Dia do Consumidor: dados e insights para aproveitar a data

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Comemorado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor cada vez mais vem sendo consolidado como uma importante data comercial do primeiro semestre.

Listamos algumas dicas para um bom aproveitamento da data, além de resultados de 2020 do mesmo período que podem contribuir com insights para campanhas de 2021.

Existe um forte esforço por parte do varejo em fazer do Dia do Consumidor uma espécie de “Black Friday”. Ainda que a data não tenha o mesmo apelo comercial, é sim uma excelente oportunidade de potencializar vendas e fomentar o relacionamento com clientes já existentes. Segundo pesquisa disponibilizada pela Opinion Box, em 2020, 64,1% dos entrevistados estavam cientes da data.

Mas afinal, como foi a performance da data no ano passado?

O Dia do Consumidor em 2020

No ano (e no mês) em que a pandemia do novo coronavírus estourou no Brasil, o segmento que mais atraiu o público foi o de Moda e Acessórios, com 35,51% do tráfego total. O setor de eletrônicos e informática ficou em segundo lugar, com quase 20%, seguido pelo de Beleza, com 19%. 

Apesar de aparecer em 3º lugar na posição de segmentos mais buscados, o setor de Beleza foi o que melhor converteu visitantes no Dia do Consumidor (taxa de 37,66%).

Outra informação importante, é que cerca de 38,5% das pessoas visitou e-commerces utilizando o celular. No entanto, observa-se que ainda há uma preferência por concluir compras pelo desktop: cerca de 69% das vendas foi realizada pelo computador.

Em relação a recompra, aproximadamente 4,6% das pessoas que realizaram uma compra entre 1º e 15 de março de 2020, haviam comprado com a mesma marca durante esse mesmo período de 2019. Esse percentual, a princípio baixo, demonstra que trabalhar a retenção de clientes ainda é um desafio para as marcas.

O ticket médio das compras nas ações do Dia do Consumidor de 2020 foi de R$ 428,19. A primeira quinzena de março do ano passado rendeu ao varejo digital R$3,62 bilhões, representando um aumento de 23,5% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2019.

Por fim, o canal de atendimento mais utilizado por clientes para dúvidas ou reclamações foi o email (54,55%), seguido pelo chat dos e-commerces (32,55%).

*Dados extraídos da pesquisa mencionada acima.

Agora que já temos um panorama geral de como o Dia do Consumidor performou em 2020, hora de colocar a mão na massa e pensar nas ações de 2021.

Como aproveitar as oportunidades da data?

Divulgação

Utilize todos os seus meios de comunicação, virtuais e físicos, para divulgar a data: redes sociais, email marketing, sms, mídia paga, lojas próprias, distribuidores… Lembre-se que o consumidor contemporâneo está presente em vários canais simultaneamente. Quanto mais pontos de contato com ele, maior as chances de fisgá-lo. Além disso, sua jornada é única, ainda que ele interaja de forma on e off. Esteja onde ele está e faça-se presente de forma relevante.

Planejamento

Em 2021, 15 de março cai numa segunda-feira. Por isso, é bastante provável que haja um pico de tráfego em lojas virtuais no final de semana que antecede a data (entre 12 e 14 de março). 

É importante ressaltar que apesar de ser um dia específico, as ações do Dia do Consumidor, bem como a movimentação nas lojas virtuais, começam dias e até semanas antes. Planejar-se é fundamental para aproveitar ao máximo este período, atraindo novos leads e também reaquecendo sua base de clientes.

Aquisição X Retenção de clientes

O Dia do Consumidor ainda tem como objetivo primário vender. Ou seja, o relacionamento tende a ser colocado como segundo plano. No entanto, é totalmente possível pensar em estratégias direcionadas a cada uma dessas finalidades. 

Se você deseja trabalhar o relacionamento com sua base de clientes, aposte na segmentação para ofertar os produtos certos para o público certo.

Explore as possibilidade do seu CRM, crie grupos com critérios em comum e aproveite a data para demonstrar o tanto que você sabe com quem está falando. 

Caso o objetivo seja expandir a sua base, atraindo novos consumidores, é sempre válido utilizar descontos especiais, realizar ações promocionais para novatos em sua loja. Aposte em mensagens que contenham gatilhos mentais para instigar a compra.

Aproveite para investir em anúncios nas redes sociais paga para aumentar o alcance da sua marca e chamar a atenção de novos visitantes. 

Lembramos aqui que disponibilizar descontos é uma estratégia boa para o curto prazo, mas que não é sustentável a longo prazo. Seja estratégico ao definir seus preços, como e para quem divulgá-los!

E então, como a sua marca está se preparando para aproveitar as oportunidades do Dia do Consumidor neste ano? Esperamos ter ajudado com este conteúdo. Boas vendas!

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