Quando estamos falando de e-commerce, ninguém discute a importância de cadastrar os clientes, até porque precisamos ter os dados para enviar o produto e informar o consumidor sobre o andamento do pedido.
No entanto, quando lidamos com lojas físicas, esta prática não é tão comum.
Os vendedores têm receio de pedir os dados do consumidor e a própria gerência, às vezes, não prioriza isso porque as informações não são aproveitadas posteriormente.
Organizar o cadastro de clientes não é de interesse apenas do mundo online.
Os dados devem ser colhidos também nas lojas físicas, principalmente, pela necessidade de unificar as informações no CRM, já que a omnicanalidade é palavra de ordem no varejo.
Ao não cadastrar seus clientes na base, ou fazê-lo de modo incorreto e incompleto, você pode estar perdendo dinheiro e a chance de construir um relacionamento com eles.
Para se comunicar de modo personalizado e conseguir reter e fidelizar seus clientes é necessário muito trabalho, e tudo começa num cadastro bem feito.
Portanto, no post de hoje listamos os principais motivos pelo qual você deve se preocupar com isso.
Se você não cadastra os dados dos seus clientes e não mantém as interações dele com a sua marca em dia, a jornada de compra do cliente é “quebrada”, e você perde informações importantes para suas métricas e acompanhamento dos seus resultados.
Se seu cliente deu uma olhada no e-commerce e efetuou a compra na loja física, é imprescindível que esse percurso seja documentado e analisado para que você consiga entender à fundo o comportamento de compra dos seus consumidores e se comunicar de modo personalizado com eles.
Neste caso, a equação é muito simples: sem cadastro + sem dados + marketing genérico = perder dinheiro.
Sem saber por onde a jornada do seu cliente offline anda, seu relacionamento com ele ficará comprometido.
No caso de marcas que só tenham lojas físicas, não ter uma base de clientes cadastrada é ainda muito pior, pois, assim, nem mesmo terá como se comunicar com ele.
O relacionamento com o cliente é muito importante para a geração de vendas recorrentes. É a peça chave da fidelização.
Dica: Vale ressaltar que, no momento em que o cliente está efetuando uma compra em sua loja física, ele está tendo uma experiência com a sua marca, portanto evite cadastros muito longos e cansativos; você pode começar com o básico: nome, endereço, e-mail, telefone, por exemplo.
Com a jornada de compra quebrada e sem um bom relacionamento com seus clientes dificilmente você conseguirá gerar vendas recorrentes e fidelizar um cliente.
Fidelizar um cliente, ainda mais nos tempos de recessão econômica de hoje em dia, é imprescindível, e nem todas as marcas dão a devida importância a isso. Do contrário, a maioria está preocupada apenas com a aquisição de clientes novos.
Aí está uma oportunidade, fazer o que poucos fazem com maestria.
Para que você consiga esses dados é necessário que, antes de tudo, você conscientize sua equipe acerca da importância de realizar os cadastros corretamente e em todas as vendas.
Um cadastro mal feito, com informações falsas pode comprometer todas as métricas e o trabalho de retenção e engajamento com seus clientes.
Neste caso, se faz necessário um treinamento com todos os envolvidos – não somente vendedores e operadores de caixa, mas também gerentes, franquiados, etc.
Todos devem estar na mesma página e bem alinhados quanto aos dados necessários e como realizar esse cadastro sem impactar na jornada de compra do cliente.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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