A importância do uso de estratégias de conteúdo no Varejo
Erroneamente, muitas pessoas acreditam que estratégias de conteúdo se resumem a fazer publicações em redes sociais.
Na verdade, o desafio é bem maior: o objetivo é aproximar-se do seu público, promover autoridade da sua marca no segmento em que atua e tornar-se relevante para seus clientes.
No último webinar da Dito, Felipe Rossetti, CEO da Piticas falou sobre a importância da estratégia de conteúdo combinada a produto para a marca. Leia a review do evento aqui.
Neste artigo, falaremos sobre a aplicação dessa estratégia no Varejo e quais resultados pode trazer para as marcas.
Marketing de conteúdo
Parte integrante e fundamental do Inbound Marketing, essa estratégia baseia-se na criação e distribuição de conteúdo relevante sem apelo comercial explícito. Isso pode ser feito por meio de variados canais e formatos.
O mais importante é orientar ou ajudar o seu público de interesse com informações úteis sobre o setor em que seu negócio está inserido. É um trabalho de médio e longo prazo, mas como recompensa, sua marca pode acabar tornando-se uma referência no assunto, gerando confiança e credibilidade para consumidores.
Por que trabalhar estratégia de conteúdo na minha marca?
Sabe-se que investir exclusivamente em mídia não é sustentável. A estratégia de conteúdo é uma forma de, organicamente, comunicar-se com o mercado e manter-se presente na mente das pessoas.
Em termos de aquisição, se você gera conteúdo relevante e verídico, os consumidores respeitarão sua marca e podem inclusive tornar-se clientes. Tratando-se de retenção, uma estratégia robusta de conteúdo é ainda mais importante de ser trabalhada. Afinal, é um ótimo jeito de promover o engajamento e estreitar o relacionamento com seus clientes já conquistados.
O conteúdo também é uma boa forma de promover a conexão entre marcas e clientes. Ele tem o poder de quebrar a relação estritamente comercial e levar ao consumidor informações úteis e relevantes que ele buscaria de qualquer forma em outras fontes.
Na prática
Abaixo, vamos elaborar uma estratégia de conteúdo baseada em três importantes pilares (pautas, frequência, canais), explicando cada um deles.
Pautas
As pautas devem ser desenvolvidas considerando o segmento de atuação da marca. Apesar da estratégia de conteúdo não possuir apelo comercial, é importante que esteja em consonância com seus produtos.
Uma forma de organizá-las é em editorias, que seriam os macro-temas que irão traçar a temática principal de cada pauta.
Vamos utilizar aqui o exemplo de uma marca que atua no Varejo de Moda, especificamente no setor de beachwear. Uma das editorias é “Turismo” e a pauta vai orientar o desenvolvimento de um conteúdo com cinco sugestões de praias paradisíacas para passar as férias de Verão no Brasil.
Frequência
A periodicidade é igualmente importante. Sabemos que receber comunicações massivas e recorrentes de empresas pode ser inconveniente. Manter um espaçamento entre mensagens é muito importante para não saturar seus clientes e motivá-los a parar de querer receber seus conteúdos.
Ainda utilizando o exemplo dado anteriormente, imagine que esse conteúdo da marca de beachwear será compartilhado em cinco semanas consecutivas, um para cada destino da lista. Dessa forma, é possível trabalhar detalhes de casa praia em outros conteúdos. Além disso, fragmentando sua campanha, é possível inclusive despertar curiosidade e incentivar que o cliente acompanhe as próximas comunicações.
Canais
Selecionar os canais certos para a divulgação do conteúdo é essencial para o sucesso da estratégia. Neste momento, você precisa ter clareza do comportamento digital do seu cliente. Em quais canais ele está inserido (e-mail, Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest, blog, etc), quais são os melhores dias e horários são algumas das informações que serão necessárias para amarrar a estratégia.
Outro detalhe importante é a combinação destes canais. Não basta selecionar apenas um. Da mesma forma, não basta simplesmente replicar o conteúdo desenvolvido para e-mail e simplesmente publicado no Instagram, por exemplo. É importante adaptar as mensagens por canal, considerando a devida relevância que cada um possui para seu público.
Estude o perfil do seu cliente para entender quais formatos são mais adequados para produzir os conteúdos. Não adianta fazer um vídeo de 5 minutos se o seu público prefere ler um artigo, por exemplo.
Para concluir o exemplo dado, pense que informações sucintas, em texto, sobre as cinco praias imperdíveis para curtir o Verão no Nordeste serão enviadas por e-mail. No entanto, no Instagram da marca semanalmente são postadas imagens da praia que está sendo divulgada naquela semana, sempre com uma modelo fazendo uso das peças da marca. Nos destaques do Instagram, o link para uma playlist no Spotify com uma seleção de músicas especialmente criada para esse momento relax.
Estamos utilizando três canais para falar do mesmo tema, adaptando a mensagem a cada um, bem como o nível de detalhamento das informações. Temos uma frequência semanal estabelecida e um assunto que conversa diretamente com o carro-chefe da marca: itens de moda praia.
A estrutura sugerida pode ser replicada para qualquer segmento do Varejo.
Uma última dica importante é: não esqueça de mensurar os resultados. Essa é a forma mais precisa de entender se está havendo engajamento e os objetivos estão sendo atingidos.