Chegamos ao final do conturbado 2020. Ano de muitos desafios, que exigiu do mercado e de profissionais uma alta capacidade de reinvenção e resiliência.
A pandemia do novo coronavírus causou abalos em toda a sociedade, em diversas esferas, que ninguém poderia prever.
Em março, o Brasil começou a sofrer os impactos do Covid-19: fechamento de lojas físicas (em muitos casos, irreversível), isolamento social e o home office, foram algumas das medidas implementadas.
Para as marcas, com tantos fatores de força maior contribuindo para um intenso período de baixa no consumo, como foi possível atravessar esse ano tão difícil?
O que podemos esperar de 2021? É sequer possível esperar ou prever algo?
Listamos abaixo algumas tendências para o ano que se aproxima. Confira!
Saber relacionar-se foi a estratégia mais assertiva das marcas que se destacaram positivamente em 2020.
Definitivamente, o objetivo das empresas precisou mudar: vender tornou-se meta secundária diante do estado de calamidade provocado pela pandemia.
O ano exigiu máxima sensibilidade das marcas e aquelas que entenderam e praticaram isso certamente serão lembradas pelos consumidores no ano que está por vir.
Por isso, entender o momento do cliente e abordá-lo com tato e empatia, oferecendo mais que transações comerciais, nunca foi tão importante.
Uma vez que o consumidor teve contato com esse lado mais humanizado, ele vai continuar esperando a mesma postura nos tempos que estão por vir. Quem não se adaptar a isso, certamente vai ficar para trás.
Aprendemos que o sucesso das marcas está atrelado não apenas ao valor que elas entregam a seus clientes, mas também à comunidade na qual estão inseridas.
Saíram na frente aquelas que tiveram iniciativas sociais de apoio à população diante dos sérios impactos oriundos do coronavírus.
Esse ponto é complementar ao mencionado acima: em tempos obscuros, em que não se pode contar com o bom senso ou com a proteção de nossos líderes, o consumidor precisa criar conexões emocionais com as marcas.
Comunique seu propósito de forma transparente e pratique-o.
Aproveite os vácuos de liderança e ocupe-os, atraindo os clientes que se identificam com o seu motivo de existir. A perenidade das relações entre marcas e consumidores reside aqui.
Falando especificamente do mercado varejista, destacamos quatro importantes pontos a serem considerados para 2021:
Diante da escassez de recursos financeiros de boa parte da população e das incertezas do que nos aguardam para o futuro, os consumidores não estarão mais dispostos a gastar dinheiro sem necessidade.
Pelo contrário, estarão cada vez mais atentos, exigentes e conscientes ao destinar parte de suas rendas a bens ou serviços.
Isso será um super desafio para o marketing, que mais do que nunca precisará trabalhar estratégias de geração de valor com muito afinco.
Para aprofundar o conhecimento sobre essa pauta, leia o nosso artigo sobre ESG.
A multicanalidade no varejo é realidade em muitos países e, apesar de existir no Brasil, ainda há muito a evoluir.
Será crucial trazer ou adaptar seu negócio ao ambiente digital, seja ele micro ou gigante.
A jornada do consumidor se tornará ainda mais omnichannel e ele estará cada vez mais aberto à comodidade e à praticidade das compras online.
Pesquise ferramentas e plataformas que poderão auxiliar o seu negócio a oferecer uma experiência completa e personalizada aos seus clientes. Mais do que nunca, é hora de enxergar a tecnologia como uma poderosa aliada.
Já mencionamos anteriormente e reforçamos aqui: a experiência que o cliente terá com a sua marca será um divisor de águas.
É esse o momento de trabalhar o mindset da sua equipe para alinhar que atendimento de qualidade e relacionamento serão cada vez mais tidos como diferencial competitivo para o mercado varejista.
Entenda que cada cliente é único. Nenhuma marca atende a “todo mundo”.
Mapear o comportamento de compra, mensurar o impacto das suas ações on e off, entender a adequação da sua gama de produtos ou serviços ao perfil de cada consumidor, trabalhar segmentações estrategicamente, desenvolver comunicações personalizadas em canais selecionados e oferecer soluções personalizadas!
Tudo isso faz parte do momento de hiper customização que vivemos. Se a sua marca ainda não faz isso, comece ainda hoje a tomar decisões orientadas por dados.
Após o imprevisível e confuso 2020, é hora de nos planejarmos para encarar um novo ano, que certamente trará novos desafios.
Queremos saber: como a sua marca está se preparando para todas as mudanças que estão por vir? Conte com a gente no campo de comentários logo abaixo.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
O objetivo deste artigo é propor 04 estratégias de CRM que você pode começar a aplicar para aumentar o ticket médio no varejo. As táticas…
Uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente é uma tecnologia que ajuda as empresas a se relacionarem com os consumidores de forma próxima,…
Sem delongas e indo direto ao ponto, o objetivo deste artigo é apresentar 4 tendências do comércio eletrônico que estão despontando entre os varejistas brasileiros….
Na semana passada, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico abriu as inscrições para empresas que queiram ter o selo Black Friday Legal 2015. A Black…
O público feminino vem aumentando ano a ano o volume de pedidos feitos no e-commerce, então, criar estratégias de CRM para o Dia da Mulher…
Com o desafio de conhecer melhor o mercado de Moda, nós estivemos em Santa Catarina, no maior polo têxtil do Brasil. No trajeto, passamos por…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.