Comportamento e consumo pós-pandemia
O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Muito dessa transformação podemos atribuir aos impactos e consequências da Covid19. Diante disso, o que podemos esperar em termos de comportamento e consumo pós-pandemia?
Ainda que estejamos cada vez mais próximos de voltar à uma rotina similar à que tínhamos antes do Covid19, o consumidor retomará seus antigos hábitos e preferências? Neste artigo, vamos entender quais as tendências de comportamento podem ser esperadas para um futuro próximo.
Panorama atual do perfil do consumidor
É importante entendermos que não trata-se apenas do comportamento em si, mas de um novo estilo de vida adotado pelas pessoas. A pandemia tornou o consumidor mais minimalista, exigente e empático. Portanto, o perfil atual é de uma pessoa que avalia de forma mais criteriosa seus gastos, valoriza o consumo local e entende que menos é mais.
O consumidor também repensou seus valores: passa a priorizar saúde, bem-estar, momentos com amigos e família. Marcas que atuam de forma a criar conexões legítimas e também se importam com essas questões tornam-se diferenciadas.
Além disso, o consumidor tornou-se muito mais conectado. A transformação digital já vinha ocorrendo para marcas e clientes, mas tornou-se praticamente um requisito para sobrevivência diante das restrições da pandemia. Nesse sentido, a jornada do consumidor tornou-se ainda mais híbrida: novos canais de venda foram adotados, o vendedor assumiu um novo papel, bem como as lojas físicas. Estar onde o consumidor está é fundamental.
A relação com as marcas também passou por mudanças. O consumidor passou a apreciar empresas que se preocupam com a comunidade e o meio-ambiente, investem em iniciativas sociais e possuem alinhamento entre discurso e prática.
Consumo pós-pandemia
Segundo projeção realizada pela consultoria McKinsey, setores como Entretenimento (eventos em geral) e Turismo devem retomar as atividades de forma a aproximar-se à realidade pré-Covid19.
Por outro lado, negócios que foram acelerados pela adoção de novos hábitos durante a pandemia devem ser fortalecidos. Telemedicina, educação à distância, produtos e serviços para a casa e compra online de alimentos são exemplos.
Comportamento pós-pandemia
O que as marcas devem esperar do consumidor para o pós-pandemia? Alguns comportamentos certamente serão mantidos. O trabalho remoto, por exemplo, foi estipulado por várias empresas do Brasil e do mundo. Podemos aferir que o consumidor continuará cada vez mais conectado e exposto à marcas, produtos e serviços digitalmente.
Outro ponto importante é que o conceito de experiência também mudou. Marcas deverão prover experiências cada vez mais personalizadas, imersivas e interativas, seja em ambiente físico ou virtual.
O uso da tecnologia é aplicável aos mais diversos segmentos. De tours online a provadores virtuais, a realidade aumentada tem um enorme potencial de engajamento. O consumidor anseia por isso, o que pode se tornar inclusive um diferencial competitivo para as marcas.
Atenção, marcas!
Conforme os novos hábitos e valores adotados pelo consumidor, no pós-pandemia será crucial investir na humanização das marcas. Criar experiências únicas, oferecer atendimento ágil e personalizado, ter um propósito claro, sustentar o discurso com ações são alguns dos pontos mais importantes e observados pelo consumidor.
Mais do que nunca, as marcas precisam estar com o foco no cliente, conhecer suas preferências, acompanhar suas transformações. Adaptação às mudanças é uma característica fundamental para a sobrevivência, seja em relação a pessoas ou negócios.