Narrowcasting vs Broadcasting: entenda a diferença!
Você sabe qual a diferença entre Narrowcasting e Broadcasting? Uma dessas estratégias foi muito efetiva quando o cliente tinha menos opções de produtos e menor acesso…
Colocar o cliente no centro da estratégia deixou de ser uma teoria futurista para se tornar uma obrigatoriedade no varejo.
Sumário
E isso não somos nós que estamos afirmando, mas sim, a grande maioria dos especialistas que passaram pelos diversos palcos da NRF deste ano.
Nesse sentido, o objetivo deste artigo é aprofundar a discussão sobre esse tema e apresentar algumas sugestões iniciais para você adotar essa estratégia na sua marca.
Vem conferir?
Mais do que uma estratégia, “colocar o cliente no centro” trata-se de um mindset da empresa e de um dever dos seus departamentos, em especial, da área de CRM.
Dessa forma, os comportamentos, anseios, necessidades e “dores” dos consumidores devem pautar todas as ações e decisões do varejista.
Isso parece simples, mas, quando se fala em marcas mais maduras, por exemplo, adotar a “Customer Centric” pode se tornar uma tarefa desafiadora.
Estabelecer novas diretrizes para a cultura da empresa é uma “batalha” à parte, porém, muito necessária nestes casos – e deve ser um processo de ponta a ponta, da gerência ao operacional.
Temos que lembrar que o consumidor contemporâneo está sempre atento à coerência entre narrativa e ações da marca. Não adianta ter apenas um discurso favorável ao cliente e oferecer uma experiência negativa.
A experiência do cliente (Customer Experience) começa a partir do primeiro ponto de contato que ele tem com a marca.
Podemos considerar, de forma mais didática, que trata-se de um processo dividido em cinco etapas: assimilação, atração, arguição, ação e apologia.
Assimilação é o momento em que o cliente busca informações e conhecimento sobre as possíveis soluções para o seu problema. A comunicação da marca serve para informar, comunicar uma proposta de valor e apresentar uma referência neste momento.
No momento de atração, o cliente, que está selecionando alternativas para solucionar o problema, precisa de mais conteúdo, mais argumentos e mais segurança para tomar decisões.
Na etapa da arguição o cliente começa a comparar as alternativas disponíveis. Aqui, ele busca conselhos e avaliações (positivas ou negativas) em todas as fontes possíveis.
A hora da ação é o momento que as marcas tanto esperam: a efetivação da compra. Lembre-se que essa é uma etapa delicada, afinal, o cliente pode desistir logo ali. Aqui inicia-se começa a promoção de vendas e o trabalho de conversão desse cliente em um comprador.
Um ponto de atenção: a experiência não acaba agora. A relação com o cliente continua na etapa de apologia, que nada mais é do que o comportamento pós compra. É aqui que entra o pós-venda das marcas.
O cliente vai comprar de novo? Vai recomendar? Dar depoimentos positivos? Todo o trabalho do pós-venda deve ser direcionado a estes objetivos.
Você entende a jornada que seu consumidor percorre até chegar a sua marca? Na sua opinião, ela finda após a efetivação de uma compra?
A jornada do cliente está em constante mudança: pode ocorrer de forma simultânea, cíclica, intensa.
Muitas vezes, o desejo vira um reconhecimento, que permite a atração, por exemplo. Então é elementar compreender que a jornada do cliente não é necessariamente linear e sequencial.
Outro ponto de atenção é que o momento de atração não se dá exclusivamente por conteúdo, mas por relacionamento.
Por isso também é tão importante que as marcas implementem estratégias omnichannel: quanto mais canais de contato você tiver, mais fácil será a abordagem desse cliente e os meios para relacionar-se com ele.
A jornada do cliente, sob a ótica da marca, é composto pelas seguintes etapas:
O que muitas marcas não compreendem é que o processo não se encerra aqui. Existem outras etapas que sucedem o pós-compra.
Essa análise sugere que esse “funil”, na verdade, torna-se uma ampulheta.
Como já mencionado antes, é por esse motivo que é importante conhecer as etapas da jornada do cliente e, principalmente, não dar como encerrado esse processo após a compra. Afinal, a gestão do relacionamento está presente em cada um desses pontos de contato.
Dito tudo isso, não podemos deixar de mencionar a importância do CRM, enquanto processo, para acompanhar o cliente em toda essa jornada e trazer inteligência para a marca.
Os principais benefícios da gestão de relacionamento com o cliente são:
E então, o seu cliente é o centro da sua estratégia?
Uma dica final: para ter sucesso em seu negócio, dedique-se a conhecer o seu cliente e apaixone-se pelo problema que ele tem para, então, pensar na solução.
Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Você sabe qual a diferença entre Narrowcasting e Broadcasting? Uma dessas estratégias foi muito efetiva quando o cliente tinha menos opções de produtos e menor acesso…
Todo Personal Shopper que atinge resultados acima da média, com certeza, carrega consigo um poderoso script de vendas. Mas você sabe do que se trata…
Omnichannel se trata de um conjunto de estratégias e ações que visam integrar todos os canais de uma empresa, a fim de proporcionar experiências perfeitas…
Neste ano de 2023, o Brasil atingiu a marca de 80% da população imunizada com a segunda dose da vacina contra o Covid-19. Devido a…
Recentemente, visando produzir este conteúdo, nós convidamos alguns especialistas de mercado para debater sobre um tema muito relevante hoje em dia: o omnichannel no varejo….
Confira qual é o melhor CRM Omnichannel para o Varejo, tal como as principais vantagens desta plataforma para as empresas.
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.