Dentro de uma ferramenta de CRM existem públicos com perfis bem diferentes. E, assim sendo, criar segmentos de clientes é uma ótima iniciativa para hiperpersonalizar as ações de marketing e aumentar as vendas.

Diante desta premissa, nós vamos explicar melhor essa estratégia, tal como detalhar como ela vem sendo aplicada atualmente no varejo.

Confira!

O que é segmento de clientes?

Um segmento de clientes, resumidamente, é um grupo de consumidores que têm características e comportamentos em comum.

Essas características podem ser, por exemplo, dados demográficos, o gosto pela mesma paleta de cores, o interesse por um determinado estilo de filme e etc.

Já os comportamentos dizem respeito a ações diversas como comprar produtos similares, navegar em uma loja virtual em um horário parecido, clicar no mesmo formato de e-mail marketing, dentre outros.

Para criar um ou mais segmentos de clientes, o ideal é contar com uma plataforma de CRM para Varejo, afinal, nela será possível salvar os segmentos, configurá-los para fins variados e automatizá-los sem limitações.

Estratégias com segmentos de clientes

Para desenvolver estratégias envolvendo segmentos de clientes, não há uma “receita de bolo”, no entanto, vamos citar algumas delas a seguir.

Segmentação por atividade no e-commerce

Nas lojas virtuais, boa parte dos usuários tem comportamentos recorrentes como clicar em várias categorias e/ou deixar produtos parados no carrinho, visando receber um cupom de desconto.

Quando o e-commerce está integrado a um CRM Omnichannel, é possível rastrear todas essas ações e criar segmentos de clientes que realizaram cada uma delas.

Quando essas pessoas estiverem agrupadas, a marca poderá impactá-las, instantaneamente, com campanhas de marketing customizadas, de acordo com cada comportamento feito.

Segmentação por gênero e idade

O mínimo que os varejistas têm feito hoje em dia é segmentar a base entre público masculino e feminino.

Essa ação é crucial, visto que, os interesses destas duas audiências costumam oscilar bastante.

E não diferente disso, o mesmo ocorre quanto à faixa etária, afinal, muitos produtos que despertam a atenção de um adolescente, por exemplo, não “brilharão os olhos” de um adulto.

Loja e vendedor de preferência

Outro segmento de consumidores muito utilizado é por loja e vendedor de preferência.

Com base nas compras passadas, é verificado, automaticamente, em qual loja o cliente compra com mais recorrência e, dentro dela, qual vendedor o atendeu mais vezes.

Essa informação é utilizada para enviar ao consumidor promoções somente da sua loja preferida, por meio do WhatsApp do Personal Shopper que ele já conhece.

Bem legal, não é?

Possibilidades infinitas

Nós descrevemos as exemplificações acima para trazer algumas possiblidades, contudo, não há limites quando se pensa em segmentos de clientes.

Tudo vai depender do que a sua estratégia demanda.

E a melhor parte é que, independente do setor do varejista, tudo é possível, desde que haja dados disponíveis sobre os consumidores.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Segmento de clientes

O que é segmento de clientes e por que criá-los?

Dentro de uma ferramenta de CRM existem públicos com perfis bem diferentes. E, assim sendo, criar segmentos de clientes é uma ótima iniciativa para hiperpersonalizar as ações de marketing e aumentar as vendas.

Diante desta premissa, nós vamos explicar melhor essa estratégia, tal como detalhar como ela vem sendo aplicada atualmente no varejo.

Confira!

O que é segmento de clientes?

Um segmento de clientes, resumidamente, é um grupo de consumidores que têm características e comportamentos em comum.

Essas características podem ser, por exemplo, dados demográficos, o gosto pela mesma paleta de cores, o interesse por um determinado estilo de filme e etc.

Já os comportamentos dizem respeito a ações diversas como comprar produtos similares, navegar em uma loja virtual em um horário parecido, clicar no mesmo formato de e-mail marketing, dentre outros.

Para criar um ou mais segmentos de clientes, o ideal é contar com uma plataforma de CRM para Varejo, afinal, nela será possível salvar os segmentos, configurá-los para fins variados e automatizá-los sem limitações.

Estratégias com segmentos de clientes

Para desenvolver estratégias envolvendo segmentos de clientes, não há uma “receita de bolo”, no entanto, vamos citar algumas delas a seguir.

Segmentação por atividade no e-commerce

Nas lojas virtuais, boa parte dos usuários tem comportamentos recorrentes como clicar em várias categorias e/ou deixar produtos parados no carrinho, visando receber um cupom de desconto.

Quando o e-commerce está integrado a um CRM Omnichannel, é possível rastrear todas essas ações e criar segmentos de clientes que realizaram cada uma delas.

Quando essas pessoas estiverem agrupadas, a marca poderá impactá-las, instantaneamente, com campanhas de marketing customizadas, de acordo com cada comportamento feito.

Segmentação por gênero e idade

O mínimo que os varejistas têm feito hoje em dia é segmentar a base entre público masculino e feminino.

Essa ação é crucial, visto que, os interesses destas duas audiências costumam oscilar bastante.

E não diferente disso, o mesmo ocorre quanto à faixa etária, afinal, muitos produtos que despertam a atenção de um adolescente, por exemplo, não “brilharão os olhos” de um adulto.

Loja e vendedor de preferência

Outro segmento de consumidores muito utilizado é por loja e vendedor de preferência.

Com base nas compras passadas, é verificado, automaticamente, em qual loja o cliente compra com mais recorrência e, dentro dela, qual vendedor o atendeu mais vezes.

Essa informação é utilizada para enviar ao consumidor promoções somente da sua loja preferida, por meio do WhatsApp do Personal Shopper que ele já conhece.

Bem legal, não é?

Possibilidades infinitas

Nós descrevemos as exemplificações acima para trazer algumas possiblidades, contudo, não há limites quando se pensa em segmentos de clientes.

Tudo vai depender do que a sua estratégia demanda.

E a melhor parte é que, independente do setor do varejista, tudo é possível, desde que haja dados disponíveis sobre os consumidores.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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2 Comentários

  1. É muito interessante e inteligente, a maneira como foi abordado questões que normalmente gestores como eu, passa a minimizar. agradecida estou pelo artigo…

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