Pós Black Friday: como manter seus clientes engajados para o Natal

A Black Friday, certamente a época mais esperada do varejo, já passou e, com ela, o clima de Natal chega para nos presentear com as compras de fim de ano. Ao contrário do que se pensa, a maioria dos brasileiros deixam as compras natalinas para a última hora.

Para aproveitar sua base e nutrir os novos consumidores pós BF com conteúdo rico sobre a sua marca, trazemos algumas sugestões do que pode ser feito no mês de Dezembro para manter o engajamento.

Entre no clima de Natal

É muito importante que sua marca esteja no clima natalino. Assim, suas ações despertam nos clientes a vontade de compra para as festas de final do ano. Se você tem loja física, decore-a! Se sua marca está presente no ambiente online, mantenha seu design nas cores natalinas, tanto no seu site quanto nas mídias das suas redes sociais.

Ative réguas de relacionamento

A Black Friday consegue resgatar clientes antigos que não compravam há bastante tempo e, também, traz pessoas novas, que estão comprando pela primeira vez com a sua marca. Ambos grupos precisam ter interação com a sua empresa para que se mantenham engajadas e continuem sua jornada. Para isso, é possível ativar réguas de relacionamento a fim de reter esses clientes:

  • Boas-vindas: você pode fazer uma campanha de conhecimento de marca a partir do momento que o cliente se inscreve nos seus emails. Podemos dar boas-vindas, contar um pouco sobre a história da empresa, seu processo de criação etc. Assim, o consumidor saberá um pouco mais sobre você e seus propósitos.
  • Régua de cross-sell: houve várias conversões na Black Friday e é provável que haja mais produtos no site que possam dar match na última compra do seu cliente, certo? Então, incentive o consumidor a fazer uma nova aquisição complementar à última para obter uma recompra.
  • Régua de recompra: é super importante para manter seus clientes da Black Friday ativos. Calcule qual é a data aproximada de recompra na sua marca e crie uma comunicação para pessoas que compraram pela primeira vez e não voltaram a converter novamente.
  • Régua de navegação: consegue captar clientes que entraram em alguma categoria ou departamento do site e, por algum motivo, não efetuaram uma compra. Com essa régua, quando essas pessoas abandonarem a navegação, faremos um lembrete para a retomada da compra. MÁXIMA RETENÇÃO!

Presenteie quem você ama

Faça comunicações de acordo com o tema! Dê dicas de presentes de Natal e de Amigo Secreto para a sua base. Auxilie os clientes colocando em suas notificações e no site um preço limite para gastar em sua compra. Assim, facilitamos a navegação do consumidor e otimizamos o seu tempo. 

Ademais, temos pessoas na família que não podemos deixar de presentear, como as mães. Utilize essa estratégia para lembrar ao usuário de comprar o presente da pessoa amada.

EX: “Já comprou o presente de Natal da sua mãe? Confira dicas incríveis para presentear quem você ama”.

Por fim, aproveite o Natal para garantir que seus novos usuários continuem comprando na sua marca e que os antigos resgatados continuem ativos. É uma boa data para o varejo obter uma ótima receita no último respiro de 2020.

Boas festas!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *