
Algo que desperte realmente a vontade desses consumidores de acessar e interagir.
Estas ações aumentarão sua rede de contatos e também estimulará seu relacionamento com os clientes e possíveis clientes.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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Olá, bom artigo, espero mais dicas! Estou começando agora e você está me ajudando com suas dicas, abraços.
Hoje em dia a pessoa consegue achar de tudo na internet.
Posso dizer que o seu artigo ajudou muito e também é de
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