O que é script de vendas no contexto do varejo?

Escrito por:
Carlos Nascimento
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Todo Personal Shopper que atinge resultados acima da média, com certeza, carrega consigo um poderoso script de vendas.

Mas você sabe do que se trata esse tema? Se não, siga a leitura para aprofundar o seu conhecimento.

O que é script de vendas?

Um script de vendas é um roteiro e, ao mesmo tempo, uma combinação de estratégias que devem ser seguidas, principalmente, para acelerar a decisão de compra dos clientes.

Neste script, o vendedor pode registrar desde frases e palavras-chave que devem emergir no diálogo a comportamentos personalizados (elevar ou baixar a voz, transparecer motivação, olhar nos olhos, escrever informalmente e etc.).

Para criar um script de vendas, é preciso levar em conta alguns fatores:

Para exemplificar, imagine que o vendedor Paulo irá abordar o cliente João.

O Paulo tem anotado no seu script de vendas que deve chamar o João no WhatsApp, afinal, sabe que ele detesta ligações e não abre e-mails.

Além disso, tem convicção de que se a conversa for iniciada de forma extrovertida e falando de futebol, aumentam as chances do João prestar mais atenção.

No entanto, é preciso ser objetivo, pois faltam somente 03 dias para o mês acabar e a meta da loja ainda não foi batida.

Neste sentido, então, o Paulo envia a seguinte mensagem:

Esse é um script hiperpersonalizado e individualizado, todavia, se a base presente no seu CRM é grande, você pode criar segmentos generalistas e elaborar roteiros de vendas mais simplórios.

Os vendedores que produzem os melhores scripts de vendas tem vasto conhecimento sobre gatilhos mentais e técnicas de persuasão. Inclusive é interessante ler o livro “As armas da persuasão” que trata o assunto.

Benefícios do script de vendas

Como foi dito, o script de vendas serve, prioritariamente, para fazer o consumidor decidir mais rápido, porém, ele também traz as seguintes vantagens:

A importância do CRM

Quando a marca conta com uma ferramenta de CRM para Varejo, fica mais fácil criar scripts de vendas.

Isso ocorre porque essa plataforma concentra diversos dados sobre características e comportamentos dos clientes. E também permite padronizar e automatizar mensagens que devem ser enviadas para determinados grupos.

Se você quiser entender melhor o que é esse software e quais outras possibilidades ele pode trazer para o seu negócio, sugerimos a leitura do nosso guia sobre “O que é CRM”.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.

script de vendas

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