Google analytics: como entender a sua audiência?

Conhecer bem o cliente é fundamental para qualquer tipo de negócio e, para cumprir esse fim, o GA4 é a melhor ferramenta para observar e mapear a audiência do seu e-commerce.

Número de visitantes, tempo de permanência e origem do tráfego, por exemplo, são métricas básicas indispensáveis para se trabalhar na internet. O próximo passo para uma análise mais detalhada envolve a identificação de cada consumidor.

Nesse sentido, nós vamos apresentar a seguir, alguns dados que você pode encontrar no Google Analytics e como usá-los estrategicamente em um software de CRM.

Vem com a gente conferir?

Identificação do visitante

O Google Analytics mensura PageViews, dando informações interessantes sobre quantas vezes cada página foi acessada e listando quais são mais populares.

Para qualquer negócio focado no consumidor final, é muito importante se aproximar da base de dados para saber as informações de contato de cada um.

Com um CRM para o varejo, por exemplo, você consegue identificar cada visitante pelo nome e entender onde ele mora, sua idade, sexo, entre outras características que podem ajudar a tratar cada consumidor de forma personalizada.

O Google Analytics informa dados gerais dos visitantes, como localização geográfica e idioma, mas não permite que você tenha acesso direto a essas pessoas.

Comportamento online

Com o Google Analytics, é possível entender os padrões de fluxo de navegação dentro do seu site.

Você consegue ver o caminho que seus visitantes geralmente percorrem: chegam pela homepage, navegam por algumas páginas e fecham o site. A limitação, neste caso, está novamente ligada à inteligência sobre o comportamento de cada pessoa.

Novamente um CRM Omnichannel permitirá que você acompanhe o desempenho de cada evento trackeado, sabendo exatamente quem está fazendo o quê.

Com isso, podemos identificar cada vez que um único visitante entrou no seu website, quais páginas ele visualizou e onde clicou, formando uma linha do tempo individual, que conseguimos usar para uma segmentação certeira, o que nos leva ao próximo ponto.

Segmentação

Os filtros do Google Analytics vêm evoluindo, com algumas possibilidades de separar grupos de acordo com as características dos visitantes.

Nesse ponto, a ferramenta de CRM está à frente em termos de facilidade de criação de segmentos, que podem ser feitos a partir das características e do comportamento dos consumidores.

Com os filtros certos, você também conseguirá fazer o cruzamento de dados dessas duas fontes.

E ao salvar o filtro, será possível acompanhar a evolução, em tempo real, de cada segmento e construir relatórios valiosos para definição de personas, direcionamento de canais, personalização de mensagens, gestão de leads e todo o planejamento do marketing digital.

Agora chegamos a um ponto que vai além das possibilidades do Google Analytics.

Imagine que você tem um e-commerce varejista de moda. Com um CRM, poderá, por exemplo, segmentar todas as pessoas que moram em São Paulo e que navegaram na categoria “vestidos” ou “blusas”.

A partir disso, ficará mais fácil pensar em mensagens direcionadas e automáticas para esse segmento, concorda?

Personalização

Já que falamos em campanhas customizadas, segue aqui a 4ª diferença entre um CRM e o Google Analytics: a personalização.

Como o CRM identifica o perfil do visitante com dados demográficos, sociais e de comportamento, é possível chegar bem perto de cada pessoa.

E todas as informações coletadas ficam armazenadas “para sempre”, salvo situações específicas relacionadas à LGPD.

É possível, por exemplo, saber que o “André”, homem de 29 anos, morador de Belo Horizonte, torce para o Cruzeiro, ouve Led Zeppelin, assistiu o filme Poderoso Chefão e leu o livro The Lean Startup.

Em relação ao comportamento online em um e-commerce, a plataforma pode aglomerar dados para captar que André está entrando no website uma vez por dia e navega por páginas de tênis para corrida.

Bom lembrar que a ideia de uma plataforma de CRM é automatizar o marketing para que você não tenha trabalho no atendimento.

Com os milhares de visitas que seu website tem mensalmente, seria difícil ativar cada pessoa sem automação, certo?

A ideia aqui é definir um gatilho para que André receba automaticamente uma mensagem personalizada por E-mail Marketing, Push, SMS ou WhatsApp, com a oferta do tênis que ele viu 5 vezes no website.

Marketing Omnichannel

De que serve a identificação do visitante, o entendimento do perfil e o acompanhamento da navegação se não pudermos tomar alguma providência para aumentar a conversão?

Observar os dados e acompanhar a evolução dos segmentos já é algo capaz de revelar muito sobre o negócio. Mas se pudermos atingir a pessoa certa, na hora certa com a mensagem certa, melhor ainda.

O Google Analytics pode te ajudar a pensar filtros interessantes para acionar campanhas no Google Adwords.

No entanto, você continuará não sabendo quem são exatamente as pessoas impactadas.

Com o CRM, você poderá criar campanhas de marketing omnichannel para um segmento específico e medir os resultados de cada mensagem.

Google Analytics e CRM

Como podem ver, Google Analytics e CRM não são concorrentes.

Ao contrário, complementam-se, como se fossem dois degraus de uma mesma escada que chega ao consumidor online.

Na sua empresa, o GA4 já está integrado ao CRM?

Conta pra gente nos comentários.

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Google analytics

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Nesse sentido, nós vamos apresentar a seguir, alguns dados que você pode encontrar no Google Analytics e como usá-los estrategicamente em um software de CRM.

Vem com a gente conferir?

Identificação do visitante

O Google Analytics mensura PageViews, dando informações interessantes sobre quantas vezes cada página foi acessada e listando quais são mais populares.

Para qualquer negócio focado no consumidor final, é muito importante se aproximar da base de dados para saber as informações de contato de cada um.

Com um CRM para o varejo, por exemplo, você consegue identificar cada visitante pelo nome e entender onde ele mora, sua idade, sexo, entre outras características que podem ajudar a tratar cada consumidor de forma personalizada.

O Google Analytics informa dados gerais dos visitantes, como localização geográfica e idioma, mas não permite que você tenha acesso direto a essas pessoas.

Comportamento online

Com o Google Analytics, é possível entender os padrões de fluxo de navegação dentro do seu site.

Você consegue ver o caminho que seus visitantes geralmente percorrem: chegam pela homepage, navegam por algumas páginas e fecham o site. A limitação, neste caso, está novamente ligada à inteligência sobre o comportamento de cada pessoa.

Novamente um CRM Omnichannel permitirá que você acompanhe o desempenho de cada evento trackeado, sabendo exatamente quem está fazendo o quê.

Com isso, podemos identificar cada vez que um único visitante entrou no seu website, quais páginas ele visualizou e onde clicou, formando uma linha do tempo individual, que conseguimos usar para uma segmentação certeira, o que nos leva ao próximo ponto.

Segmentação

Os filtros do Google Analytics vêm evoluindo, com algumas possibilidades de separar grupos de acordo com as características dos visitantes.

Nesse ponto, a ferramenta de CRM está à frente em termos de facilidade de criação de segmentos, que podem ser feitos a partir das características e do comportamento dos consumidores.

Com os filtros certos, você também conseguirá fazer o cruzamento de dados dessas duas fontes.

E ao salvar o filtro, será possível acompanhar a evolução, em tempo real, de cada segmento e construir relatórios valiosos para definição de personas, direcionamento de canais, personalização de mensagens, gestão de leads e todo o planejamento do marketing digital.

Agora chegamos a um ponto que vai além das possibilidades do Google Analytics.

Imagine que você tem um e-commerce varejista de moda. Com um CRM, poderá, por exemplo, segmentar todas as pessoas que moram em São Paulo e que navegaram na categoria “vestidos” ou “blusas”.

A partir disso, ficará mais fácil pensar em mensagens direcionadas e automáticas para esse segmento, concorda?

Personalização

Já que falamos em campanhas customizadas, segue aqui a 4ª diferença entre um CRM e o Google Analytics: a personalização.

Como o CRM identifica o perfil do visitante com dados demográficos, sociais e de comportamento, é possível chegar bem perto de cada pessoa.

E todas as informações coletadas ficam armazenadas “para sempre”, salvo situações específicas relacionadas à LGPD.

É possível, por exemplo, saber que o “André”, homem de 29 anos, morador de Belo Horizonte, torce para o Cruzeiro, ouve Led Zeppelin, assistiu o filme Poderoso Chefão e leu o livro The Lean Startup.

Em relação ao comportamento online em um e-commerce, a plataforma pode aglomerar dados para captar que André está entrando no website uma vez por dia e navega por páginas de tênis para corrida.

Bom lembrar que a ideia de uma plataforma de CRM é automatizar o marketing para que você não tenha trabalho no atendimento.

Com os milhares de visitas que seu website tem mensalmente, seria difícil ativar cada pessoa sem automação, certo?

A ideia aqui é definir um gatilho para que André receba automaticamente uma mensagem personalizada por E-mail Marketing, Push, SMS ou WhatsApp, com a oferta do tênis que ele viu 5 vezes no website.

Marketing Omnichannel

De que serve a identificação do visitante, o entendimento do perfil e o acompanhamento da navegação se não pudermos tomar alguma providência para aumentar a conversão?

Observar os dados e acompanhar a evolução dos segmentos já é algo capaz de revelar muito sobre o negócio. Mas se pudermos atingir a pessoa certa, na hora certa com a mensagem certa, melhor ainda.

O Google Analytics pode te ajudar a pensar filtros interessantes para acionar campanhas no Google Adwords.

No entanto, você continuará não sabendo quem são exatamente as pessoas impactadas.

Com o CRM, você poderá criar campanhas de marketing omnichannel para um segmento específico e medir os resultados de cada mensagem.

Google Analytics e CRM

Como podem ver, Google Analytics e CRM não são concorrentes.

Ao contrário, complementam-se, como se fossem dois degraus de uma mesma escada que chega ao consumidor online.

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