Você sabe qual a diferença entre Narrowcasting e Broadcasting? Uma dessas estratégias foi muito efetiva quando o cliente tinha menos opções de produtos e menor acesso à informação.

Já a outra se tornou uma obrigação em tempos de “consumidor omnichannel“. Com essa dica, consegue diferenciá-las? Se ainda está difícil, siga a leitura para esclarecermos.

Muitas marcas ainda insistem em fazer um marketing genérico, disparando e-mails broadcast para toda a base, sem o mínimo de segmentação.

O resultado são clientes parando de abrir os e-mails, se descadastrando, reportando SPAM e, provavelmente, nunca mais voltando a ver as suas newsletters.

Mas por outro lado, uma comunicação centrada no consumidor, ou seja, narrowcast, pode melhorar a experiência dele com a marca, criar um relacionamento e aumentar a taxa de recompra.

Assim sendo, no artigo de hoje, vamos debater sobre a importância de fazer uma comunicação focada no cliente e como essa postura pode te ajudar a faturar mais.

Marketing Genérico

Com a transformação digital e a alta concorrência, a qualidade da experiência do consumidor tem sido fundamental, afinal, basta uma única situação negativa para que ele não volte a comprar.

Desde um atendimento mal feito, uma jornada de compra longa e não-intuitiva, um site que demora para carregar ou uma loja que demore para atendê-lo; qualquer experiência negativa pode ser a gota d’água.

E isso inclui receber notificações e campanhas genéricas de e-mail marketing. O consumidor atual exige uma experiência de compra customizada:

91% das pessoas tendem a comprar de marcas que as tratam de forma personalizada. – Pesquisa Personalization Pulse Check

Para quem deseja reter clientes e ter uma base fiel, fazer marketing genérico não é uma opção.

Outros pontos negativos de fazer Marketing Genérico:

  • E-mails sendo reportados como SPAM: impacta na entrega das campanhas, mesmo para pessoas que ainda não te reportaram como SPAM;
  • Descadastros: impacta nas taxas de rejeição, além de ser um usuário perdido

Marketing baseado em dados

Esqueça o achismo

Analise dados demográficos e de comportamento para conhecer seus melhores consumidores. Não existe outro caminho para uma estratégia customer centric. Sem os dados é praticamente impossível.

Coloque-se no lugar do consumidor

Entenda o que é relevante para ele.

Se você já tem os dados e a análise deles, meio caminho andado para esse exercício.

Conheça os clusters na sua base e comunique de acordo com o que cada grupo têm interesse em receber.

Não “bombardeie” os seus consumidores com notificações apenas para vender, dê informações importantes sobre os produtos, dicas de como usá-los. Forneça conteúdos relevantes para gerar valor.

Veja abaixo o tripé de Customer Experience:

Tripé de Customer Success

Leve em consideração esses 03 aspectos para entregar uma boa experiência para seus consumidores.

Mensagens customizadas

Desenhe a estratégia de marketing com base no perfil e no comportamento do consumidor, portanto, leve em conta os detalhes a seguir:

  • Periodicidade de compra;
  • Ticket Médio;
  • É um TOP cliente ou é um cliente que precisa ser resgatado?
  • Comportamento;
  • Dados demográficos

Algumas ideias de campanhas que podem ser criadas, levando em conta os pontos acima:

  • Campanhas de lançamento de produtos com prévia para Top Clientes com base no ticket médio;
  • Campanhas de “sale” para giro de estoque com direcionamento por categoria, tamanho, cor etc;
  • Campanhas de winback conforme recência de compra para reativar consumidores antigos;
  • Campanhas de “complete seu look” para clientes que ainda não compraram determinada categoria.

Pesquisa de satisfação

Quem melhor para dizer o que seu consumidor quer, se não ele mesmo?

Com uma pesquisa de satisfação é possível entender mais à fundo como está sendo a experiência do seu cliente com a sua marca tanto no site como o atendimento nas lojas físicas, qualidade dos produtos, entre vários outros aspectos importantíssimos para suas análises customer centric.

Se para você é extremamente valioso saber a opinião do seu consumidor, para ele é também muito importante compartilhar seu ponto de vista.

Os consumidores já fazem isso abertamente nas redes sociais, mas quando uma marca dá espaço para quem possam fazê-lo, se sentem valorizados.

 

Pesquisa de Satisfação Dito

 

E ai, sua marca já deu o primeiro passo em direção ao marketing Customer Centric?

Conte pra gente nos comentários.

Postagens similares

Narrowcasting vs Broadcasting: entenda a diferença!

Você sabe qual a diferença entre Narrowcasting e Broadcasting? Uma dessas estratégias foi muito efetiva quando o cliente tinha menos opções de produtos e menor acesso à informação.

Já a outra se tornou uma obrigação em tempos de “consumidor omnichannel“. Com essa dica, consegue diferenciá-las? Se ainda está difícil, siga a leitura para esclarecermos.

Muitas marcas ainda insistem em fazer um marketing genérico, disparando e-mails broadcast para toda a base, sem o mínimo de segmentação.

O resultado são clientes parando de abrir os e-mails, se descadastrando, reportando SPAM e, provavelmente, nunca mais voltando a ver as suas newsletters.

Mas por outro lado, uma comunicação centrada no consumidor, ou seja, narrowcast, pode melhorar a experiência dele com a marca, criar um relacionamento e aumentar a taxa de recompra.

Assim sendo, no artigo de hoje, vamos debater sobre a importância de fazer uma comunicação focada no cliente e como essa postura pode te ajudar a faturar mais.

Marketing Genérico

Com a transformação digital e a alta concorrência, a qualidade da experiência do consumidor tem sido fundamental, afinal, basta uma única situação negativa para que ele não volte a comprar.

Desde um atendimento mal feito, uma jornada de compra longa e não-intuitiva, um site que demora para carregar ou uma loja que demore para atendê-lo; qualquer experiência negativa pode ser a gota d’água.

E isso inclui receber notificações e campanhas genéricas de e-mail marketing. O consumidor atual exige uma experiência de compra customizada:

91% das pessoas tendem a comprar de marcas que as tratam de forma personalizada. – Pesquisa Personalization Pulse Check

Para quem deseja reter clientes e ter uma base fiel, fazer marketing genérico não é uma opção.

Outros pontos negativos de fazer Marketing Genérico:

  • E-mails sendo reportados como SPAM: impacta na entrega das campanhas, mesmo para pessoas que ainda não te reportaram como SPAM;
  • Descadastros: impacta nas taxas de rejeição, além de ser um usuário perdido

Marketing baseado em dados

Esqueça o achismo

Analise dados demográficos e de comportamento para conhecer seus melhores consumidores. Não existe outro caminho para uma estratégia customer centric. Sem os dados é praticamente impossível.

Coloque-se no lugar do consumidor

Entenda o que é relevante para ele.

Se você já tem os dados e a análise deles, meio caminho andado para esse exercício.

Conheça os clusters na sua base e comunique de acordo com o que cada grupo têm interesse em receber.

Não “bombardeie” os seus consumidores com notificações apenas para vender, dê informações importantes sobre os produtos, dicas de como usá-los. Forneça conteúdos relevantes para gerar valor.

Veja abaixo o tripé de Customer Experience:

Tripé de Customer Success

Leve em consideração esses 03 aspectos para entregar uma boa experiência para seus consumidores.

Mensagens customizadas

Desenhe a estratégia de marketing com base no perfil e no comportamento do consumidor, portanto, leve em conta os detalhes a seguir:

  • Periodicidade de compra;
  • Ticket Médio;
  • É um TOP cliente ou é um cliente que precisa ser resgatado?
  • Comportamento;
  • Dados demográficos

Algumas ideias de campanhas que podem ser criadas, levando em conta os pontos acima:

  • Campanhas de lançamento de produtos com prévia para Top Clientes com base no ticket médio;
  • Campanhas de “sale” para giro de estoque com direcionamento por categoria, tamanho, cor etc;
  • Campanhas de winback conforme recência de compra para reativar consumidores antigos;
  • Campanhas de “complete seu look” para clientes que ainda não compraram determinada categoria.

Pesquisa de satisfação

Quem melhor para dizer o que seu consumidor quer, se não ele mesmo?

Com uma pesquisa de satisfação é possível entender mais à fundo como está sendo a experiência do seu cliente com a sua marca tanto no site como o atendimento nas lojas físicas, qualidade dos produtos, entre vários outros aspectos importantíssimos para suas análises customer centric.

Se para você é extremamente valioso saber a opinião do seu consumidor, para ele é também muito importante compartilhar seu ponto de vista.

Os consumidores já fazem isso abertamente nas redes sociais, mas quando uma marca dá espaço para quem possam fazê-lo, se sentem valorizados.

 

Pesquisa de Satisfação Dito

 

E ai, sua marca já deu o primeiro passo em direção ao marketing Customer Centric?

Conte pra gente nos comentários.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *