Uma das datas mais esperadas do varejo – se não a mais esperada – está chegando. No dia 27 de Novembro, varejistas e consumidores estarão voltados às compras.
Para que tudo isso aconteça de forma próspera, é necessário dar um passo para trás e se certificar de que seu negócio está preparado para a BF. Por isso, trouxemos um checklist especial para te ajudar a verificar se você está com tudo pronto para alcançar suas metas de vendas.
Vamos dar um check nessa lista?
A Black Friday possui o efeito de despertar vários tipos de clientes: novos, antigos, ativos e inativos. Para todos os consumidores, é necessário demonstrar clareza nas oportunidades de compra em sua marca.
Dessa maneira, alinhe os descontos e preços a serem comunicados em suas notificações, para que não haja qualquer problema e/ou desconforto entre seus clientes.
Além disso, verifique seu estoque e todos os produtos que estarão disponíveis para a realização da Black Friday. A pior experiência entre marca x consumidor é ter o seu pedido cancelado ou esgotado por falta de organização. Atente-se a isto!
Para facilitar o desempenho das suas ações durante a Black Friday, planeje todas as suas comunicações a serem veiculadas em Novembro.
Analise: Farei Black November? Black Week? Cyber Monday?
Essas indagações precisam ser respondidas. Além disso, é necessário escolher quais canais de comunicação serão utilizados e quantas notificações serão enviadas através de cada um deles.
O sucesso de uma BF não se baseia em atingir todos os públicos. Claro, é necessário abordar muitos consumidores. Mas conversar com a base de clientes que já comprou com a sua marca ou é ativa com sua empresa facilita a chance de conversão. Dessa forma, foque nessas pessoas!
Algumas dicas de segmentação que podem ser utilizadas:
Para ter um bom desempenho na Black Friday, é preciso saber o que sucesso significa para você. Portanto, crie uma ou várias metas para o seu negócio atingir na data.
Considere que as metas estipuladas sejam alcançáveis. Para isso, conheça bem o potencial da sua base de consumidores e das ações de Marketing a serem implementadas no período.
Faça o acompanhamento das atividades e adaptações necessárias. Ao final, mensure os resultados e produza um relatório, comparando a idealização com o desempenho.
Estude o mercado da sua marca e veja o que os seus concorrentes estão fazendo para se preparar para a Black Friday. Esta ação lhe ajudará na construção de suas comunicações.
Além disso, esteja atualizado com o que está acontecendo de mais interessante no mundo e aplique em suas estratégias. Quer um exemplo? Veja a ação do Outback a seguir:
A marca aproveitou um meme da internet para fazer a divulgação de comemoração de aniversários no restaurante. Atual, divertido e dentro do tom da marca.
A Black Friday faz com que a atenção do consumidor seja ainda mais disputada, então abuse da criatividade em suas notificações para que sua marca seja vista e lembrada.
As expectativas para a temporada de compras no fim do ano são sempre altas, sobretudo em 2020, que foi um ano repleto de adversidades decorrentes do coronavírus para os varejistas.
A Black Friday é uma grande oportunidade para adquirir novos clientes e fidelizar os já existentes. Portanto, certifique-se de que sua marca está preparada para a data. E boas vendas!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Um novo ano vai começar e mediante tantas transformações que vivenciamos em 2021 no mercado, nada melhor do que ouvir a opinião de especialistas sobre…
Erroneamente, muitas pessoas acreditam que uma estratégia de conteúdo se resume a postar com regularidade e/ou enviar campanhas recorrentes para a base por meio de…
Atualmente no varejo, especialmente entre as gerações mais jovens, um “novo” comportamento está se tornando corriqueiro: a priorização do recommerce (ou comércio reverso). O que…
A relação entre a LGPD e o WhatsApp está sendo bastante discutida, afinal, se de um lado essa rede social é uma das mais usadas,…
Capturar leads é relativamente fácil, porém, como conseguir leads qualificados? A proposta deste artigo é responder a pergunta acima, sendo que vamos apresentar desde os…
Você quer fazer a sua loja vender mais e incentivar os consumidores à recompra? Se sim, o primeiro passo é conscientizar os vendedores sobre a…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.