Todo Personal Shopper que atinge resultados acima da média, com certeza, carrega consigo um poderoso script de vendas.
Mas você sabe do que se trata esse tema? Se não, siga a leitura para aprofundar o seu conhecimento.
Um script de vendas é um roteiro e, ao mesmo tempo, uma combinação de estratégias que devem ser seguidas, principalmente, para acelerar a decisão de compra dos clientes.
Neste script, o vendedor pode registrar desde frases e palavras-chave que devem emergir no diálogo a comportamentos personalizados (elevar ou baixar a voz, transparecer motivação, olhar nos olhos, escrever informalmente e etc.).
Para criar um script de vendas, é preciso levar em conta alguns fatores:
Para exemplificar, imagine que o vendedor Paulo irá abordar o cliente João.
O Paulo tem anotado no seu script de vendas que deve chamar o João no WhatsApp, afinal, sabe que ele detesta ligações e não abre e-mails.
Além disso, tem convicção de que se a conversa for iniciada de forma extrovertida e falando de futebol, aumentam as chances do João prestar mais atenção.
No entanto, é preciso ser objetivo, pois faltam somente 03 dias para o mês acabar e a meta da loja ainda não foi batida.
Neste sentido, então, o Paulo envia a seguinte mensagem:
Esse é um script hiperpersonalizado e individualizado, todavia, se a base presente no seu CRM é grande, você pode criar segmentos generalistas e elaborar roteiros de vendas mais simplórios.
Os vendedores que produzem os melhores scripts de vendas tem vasto conhecimento sobre gatilhos mentais e técnicas de persuasão. Inclusive é interessante ler o livro “As armas da persuasão” que trata o assunto.
Como foi dito, o script de vendas serve, prioritariamente, para fazer o consumidor decidir mais rápido, porém, ele também traz as seguintes vantagens:
Quando a marca conta com uma ferramenta de CRM para Varejo, fica mais fácil criar scripts de vendas.
Isso ocorre porque essa plataforma concentra diversos dados sobre características e comportamentos dos clientes. E também permite padronizar e automatizar mensagens que devem ser enviadas para determinados grupos.
Se você quiser entender melhor o que é esse software e quais outras possibilidades ele pode trazer para o seu negócio, sugerimos a leitura do nosso guia sobre “O que é CRM”.
E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
O Dia das Crianças, ano após ano, tem ganhado cada vez mais relevância para o varejo brasileiro. De acordo com o Índice Cielo do Varejo…
Após analisar diversas pesquisas, nacionais e estrangeiras, nós reunimos neste artigo as tendências de marketing que mais estão se destacando no varejo. Portanto, siga a…
O dia do consumidor no varejo online, em 2024, traz uma expectativa otimista, porém, a promessa de crescimento é comedida. Essa cautela existe devido ao…
Aqui no nosso blog você encontrará, no mínimo, mais 03 artigos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, entretanto, este é o primeiro que tem…
Por Dr. Alexandre Atheniense Após a GDPR (General Data Protection Regulation) ter sido sancionada pela União Europeia em 2018, o tema impulsionou o legislador brasileiro…
Uma ferramenta de CRM é crucial para as lojas que precisam fazer a gestão do relacionamento com os clientes, tal como aumentar as vendas e…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.