Integração de sistemas: veja esse guia a respeito!

Nos dias atuais, com a ascensão do consumidor omnichannel, a integração de sistemas passou a ser uma pauta obrigatória no varejo.

Nesse sentido, integrar a plataforma de e-commerce, o ERP, APPs, CRM, dentre outros, é uma ação essencial para o varejista que almeja reter os seus clientes por mais tempo.

Dada a importância desse tema, nós vamos explicar a seguir o que é a integração de sistemas e como realizá-la, especialmente, em lojas virtuais.

Vem conferir?

O que é a integração de sistemas?

A integração de sistemas consiste na unificação das plataformas e softwares que a sua empresa já utiliza. Como dissemos na introdução, esses programas podem ser ERPs, CRMs, Plataformas de E-commerce, APPs e etc.

As integrações servem, principalmente, para assegurar a transmissão de dados entre os sistemas, sem duplicá-los ou perdê-los, visando aumentar a base informacional do negócio e, consequentemente, usá-la para tomar decisões mais certeiras e proporcionar melhores experiências aos clientes.

A integração pode envolver tanto sistemas de lojas físicas, quanto de lojas virtuais, entretanto, neste conteúdo, nós vamos focar nos e-commerces.

Tipos de integração

Como mencionamos, uma das funções das integrações é facilitar e aprimorar a experiência do cliente.

E, no caso dos e-commerces, elas contribuem para que a navegação, as comunicações, os formatos de pagamento, dentre outros, sejam mais ágeis, intuitivos, seguros e personalizados.

Nesse sentido, se você tem uma loja virtual, deve considerar, no mínimo, fazer as seguintes integrações:

  • Meios de pagamento;
  • Logística e frete;
  • ERP (Enterprise Resource Planning);
  • CRM (Customer Relationship Management);
  • Segurança (sistemas de análise de fraude);

Integrações em e-commerces

Cada plataforma apresenta uma linguagem própria, que não necessariamente conversa com demais sistemas.

A integração é o jeito técnico de traduzir essa linguagem, de forma que diversos softwares consigam conversar entre si automaticamente.

Esse processo pode ser feito de algumas formas. As mais comuns são realizadas por meio de API ou webservice. Basicamente, ambos se baseiam em “amarrar” a transmissão de dados de diferentes sistemas para que haja uma comunicação instantânea entre eles.

VTEX e Dito CRM

Um exemplo de integração para e-commerce, envolve a plataforma da VTEX e o CRM da Dito.

A VTEX é a maior plataforma de e-commerce da América Latina, com tecnologia SaaS e detentora de mais de 2500 lojas em 28 países.

E a Dito fornece para o mercado há mais de 15 anos, uma ferramenta omnichannel para relacionamento com os clientes.

A integração desses sistemas unifica os dados da loja virtual e do CRM, garantindo todas as vantagens que citamos no tópico sobre “tipos de integração”.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, basta clicar no banner abaixo e agendar uma consultoria gratuita com o nosso time de especialistas.

Fale com um especialista da Dito

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *