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ToggleO que é Marketing de Retenção?
O conjunto de estratégias aplicadas para fidelizar e estimular os consumidores à recompra é conhecido como Marketing de Retenção (Retention Marketing).
Investir em ações de retenção no varejo é fundamental, afinal, como já é sabido, reter clientes é mais barato do que adquirir novos.
Benefícios do Marketing de Retenção
Um dos principais benefícios do marketing de retenção é o aumento do LTV (Life Time Value).
Entretanto, a partir do momento em que o varejista contrata uma plataforma de CRM e passa a gerir, estrategicamente, o relacionamento com os consumidores da sua base, outras vantagens poderão ser percebidas. Exemplos:
- Maior conhecimento sobre as características e comportamentos dos consumidores;
- Eliminação de cadastros duplicados, mesmo se eles chegarem de ambientes diferentes (on e offline);
- Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
- Aumento da taxa de recompra e do ticket médio;
- Visão completa da jornada de compra omnichannel;
- Aumento da receita influenciada através das campanhas de marketing digital (e-mail, SMS, WhatsApp e etc.);
Por que Marketing de Retenção é importante?
De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a importância do marketing de retenção se dá também pelas seguintes estatísticas:
- 65% dos negócios são gerados a partir de clientes já conquistados;
- Os custos para promoções e publicidade para os clientes já conquistados são menores do que para impactar novos clientes;
- 92% dos clientes que já deixaram de comprar voltariam a fazê-lo se fossem contatados pelas empresas;
Como fazer Marketing de Retenção?
Há muitos estágios dentro do marketing de retenção em todo o ciclo de vida dos clientes. Alguns dos passos mais importantes incluem:
Conheça seus clientes
Saiba realmente quem são seus clientes, quais são as suas necessidades, os seus anseios. Para isso, além do bom atendimento, tenha ferramentas que permitam a gestão da sua base de consumidores, ou leads.
Capte dados, guarde históricos e transforme-os em informações de valor. Através delas, você vai identificar as principais tendências e segmentos de clientes.
Conecte-se com seus clientes
Não basta captar informações. É preciso usá-las para se conectar aos seus clientes. Tenha uma boa estratégia de comunicação – e conteúdo relevante para oferecer.
Use o seu site, as redes sociais, ferramentas de e-mail marketing para manter seus clientes bem informados sobre os seus produtos e serviços, entregar informações relevantes para o seu dia a dia.
Abra canais de diálogo com seu público-alvo; mostre-se pronto a responder, a ajudar, a solucionar.
Pós-venda
É importante reservar um tempo para o pós-vendas, mostrar gratidão pelo retorno às compras é sempre um sinal de que você está percebendo a lealdade dos seus clientes.
Também pode ser útil oferecer descontos ocasionais e incentivos, a fim de ajudar a incentivar as compras futuras.
Uma vez que você começar o seu programa de marketing de retenção, vai descobrir que muitos de seus clientes existentes começarão a retornar para compras futuras.
Você também vai descobrir que os mesmos clientes estão dizendo a seus amigos e familiares sobre suas experiências com a marca, e isso lhe trará novos negócios.
E então, o que achou destas sugestões? O que mais acredita ser importante para trabalhar bem o marketing de retenção? Deixe a sua opinião nos comentários deste texto.
excelente trabalho…
Parabéns Pedro pelo artigo sobre Marketing de Retenção. Realmente é importante continuar encantando os clientes já conquistados. Afinal a primeira venda é o princípio de um relacionamento que precisa ser duradouro. Só assim a marca se fortalece.