Ícone do site Blog Dito

Dia das Mães: oportunidades e dicas para o varejo

Estamos há poucos dias do mês do Dia das Mães, a terceira data mais forte em vendas para o Varejo. Em 2022, a comemoração cairá no dia 08 de maio – o tradicional segundo domingo do mês de maio.

Essa data pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua marca. Neste artigo, confira dicas e oportunidades para trabalhar este momento da melhor forma.

Tendência de vendas positiva para o Dia da Mães em 2022

Realizamos uma pesquisa com 140 marcas de vestuário, calçados, acessórios, joias, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, alimentos, beleza, flores e presentes e dados mostram um aumento considerável nas vendas no Dia da Mães de 2020 para 2021.

No período de 2021 foram realizadas quase 4 milhões de compras com receita de R$ 2,5 bilhões. Em 2020, foram registrados 1,5 milhão de compras com faturamento de R$ 668 milhões.

Para 2022 a tendência também é muito positiva. Uma pesquisa inédita da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostra que 79% dos brasileiros pretendem comprar pelo menos um presente no Dia das Mães.

Apesar do aumento dos preços, a expectativa é de um crescimento de 50% nas vendas, com relação ao ano passado. 

Venda Ativa e dicas de campanhas

Se você ainda não criou um cronograma de ações para o Dia das Mães, esse é o primeiro passo. A data é comemorada no segundo domingo de maio, mas as ações devem começar bem antes.

Você pode começar as suas campanhas por indicações e sugestões. A venda assistida pode tornar a experiência do consumidor mais positiva neste período.

É comum que o cliente não saiba de cara o que comprar de presente. Recomende presentes conforme os diversos perfis de mães que existem: básicas, sofisticadas, esportistas, modernas… existe uma infinidade de oportunidades para explorar neste sentido.

Nesse contexto, é uma boa sugestão destacar presentes ideiais para dar no dia especial em diferentes categorias do site. Facilite a navegação do usuário e a compra, incluindo no site uma categoria de presentes para as mães.

Uma sugestão é compartilhar também com os clientes os presentes mais desejados. Envie para a sua base de clientes, uma lista com os 10 produtos mais vendidos do site para o Dia da Mães.

Se a sua marca for oferecer alguma condição especial para estimular as vendas neste período, como: descontos, frete, bônus… crie campanhas para deixar o seu público bem informado.

Comunicações para fortalecer o relacionamento com os clientes não podem faltar, por isso envie uma mensagem especial para homenagear ou presentear as clientes da marca que são mães.

Dicas de Segmentações

Algumas segmentações de base de clientes neste período podem ser poderosas para gerar mais resultados para as suas campanhas. Confira algumas:

Crie uma segmentação em seu CRM com todos os clientes que realizaram compras da sua marca no período que antecedeu o Dia das Mães em 2021. É hora de entrar em contato com essa base para comunicá-los sobre novos produtos e promoções deste ano.

Busque os clientes que compraram entre 15 de abril e 15 de maio do ano passado e possuem receita histórica menor que 5x o ticket médio do período.

É importante lembrar do engajamento deste público para evitar problemas de entragabilidade de e-mails. Por isso verifique a porcentagem de usuários engajados neste grupo. Se houver necessidade, inclua engajados nas comunicações dos últimos 15 dias.

Neste grupo de clientes, inclua quem tem receita histórica maior que 5x o ticket médio. Podem ser clientes recentes ou que compraram no mesmo período no ano anterior. É válido enviar além de e-mail, SMS para este grupo e até disponibilizar um cupom de desconto exclusivo para esses clientes especiais.

Clientes Indecisos

Para clientes que estão acessando e abandonando a navegação no site ou abandonou o carrinho de compras, o ideal é mantê-los aquecidos. Para isso, dispare conteúdos para o usuário que abriu pelo menos uma notificação desde 24/04 e não comprou nos últimos 30 dias.

O Browser Push com resumo da oferta para quem navegou nos últimos 30 dias no site e não comprou pode gerar bons resultados também.

Busque personalizar as comunicações como o nome do cliente. Estude a sua base para saber quais os melhores meios para entrar em contato. Não adianta disparar promoções via SMS se o seu público responde exclusivamente às comunicações feitas por e-mail, por exemplo. 

E então, vamos à prática? Não deixe de conferir nossos artigos sobre o Dia das Mães que também contam com ótimas dicas para aproveitar essa data comercial. 

Sair da versão mobile