Confira as melhores estratégias para aumentar as vendas no Varejo.
A resposta para a pergunta “como vender mais no varejo” é fácil, porém a aplicação prática dela não é tão simples assim. Dizemos isso, pois…

O marketing de retenção é um conjunto de estratégias aplicadas para fidelizar os consumidores pelo máximo de tempo possível, aumentando a recompra e a frequência de pedidos.
Sumário
Investir em ações de retenção no varejo é fundamental, afinal, reter clientes é mais barato do que adquirir novos. E para isso, é crucial contar com plataforma de CRM completa.
Ficou interessado no assunto? Então avance a leitura para aprender tudo sobre o marketing de retenção, os principais conceitos, estratégias e etc.
Vem comigo conferir?
Um dos principais benefícios da retenção de clientes é o aumento do LTV (Life Time Value).
Entretanto, a partir do momento em que o varejista contrata uma plataforma de CRM e passa a gerir o relacionamento com os consumidores, outras vantagens poderão ser percebidas.
Confira alguns exemplos:
De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a importância do marketing de retenção se dá também pelas seguintes estatísticas:
Há muitos estágios dentro do marketing de retenção em todo o ciclo de vida dos clientes.
Alguns dos passos mais importantes incluem:
Saiba realmente quem são seus clientes, quais são as suas necessidades, os seus anseios. Para isso, além do bom atendimento, tenha ferramentas que permitam a gestão da sua base de consumidores, ou leads.
Capte dados, guarde históricos e transforme-os em informações de valor. Através delas, você vai identificar as principais tendências e segmentos de clientes.
Não basta captar informações. É preciso usá-las para se conectar aos seus clientes.
Tenha uma boa estratégia de comunicação – e conteúdo relevante para oferecer.
Use o seu site, as redes sociais, ferramentas de e-mail marketing para manter seus clientes bem informados sobre os seus produtos e serviços, entregar informações relevantes para o seu dia a dia.
Abra canais de diálogo com seu público-alvo; mostre-se pronto a responder, a ajudar, a solucionar.
É importante reservar um tempo para o pós-vendas, mostrar gratidão pelo retorno às compras é sempre um sinal de que você está percebendo a lealdade dos seus clientes.
Também pode ser útil oferecer descontos ocasionais e incentivos, a fim de ajudar a incentivar as compras futuras.
Uma vez que você começar o seu programa de marketing de retenção, vai descobrir que muitos de seus clientes existentes começarão a retornar para compras futuras.
Você também vai descobrir que os mesmos clientes estão dizendo a seus amigos e familiares sobre suas experiências com a marca, e isso lhe trará novos negócios.
E então, o que achou destas sugestões? O que mais acredita ser importante para trabalhar bem o marketing de retenção? Deixe a sua opinião nos comentários deste texto.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
A resposta para a pergunta “como vender mais no varejo” é fácil, porém a aplicação prática dela não é tão simples assim. Dizemos isso, pois…
Um dúvida recorrente na mente do varejista é: devo direcionar o orçamento de marketing para estratégias de aquisição ou de retenção de clientes? E a…
Para garantir saldo positivo e dinheiro em caixa, mais que aquisição de novos consumidores, uma empresa sólida precisa se preocupar em reter os clientes já…
Você pode realmente estar deixando o dinheiro na mesa e, talvez, nem saiba disso. Entretanto, para te ajudar a entender melhor como otimizar suas estratégias…
Entenda como funciona um CRM, ferramenta que ajuda a reter, fidelizar e encantar clientes. Ao organizar dados e centralizar o histórico de interações, o CRM…
Dado o primeiro passo de identificar os clientes, muitos gestores enfrentam dificuldades em conectar-se com eles no momento e no formato corretos para engaja-los e…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.
excelente trabalho…
Parabéns Pedro pelo artigo sobre Marketing de Retenção. Realmente é importante continuar encantando os clientes já conquistados. Afinal a primeira venda é o princípio de um relacionamento que precisa ser duradouro. Só assim a marca se fortalece.