Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo é o dia dos pais.

Segundo a Lett, citando dados da Neotrust, o faturamento do e-commerce, em 2022, atingiu o valor total de R$ 5,9 bilhões, logo, essa comemoração representa uma excelente oportunidade para aumentar a receita.

Para alavancar os resultados neste período é crucial elaborar estratégias para antes, durante e depois da festividade, entretanto, neste conteúdo nós vamos focar no “depois”, ou seja, nas estratégias de pós-venda para estimular a recompra e aumentar a fidelização.

Assim sendo, veja a seguir quais as principais sugestões para você aprimorar o trabalho de marketing de retenção após o Dia dos Pais.

Fortaleça as estratégias de CRM

Muitos acreditam que o pós-venda se resume ao atendimento via SAC, porém, essa tarefa precisa ser ativa para que os clientes se sintam lembrados e valorizados pela marca e voltem a comprar.

O uso de um CRM pode ajudar a tornar os processos de comunicação pós-venda mais eficazes, gerando a automatização de rotinas repetitivas, personalização de mensagens e alcançando um número maior de pessoas de forma segmentada por perfil e comportamento.

Além disso, esse recurso ajuda no acompanhamento dos resultados e pode oferecer estratégias para otimizar as receitas da marca.

Por exemplo, por meio dele você consegue entender o comportamento dos clientes e enviar a comunicação mais adequada após o dia dos pais.

Pode ser uma oferta para os filhos, uma orientação de uso do produto ou até mesmo mensagens de agradecimento para criar conexões emocionais com esse tipo de atitude.

Através do CRM, também é possível entender quais clientes compraram pela primeira vez, e assim, criar réguas de relacionamento para aumentar o conhecimento deles sobre a marca e estimular uma recompra.

Com o uso do CRM, torna-se mais fácil utilizar os dados com inteligência e aproveitar o dia dos pais para vender muito em seu negócio. Portanto, não deixe de implementar e fortalecer as estratégias de CRM.

Personalize o atendimento e incentive a venda ativa

A personalização do atendimento é cada vez mais importante para empresas que desejam obter resultados melhores.

Com o uso de dados e de ferramentas de qualidade, você consegue entregar a mensagem adequada no melhor momento possível.

Quando voltar a falar com as pessoas depois de uma compra, trate-as de maneira única. Mandar um e-mail para alguém de sua base de clientes oferecendo um produto ou serviço que ele já comprou, por exemplo, é um erro grave, que demonstra que você não se lembra da pessoa.

Além disso, a marca pode impactar o cliente de forma personalizada através do WhatsApp e com a intermedição do vendedor que realizou a venda para que o consumidor se sinta único e importante. 

Mensagens de follow-up no pós-venda por ser simples, mas não pode ser deixada de lado. Veja um exemplo:

“Oi Marina! Tudo bem por aí? Aqui é a Carla das Lojas XX. Como foi o Dia dos Pais? Ele gostou do presente? Vocês têm alguma dúvida de como usar? Precisa de alguma ajuda?”

Esse tipo de mensagem, além de acompanhar o cliente ao longo da sua jornada para ajudar a resolver suas dúvidas e problemas, potencializa o relacionamento com ele.

Conhecida como venda ativa, esse método estimula que a conversa comece pela marca e não pelo cliente, com comunicação personalizada e relevante, que contribui para o desenvolvimento e nutrição de um relacionamento fidedigno e duradouro entre marcas e clientes.

É muito importante saber como aproveitar o dia dos pais no varejo e principalmente o pós-venda.

Ao contar com o suporte da tecnologia, você consegue alcançar novos públicos de maneira simples e automatizada. Isso significa que vale a pena investir em recursos como um bom CRM e demais soluções omnichannel de marketing.

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Dia dos Pais: Veja sugestões para aperfeiçoar o pós-venda!

Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo é o dia dos pais.

Segundo a Lett, citando dados da Neotrust, o faturamento do e-commerce, em 2022, atingiu o valor total de R$ 5,9 bilhões, logo, essa comemoração representa uma excelente oportunidade para aumentar a receita.

Para alavancar os resultados neste período é crucial elaborar estratégias para antes, durante e depois da festividade, entretanto, neste conteúdo nós vamos focar no “depois”, ou seja, nas estratégias de pós-venda para estimular a recompra e aumentar a fidelização.

Assim sendo, veja a seguir quais as principais sugestões para você aprimorar o trabalho de marketing de retenção após o Dia dos Pais.

Fortaleça as estratégias de CRM

Muitos acreditam que o pós-venda se resume ao atendimento via SAC, porém, essa tarefa precisa ser ativa para que os clientes se sintam lembrados e valorizados pela marca e voltem a comprar.

O uso de um CRM pode ajudar a tornar os processos de comunicação pós-venda mais eficazes, gerando a automatização de rotinas repetitivas, personalização de mensagens e alcançando um número maior de pessoas de forma segmentada por perfil e comportamento.

Além disso, esse recurso ajuda no acompanhamento dos resultados e pode oferecer estratégias para otimizar as receitas da marca.

Por exemplo, por meio dele você consegue entender o comportamento dos clientes e enviar a comunicação mais adequada após o dia dos pais.

Pode ser uma oferta para os filhos, uma orientação de uso do produto ou até mesmo mensagens de agradecimento para criar conexões emocionais com esse tipo de atitude.

Através do CRM, também é possível entender quais clientes compraram pela primeira vez, e assim, criar réguas de relacionamento para aumentar o conhecimento deles sobre a marca e estimular uma recompra.

Com o uso do CRM, torna-se mais fácil utilizar os dados com inteligência e aproveitar o dia dos pais para vender muito em seu negócio. Portanto, não deixe de implementar e fortalecer as estratégias de CRM.

Personalize o atendimento e incentive a venda ativa

A personalização do atendimento é cada vez mais importante para empresas que desejam obter resultados melhores.

Com o uso de dados e de ferramentas de qualidade, você consegue entregar a mensagem adequada no melhor momento possível.

Quando voltar a falar com as pessoas depois de uma compra, trate-as de maneira única. Mandar um e-mail para alguém de sua base de clientes oferecendo um produto ou serviço que ele já comprou, por exemplo, é um erro grave, que demonstra que você não se lembra da pessoa.

Além disso, a marca pode impactar o cliente de forma personalizada através do WhatsApp e com a intermedição do vendedor que realizou a venda para que o consumidor se sinta único e importante. 

Mensagens de follow-up no pós-venda por ser simples, mas não pode ser deixada de lado. Veja um exemplo:

“Oi Marina! Tudo bem por aí? Aqui é a Carla das Lojas XX. Como foi o Dia dos Pais? Ele gostou do presente? Vocês têm alguma dúvida de como usar? Precisa de alguma ajuda?”

Esse tipo de mensagem, além de acompanhar o cliente ao longo da sua jornada para ajudar a resolver suas dúvidas e problemas, potencializa o relacionamento com ele.

Conhecida como venda ativa, esse método estimula que a conversa comece pela marca e não pelo cliente, com comunicação personalizada e relevante, que contribui para o desenvolvimento e nutrição de um relacionamento fidedigno e duradouro entre marcas e clientes.

É muito importante saber como aproveitar o dia dos pais no varejo e principalmente o pós-venda.

Ao contar com o suporte da tecnologia, você consegue alcançar novos públicos de maneira simples e automatizada. Isso significa que vale a pena investir em recursos como um bom CRM e demais soluções omnichannel de marketing.

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