Saiba como está o varejo na era do consumidor
Tivemos a era da manufatura, com o desenvolvimento de novas ferramentas e a mecanização do trabalho. Depois, tivemos a era da distribuição, com a elaboração…
Nos dias atuais, com a ascensão do consumidor omnichannel, a integração de sistemas passou a ser uma pauta obrigatória no varejo.
Nesse sentido, integrar a plataforma de e-commerce, o ERP, APPs, CRM, dentre outros, é uma ação essencial para o varejista que almeja reter os seus clientes por mais tempo.
Dada a importância desse tema, nós vamos explicar a seguir o que é a integração de sistemas e como realizá-la, especialmente, em lojas virtuais.
Vem conferir?
A integração de sistemas consiste na unificação das plataformas e softwares que a sua empresa já utiliza. Como dissemos na introdução, esses programas podem ser ERPs, CRMs, Plataformas de E-commerce, APPs e etc.
As integrações servem, principalmente, para assegurar a transmissão de dados entre os sistemas, sem duplicá-los ou perdê-los, visando aumentar a base informacional do negócio e, consequentemente, usá-la para tomar decisões mais certeiras e proporcionar melhores experiências aos clientes.
A integração pode envolver tanto sistemas de lojas físicas, quanto de lojas virtuais, entretanto, neste conteúdo, nós vamos focar nos e-commerces.
Como mencionamos, uma das funções das integrações é facilitar e aprimorar a experiência do cliente.
E, no caso dos e-commerces, elas contribuem para que a navegação, as comunicações, os formatos de pagamento, dentre outros, sejam mais ágeis, intuitivos, seguros e personalizados.
Nesse sentido, se você tem uma loja virtual, deve considerar, no mínimo, fazer as seguintes integrações:
Cada plataforma apresenta uma linguagem própria, que não necessariamente conversa com demais sistemas.
A integração é o jeito técnico de traduzir essa linguagem, de forma que diversos softwares consigam conversar entre si automaticamente.
Esse processo pode ser feito de algumas formas. As mais comuns são realizadas por meio de API ou webservice. Basicamente, ambos se baseiam em “amarrar” a transmissão de dados de diferentes sistemas para que haja uma comunicação instantânea entre eles.
Um exemplo de integração para e-commerce, envolve a plataforma da VTEX e o CRM da Dito.
A VTEX é a maior plataforma de e-commerce da América Latina, com tecnologia SaaS e detentora de mais de 2500 lojas em 28 países.
E a Dito fornece para o mercado há mais de 15 anos, uma ferramenta omnichannel para relacionamento com os clientes.
A integração desses sistemas unifica os dados da loja virtual e do CRM, garantindo todas as vantagens que citamos no tópico sobre “tipos de integração”.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, basta clicar no banner abaixo e agendar uma consultoria gratuita com o nosso time de especialistas.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Tivemos a era da manufatura, com o desenvolvimento de novas ferramentas e a mecanização do trabalho. Depois, tivemos a era da distribuição, com a elaboração…
O objetivo deste artigo é apresentar os principais KPIs de varejo que toda marca deve acompanhar para garantir o sucesso das suas estratégias, em especial,…
Em tempos onde o omnichannel se consolida cada vez mais no varejo, o gerenciamento eficaz de dados de clientes e de transações comerciais se tornou…
Para garantir saldo positivo e dinheiro em caixa, mais que aquisição de novos consumidores, uma empresa sólida precisa se preocupar em reter os clientes já…
Segundo matéria do G1, citando um estudo do Google, quase dois terços dos consumidores brasileiros não são fiéis a marcas, logo, a elaboração de estratégias…
A VTEX é uma ferramenta direcionada para as empresas que desejam vender online, seja por meio de marketplaces ou de um e-commerce próprio. Assim sendo,…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.