E-commerce e lojas físicas são canais complementares?
Há ainda a crença de que e-commerce e lojas físicas não são canais complementares, entretanto, os dados, na prática, provam o contrário. Alguns acreditam que…

Nos dias atuais, com a ascensão do consumidor omnichannel, a integração de sistemas passou a ser uma pauta obrigatória no varejo.
Nesse sentido, integrar a plataforma de e-commerce, o ERP, APPs, CRM, dentre outros, é uma ação essencial para o varejista que almeja reter os seus clientes por mais tempo.
Dada a importância desse tema, nós vamos explicar a seguir o que é a integração de sistemas e como realizá-la, especialmente, em lojas virtuais.
Vem conferir?
A integração de sistemas consiste na unificação das plataformas e softwares que a sua empresa já utiliza. Como dissemos na introdução, esses programas podem ser ERPs, CRMs, Plataformas de E-commerce, APPs e etc.
As integrações servem, principalmente, para assegurar a transmissão de dados entre os sistemas, sem duplicá-los ou perdê-los, visando aumentar a base informacional do negócio e, consequentemente, usá-la para tomar decisões mais certeiras e proporcionar melhores experiências aos clientes.
A integração pode envolver tanto sistemas de lojas físicas, quanto de lojas virtuais, entretanto, neste conteúdo, nós vamos focar nos e-commerces.
Como mencionamos, uma das funções das integrações é facilitar e aprimorar a experiência do cliente.
E, no caso dos e-commerces, elas contribuem para que a navegação, as comunicações, os formatos de pagamento, dentre outros, sejam mais ágeis, intuitivos, seguros e personalizados.
Nesse sentido, se você tem uma loja virtual, deve considerar, no mínimo, fazer as seguintes integrações:
Cada plataforma apresenta uma linguagem própria, que não necessariamente conversa com demais sistemas.
A integração é o jeito técnico de traduzir essa linguagem, de forma que diversos softwares consigam conversar entre si automaticamente.
Esse processo pode ser feito de algumas formas. As mais comuns são realizadas por meio de API ou webservice. Basicamente, ambos se baseiam em “amarrar” a transmissão de dados de diferentes sistemas para que haja uma comunicação instantânea entre eles.
Um exemplo de integração para e-commerce, envolve a plataforma da VTEX e o CRM da Dito.
A VTEX é a maior plataforma de e-commerce da América Latina, com tecnologia SaaS e detentora de mais de 2500 lojas em 28 países.
E a Dito fornece para o mercado há mais de 15 anos, uma ferramenta omnichannel para relacionamento com os clientes.
A integração desses sistemas unifica os dados da loja virtual e do CRM, garantindo todas as vantagens que citamos no tópico sobre “tipos de integração”.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, basta clicar no banner abaixo e agendar uma consultoria gratuita com o nosso time de especialistas.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Há ainda a crença de que e-commerce e lojas físicas não são canais complementares, entretanto, os dados, na prática, provam o contrário. Alguns acreditam que…
No atual contexto do varejo, nunca se falou tanto sobre segurança de dados, especialmente quando se trata de informações dos consumidores. Nesse sentido, a MFA…
No relacionamento com clientes e nas estratégias de marketing, o primeiro passo para ter sucesso é saber exatamente quem é a sua audiência, então, criar…
Nós estamos realizando aqui no blog a cobertura da Retail Week e, neste artigo, nós vamos apresentar o que foi debatido sobre a importância da…
O melhor CRM é aquele que atende às necessidades da sua empresa. Escolher uma ferramenta considerando apenas o quanto ela é conhecida ou o preço…
Se você quer entender o que faz a área de CRM, siga a leitura, pois este texto será o seu melhor guia. Pela nossa experiência…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.