Sumário
ToggleVocê sabe qual a diferença entre Narrowcasting e Broadcasting? Uma dessas estratégias foi muito efetiva quando o cliente tinha menos opções de produtos e menor acesso à informação.
Já a outra se tornou uma obrigação em tempos de “consumidor omnichannel“. Com essa dica, consegue diferenciá-las? Se ainda está difícil, siga a leitura para esclarecermos.
Muitas marcas ainda insistem em fazer um marketing genérico, disparando e-mails broadcast para toda a base, sem o mínimo de segmentação.
O resultado são clientes parando de abrir os e-mails, se descadastrando, reportando SPAM e, provavelmente, nunca mais voltando a ver as suas newsletters.
Mas por outro lado, uma comunicação centrada no consumidor, ou seja, narrowcast, pode melhorar a experiência dele com a marca, criar um relacionamento e aumentar a taxa de recompra.
Assim sendo, no artigo de hoje, vamos debater sobre a importância de fazer uma comunicação focada no cliente e como essa postura pode te ajudar a faturar mais.
Marketing Genérico
Com a transformação digital e a alta concorrência, a qualidade da experiência do consumidor tem sido fundamental, afinal, basta uma única situação negativa para que ele não volte a comprar.
Desde um atendimento mal feito, uma jornada de compra longa e não-intuitiva, um site que demora para carregar ou uma loja que demore para atendê-lo; qualquer experiência negativa pode ser a gota d’água.
E isso inclui receber notificações e campanhas genéricas de e-mail marketing. O consumidor atual exige uma experiência de compra customizada:
91% das pessoas tendem a comprar de marcas que as tratam de forma personalizada. – Pesquisa Personalization Pulse Check
Para quem deseja reter clientes e ter uma base fiel, fazer marketing genérico não é uma opção.
Outros pontos negativos de fazer Marketing Genérico:
- E-mails sendo reportados como SPAM: impacta na entrega das campanhas, mesmo para pessoas que ainda não te reportaram como SPAM;
- Descadastros: impacta nas taxas de rejeição, além de ser um usuário perdido
Marketing baseado em dados
Esqueça o achismo
Analise dados demográficos e de comportamento para conhecer seus melhores consumidores. Não existe outro caminho para uma estratégia customer centric. Sem os dados é praticamente impossível.
Coloque-se no lugar do consumidor
Entenda o que é relevante para ele.
Se você já tem os dados e a análise deles, meio caminho andado para esse exercício.
Conheça os clusters na sua base e comunique de acordo com o que cada grupo têm interesse em receber.
Não “bombardeie” os seus consumidores com notificações apenas para vender, dê informações importantes sobre os produtos, dicas de como usá-los. Forneça conteúdos relevantes para gerar valor.
Veja abaixo o tripé de Customer Experience:
Leve em consideração esses 03 aspectos para entregar uma boa experiência para seus consumidores.
Mensagens customizadas
Desenhe a estratégia de marketing com base no perfil e no comportamento do consumidor, portanto, leve em conta os detalhes a seguir:
- Periodicidade de compra;
- Ticket Médio;
- É um TOP cliente ou é um cliente que precisa ser resgatado?
- Comportamento;
- Dados demográficos
Algumas ideias de campanhas que podem ser criadas, levando em conta os pontos acima:
- Campanhas de lançamento de produtos com prévia para Top Clientes com base no ticket médio;
- Campanhas de “sale” para giro de estoque com direcionamento por categoria, tamanho, cor etc;
- Campanhas de winback conforme recência de compra para reativar consumidores antigos;
- Campanhas de “complete seu look” para clientes que ainda não compraram determinada categoria.
Pesquisa de satisfação
Quem melhor para dizer o que seu consumidor quer, se não ele mesmo?
Com uma pesquisa de satisfação é possível entender mais à fundo como está sendo a experiência do seu cliente com a sua marca tanto no site como o atendimento nas lojas físicas, qualidade dos produtos, entre vários outros aspectos importantíssimos para suas análises customer centric.
Se para você é extremamente valioso saber a opinião do seu consumidor, para ele é também muito importante compartilhar seu ponto de vista.
Os consumidores já fazem isso abertamente nas redes sociais, mas quando uma marca dá espaço para quem possam fazê-lo, se sentem valorizados.
E ai, sua marca já deu o primeiro passo em direção ao marketing Customer Centric?
Conte pra gente nos comentários.