Após analisar diversas pesquisas, nacionais e estrangeiras, nós reunimos neste artigo as tendências de marketing que mais estão se destacando no varejo.

Portanto, siga a leitura para se atualizar e refletir sobre o que faz sentido implementar (ou não) no seu comércio.

Confira!

Marketing & Inteligência Artificial (IA)

Seria imprudente da nossa parte se o primeiro tópico deste texto não fosse a ascensão da inteligência artificial como tecnologia apoiadora das estratégias de marketing.

Conforme a Pesquisa Panorama 2024, da Amcham Brasil, 60% dos respondentes (CEOs, VPs, Diretores, Sócios e Conselho), consideram que a Inteligência Artificial vai transformar as empresas nos próximos anos.

E complementando, segundo o relatório CX Trends da Zendesk, 73% dos consumidores aguardam mais interações com a IA, tal como acreditam que ela melhora a qualidade do atendimento.

A soma destes dados evidencia que a IA deixou de ser somente uma tendência para se tornar uma realidade.

E, neste sentido, assista o vídeo abaixo para compreender como ela pode ajudar o seu marketing e influenciar positivamente as suas campanhas de CRM.

SEO & Social Media Shopping

Segundo a Pesquisa The State of Marketing, 75% dos profissionais de marketing acreditam que experiências personalizadas contribuem para aumentar as vendas.

Com essa ideia em mente, esses profissionais vão apostar, especialmente, na customização de experiências nos sites (e-commerce) e blogs, tal como nas plataformas de Social Media Shopping.

Conforme o mesmo estudo citado acima, essa priorização será feita devido ao maior potencial de ROI nas plataformas digitais, então, as estratégias de Social Commerce e de SEO para e-commerce estão em alta.

Apesar disso, na pesquisa, 14% dos entrevistados disseram que também vão investir em mídia paga, e-mail marketing e marketing de conteúdo.

Vídeos Curtos

Outra pauta que está em alta entre os “marketeiros” é a produção de vídeos curtos para redes sociais como o TikTok, Instagram e YouTube.

Também com base no Report “The State of Marketing”, esse formato de conteúdo é considerado pela maioria como um dos mais poderosos para maximizar o ROI.

Marketing Holístico

Integração de canais, online e offline! Essas palavras foram repetidas de forma recorrente em todos os eventos varejistas que participamos nos últimos anos.

Assim sendo, adotar o marketing holístico é crucial para as marcas que almejam colocar toda a empresa “na mesma direção” e garantir experiências perfeitas aos consumidores.

Vinculado a isso, as plataformas de CRM Omnichannel tem se mostrado grandes aliadas na missão de integrar e unificar canais.

Marketing de Retenção & Cashback

É comum no varejo observarmos as lideranças do comercial, por exemplo, focando, principalmente, nas estratégias de aquisição de clientes.

No entanto, uma vez que atrair um novo consumidor pode custar 5 vezes mais do que manter um já existente, o marketing de retenção nunca se fez tão importante quanto nos dias atuais.

E, nesse contexto, uma tática que tem sido amplamente utilizada para reter a base é a cessão de cashback.

O cashback ou “dinheiro de volta” é um benefício disponibilizado para o cliente, imediatamente após ele realizar uma compra.

Conforme matéria da Forbes, o cashback tem se mostrado uma estratégia excelente no varejo, afinal, 82% dos consumidores priorizam programas de fidelidade que oferecem promoções especiais, descontos ou cashback.

E, ainda, segundo a CNDL, 17,5% dos brasileiros preferem comprar de marcas que já oferecem essa vantagem.

Qual tendência faltou neste artigo?

Para concluir, nós gostaríamos de te ouvir: qual tendência de marketing no varejo você acredita que faltou neste artigo?

Deixe a sua opinião nos comentários. Até breve!

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Tendências de marketing: o que está em alta no varejo?

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Portanto, siga a leitura para se atualizar e refletir sobre o que faz sentido implementar (ou não) no seu comércio.

Confira!

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Seria imprudente da nossa parte se o primeiro tópico deste texto não fosse a ascensão da inteligência artificial como tecnologia apoiadora das estratégias de marketing.

Conforme a Pesquisa Panorama 2024, da Amcham Brasil, 60% dos respondentes (CEOs, VPs, Diretores, Sócios e Conselho), consideram que a Inteligência Artificial vai transformar as empresas nos próximos anos.

E complementando, segundo o relatório CX Trends da Zendesk, 73% dos consumidores aguardam mais interações com a IA, tal como acreditam que ela melhora a qualidade do atendimento.

A soma destes dados evidencia que a IA deixou de ser somente uma tendência para se tornar uma realidade.

E, neste sentido, assista o vídeo abaixo para compreender como ela pode ajudar o seu marketing e influenciar positivamente as suas campanhas de CRM.

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Com essa ideia em mente, esses profissionais vão apostar, especialmente, na customização de experiências nos sites (e-commerce) e blogs, tal como nas plataformas de Social Media Shopping.

Conforme o mesmo estudo citado acima, essa priorização será feita devido ao maior potencial de ROI nas plataformas digitais, então, as estratégias de Social Commerce e de SEO para e-commerce estão em alta.

Apesar disso, na pesquisa, 14% dos entrevistados disseram que também vão investir em mídia paga, e-mail marketing e marketing de conteúdo.

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Integração de canais, online e offline! Essas palavras foram repetidas de forma recorrente em todos os eventos varejistas que participamos nos últimos anos.

Assim sendo, adotar o marketing holístico é crucial para as marcas que almejam colocar toda a empresa “na mesma direção” e garantir experiências perfeitas aos consumidores.

Vinculado a isso, as plataformas de CRM Omnichannel tem se mostrado grandes aliadas na missão de integrar e unificar canais.

Marketing de Retenção & Cashback

É comum no varejo observarmos as lideranças do comercial, por exemplo, focando, principalmente, nas estratégias de aquisição de clientes.

No entanto, uma vez que atrair um novo consumidor pode custar 5 vezes mais do que manter um já existente, o marketing de retenção nunca se fez tão importante quanto nos dias atuais.

E, nesse contexto, uma tática que tem sido amplamente utilizada para reter a base é a cessão de cashback.

O cashback ou “dinheiro de volta” é um benefício disponibilizado para o cliente, imediatamente após ele realizar uma compra.

Conforme matéria da Forbes, o cashback tem se mostrado uma estratégia excelente no varejo, afinal, 82% dos consumidores priorizam programas de fidelidade que oferecem promoções especiais, descontos ou cashback.

E, ainda, segundo a CNDL, 17,5% dos brasileiros preferem comprar de marcas que já oferecem essa vantagem.

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Deixe a sua opinião nos comentários. Até breve!

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