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ToggleDado o primeiro passo de identificar os clientes, muitos gestores enfrentam dificuldades em conectar-se com eles no momento e no formato corretos para engaja-los e gerar fidelidade.
Essa é uma realidade comum em empresas de varejo, mas esse desafio pode ser enfrentado de forma simples quando estamos lidando com negócio online.
Portanto, vamos apresentar aqui 10 sugestões para melhorar o marketing de retenção.
Confira!
Pense como o cliente
Se você fosse adquirir os produtos que a sua empresa oferece, como você gostaria de ser atendido?
Quais seriam as suas prioridades? O site da empresa permite uma boa navegação? O que a empresa poderia fazer para ir além de suas expectativas e fazer com que você volte a comprar nela?
A resposta pra todas essas perguntas é essencial para o seu negócio.
Ao se colocar no lugar do cliente, é possível avaliar o que está funcionando bem e o que ainda pode ser melhorado.
Bom lembrar que já existem tecnologias de monitoramento de navegação para te ajudar a enxergar como o cliente pensa.
Mantenha contato
O consumidor entrou no site ou app mobile e efetuou uma primeira compra. E agora? Você pode ficar satisfeito pela escolha do cliente pela sua marca ou pode ir além disso e buscar manter contato com ele.
Fazendo esse pequeno esforço de enviar uma mensagem de agradecimento e, talvez, um cupom de desconto para a próxima compra, o cliente certamente vai se lembrar da sua empresa quando houver necessidade novamente.
Aproveite as oportunidades
Não se atenha à sua empresa, observe tudo que acontece ao seu redor: eventos, datas comemorativas, notícias etc.
Tudo isso pode ser utilizado como pretexto para ampliar a comunicação com os clientes.
Faça bom uso dos seus cadastros
De nada adianta manter um cadastro dos clientes se esses dados não forem utilizados de maneira correta e eficaz.
É necessário filtrar os consumidores por gostos, necessidades, faixa etária, localização, perfil demográfico, comportamento online e etc.
Dessa maneira, será possível mostrar novas oportunidades e gerar compras recorrentes sem tornar-se “chato”.
Segmentando sua base da forma certa, você conseguirá enviar ofertas que se adequam às necessidades de cada pessoa.
Aliás, já existem tecnologias de automação de marketing para facilitar esse trabalho.
Facilite a comunicação
Utilize os meios de comunicação que o cliente tem com a sua empresa ao seu favor, tentando sempre resolver os problemas da maneira mais fácil e rápida possível.
Deixar o cliente aguardando muito tempo por resposta ou enviar uma resposta padrão para todas as demandas pode ser fatal para o bom relacionamento.
Cada cliente é especial
Não guarde os esforços para agradar apenas aqueles clientes que consomem em grande escala e são mais importantes financeiramente para a empresa.
Atenda e mantenha contato com cada cliente como se ele fosse especial pra você, afinal um consumidor feliz e satisfeito é a melhor propaganda para a empresa.
Mantenha os clientes interessados
Nunca fique parado. Lance promoções, mande e-mail marketing com boas oportunidades, mude o layout do site, promova conteúdo que tenha ligação com os produtos da empresa, dialogue com o cliente.
Faça de tudo para manter as pessoas sempre interessadas na empresa. Não deixe-os esquecer da sua loja online na hora de efetuar novas compras ou de indicar para os amigos.
O primeiro atendimento é o mais importante
O primeiro atendimento é aquele momento mágico em que o cliente está com uma necessidade e você tem todas as ferramentas para satisfazê-la e ir muito mais além.
É a melhor chance de conquistar e o primeiro passo para fidelizar um cliente. Se tudo ocorrer da melhor forma possível o cliente não terá por que procurar o concorrente da próxima vez, certo?
Facilite o cadastro e não coloque barreiras desnecessárias ao longo do funil de compras.
Surpreenda-o com um brinde ou, como já sugeri anteriormente, com um cupom de desconto para uma próxima compra. E, se o cliente abandonar o carrinho ao longo do trajeto, traga-o de volta com mensagens personalizadas.
A empresa não é só você
Tenha em mente que, por mais comprometido e esforçado que você seja no atendimento e na comunicação com seus clientes, você não está sozinho.
Se as outras áreas não tiverem o treinamento e a mentalidade corretamente alinhada com os ideais da empresa, isso pode refletir na receptividade dos clientes.
“Avise quando chegar”
Essa é uma ferramenta muito importante para as empresas do e-commerce.
Um bom sistema para avisar quando um produto que está fora de estoque chegar pode ser o diferencial entre o cliente comprar na sua loja ou na loja concorrente.
Você já implementou alguma dessas práticas na sua empresa? Compartilhe nos comentários!