Dia dos Pais 2021: oportunidades e dicas para o varejo

Estamos chegando à metade de 2021. Abrindo a temporada de datas comerciais estratégicas para o Varejo, teremos o Dia dos Pais no dia 08 de agosto.

Neste artigo, confira dicas e oportunidades para trabalhar a data da melhor forma na sua marca. 

Em 2020, o Dia dos Pais, bem como as demais datas comemorativas do ano, estava em contexto de enfrentamento da pandemia de forma mais severa. Segundo matéria veiculada no Portal G1, o faturamento do varejo físico sofreu queda de 6,7% na semana do Dia dos Pais. Porém, o resultado dos e-commerces cresceu em 22,2%, desconsiderando segmentos como turismo e transporte.

Entre os setores que apresentaram melhora nos resultados em comparação ao mesmo período de 2019, destaca-se o varejo alimentício (marcas de chocolate e vinho, principalmente), com aumento de 0,9% nas vendas. Já segmentos como cosméticos, óticas, joalherias e vestuário apresentaram quedas mais expressivas em suas vendas. 

Diante do cenário apresentado e considerando que ainda estamos passando por restrições no comércio, quais iniciativas as marcas podem trabalhar para atrair consumidores no Dia dos Pais 2021? 

Empatia em primeiro lugar

Começamos nossas dicas com essa importante sugestão. Marcas que tiveram uma postura sensível no Dia das Mães deste ano, por exemplo, foram muito elogiadas por consumidores. 

Infelizmente, muitos brasileiros perderam entes queridos em razão da pandemia do coronavírus. Ainda que não fosse por esse contexto tão complexo, iniciativas comerciais em datas que envolvem o contato familiar podem ser inconvenientes. 

Por isso, comunique-se de forma empática, humanize suas mensagens. Procure saber se o seu público tem interesse e motivos para comemorar o Dia dos Pais. 

Venda assistida, venda ativa e personalização

Uma vez que você já sabe quem deseja ter acesso a ofertas especiais para o Dia dos Pais, a venda assistida pode tornar a experiência do consumidor mais positiva. 

É comum que o cliente não saiba de cara o que comprar de presente. Recomende presentes conforme os diversos perfis de pais que existem: básicos, sofisticados, esportistas, modernos… existe uma infinidade de oportunidades para explorar neste sentido. 

A venda assistida não é exclusividade do varejo físico. Os e-commerces podem implementar essa estratégia também, inclusive de forma mais fácil para o cliente. Crie listas em sua loja virtual com uma seleção de produtos que atendem aos perfis que mencionamos acima para ajudar o consumidor na escolha.

Caso queira fugir desses estereótipos, uma ideia é criar uma dinâmica com o consumidor em que ele deva responder algumas perguntas com os principais gostos de seu pai. Em seguida, ele receberia uma lista de recomendações exclusivas conforme as opções selecionadas. Isso pode ser feito de forma automática ou de forma bem simples: via contato de vendedores pelo WhatsApp (a famosa venda ativa).

Vários canais, uma experiência

Por falar em experiência, tenha em mente que a jornada de compra do cliente é uma só. Isso significa que a mesma experiência que ele tiver na loja física deve ser perpetuada para o ambiente digital. A qualidade do atendimento deve ser a mesma. 

Outro detalhe importante é oferecer comodidade ao cliente. Isso significa flexibilidade para que ele possa trocar presentes em qualquer canal de venda, ter a mesma qualidade de atendimento seja no PDV físico ou digital, poder esclarecer dúvidas em quaisquer meios. 

Escolha os canais corretos

Estude a sua base de clientes para saber quais são os canais mais acessados, seja para fins de tráfego ou conversão. Os consumidores que já compraram com você anteriormente estão aonde? Faça essa análise para selecionar os melhores meios para entrar em contato. Não adianta disparar promoções via SMS se o seu público responde exclusivamente às comunicações feitas por e-mail, por exemplo. 

E então, vamos à prática? Não deixe de conferir nossos artigos sobre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que também contam com ótimas dicas para aproveitar datas comerciais. 

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