Para você ter uma noção de como deve fazer uma proporção entre aquisição e retenção. Para você ter uma noção de como deve fazer uma proporção entre aquisição e retenção.

Esse gráfico é apenas um benchmark para que você tenha uma ideia de como distribuir seu orçamento, mas é óbvio que você deve adequá-lo à realidade do seu negócio. Perceba que, quanto mais vendas sua marca estiver gerando, maior é a proporção que você deve investir em retenção.

Claro que, se seu negócio está começando agora, deve concentrar suas forças em adquirir clientes, pois não tem uma base ainda para trabalhar a retenção, mas assim que começar a ganhar tração, já deve começar a investir nessa estratégia. 

À partir do momento que sua marca está estabelecida no mercado, a proporção é meio-a-meio, pois você tem uma base maior que precisa ser engajada e ainda a necessidade de crescer.

Agora, se sua marca já está bem estabelecida, é hora de aumentar os esforços e investimentos em retenção para incentivar os clientes já cadastrados que não compram há um tempo a voltar e fazer novas compras.

Fazer marketing genérico também é deixar dinheiro na mesa!

Fazer retenção sem personalizar, só mandando e-mails genéricos também é um tiro no pé.  Pense na sua caixa de e-mails, dê uma olhada nela agora, se possível. Se você se deparar com um e-mail genérico e outro personalizado vai entender o que estou falando.

No genérico todo mundo é igual, toda hora é hora para mandar uma oferta. O e-mail segmentado, além de ser personalizado, respeita o tempo do cliente e leva a oferta certa para a pessoa certa. É muito mais provável que ela efetue uma compra se é engajada a isso no momento certo, não é mesmo?

Para quem vai começar esse trabalho de personalizar os e-mails, ficam as dicas:

  • Chamar o cliente pelo primeiro nome no título e no conteúdo do e-mail.
  • Segmentar por interesses e comportamento do cliente, por exemplo “navegou na categoria x” ou “comprou produto x”.

Às vezes o que ele precisa é um empurrãozinho para efetuar a compra, ou um produto complementar ao que ele comprou. Essas ponderações você vai conseguir fazer ao entender melhor o comportamento dele, como ele compra, de quanto em quanto tempo, etc. Uma boa ferramenta de eCRM vai te ajudar bastante nisso.

Demos mais algumas dicas para fazer bem feito essas estratégias de e-mail marketing e para ler é só clicar aqui.

Pegue o dinheiro da mesa!

Creio que agora, sabendo o que está em jogo, seja mais fácil pegar o dinheiro que está mesa e não deixar a oportunidade passar.

Para fazer bem estratégias de retenção e ter o maior retorno do investimento, você vai precisar de (além de uma ferramenta de CRM para gerenciar seu relacionamento com sua base de clientes), também seguir boas práticas e personalizar suas notificações para que elas cheguem para as pessoas certas, na hora certa.

Com uma inteligência como a de um CRM é possível conhecer melhor seu público e se comunicar com ele de acordo com seu comportamento, histórico e características demográficas, bem como disparar as campanhas e criar segmentos de forma intuitiva e automatizada.

Lembre-se que vender para um cliente é mais barato e mais fácil que vender para uma pessoa que ainda não conhece seus produtos e sua marca. Não vender para os seus clientes ou se preocupar pouco com isso é deixar dinheiro na mesa.

 

Queremos saber: você já investe em retenção e aquisição de maneira proporcional à maturidade do seu negócio? Conte para a gente nos comentários.