Sumário
ToggleHoje você conhecerá o melhor CRM para E-commerce.
O software em nuvem da Dito é utilizado há anos por grandes marcas varejistas como FARM, Animale, Domino’s Pizza, Lojas Zema, Bob’s, dentre outras.
Portanto, neste artigo, nós vamos apresentar os principais módulos da ferramenta e as vantagens de usá-la.
Siga a leitura para conferir.
O melhor CRM para E-commerce
Sobre a Dito CRM
A Dito é uma empresa de tecnologia com mais de 16 anos de experiência no varejo brasileiro.
A fundação da Dito ocorreu em 2008, através das mãos dos sócios André Fonseca e Bruno Andrade. Anos depois, o diretor Pedro Ivo Martins também entrou para a sociedade.
O escritório principal da Dito fica em Belo Horizonte (Savassi). No entanto, também há uma unidade no Cubo Itaú, em São Paulo.
A Dito conta com mais de 160 colaboradores e é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais.
Mais de 15 mil profissionais usam diariamente o CRM da Dito para configurar, automatizar e aplicar estratégias de marketing digital para e-commerce.
No momento, a Dito atende mais de 300 clientes, abrangendo marcas varejistas de pequeno, médio e grande porte.
Por que a Dito é o melhor CRM para E-commerce?
No tópico anterior, ficaram explícitas algumas razões que credenciam a Dito como o melhor fornecedor de CRM para lojas virtuais.
Contudo, veja abaixo outros diferenciais que corroboram essa afirmação.
Integração: CRM e plataforma de e-commerce
O CRM da Dito integra facilmente com as principais plataformas de e-commerce (VTEX, Tray, Shopify, Magento e etc.).
Inclusive, essa etapa é bem rápida, visto que o onboarding dura, em média, 45 dias.
Para que você entenda melhor essa fase do projeto, o primeiro passo é o estudo de viabilidade técnica.
Neste momento, os especialistas da Dito irão conversar com a sua equipe de TI, a fim de alinhar quais dados da loja virtual devem chegar ao CRM.
Feito esse alinhamento, a Dito irá iniciar a integração da plataforma de e-commerce com o CRM.
CDP (Customer Data Platform)
Quando a integração for concluída, as fichas dos clientes passarão a chegar ao CDP (Plataforma de Dados de Clientes) em tempo real.
Além disso, a partir deste momento, o CRM passará a traquear todos os comportamentos que ocorrerem na loja virtual.
Nesse sentido, você terá a visão de quais categorias as pessoas estão navegando, quais produtos elas estão clicando, se fizeram login, se abandonaram produtos no caminho, se fecharam um pedido e etc.
Essas informações poderão ser usadas imediatamente para realizar segmentações da base e enviar campanhas de marketing. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.
Outro ponto importante é que no CDP da Dito, você enxergará métricas financeiras sobre os seus clientes (ticket médio, LTV, valores gastos), tanto no nível individual quanto no global.
Múltiplas segmentações da base
Como dissemos acima, quando os dados da sua plataforma de e-commerce estiverem chegando ao CRM, será possível segmentá-los de incontáveis maneiras.
A primeira possibilidade é de acordo com as características dos consumidores (dados demográficos, preferências e etc.).
Você também poderá criar agrupamentos com base em comportamentos de consumo (onde o cliente clicou, categorias visitadas, produtos mais comprados, dentre outros).
A “soma” de características e comportamentos também é possível.
Criar, por exemplo, um cluster de “mulheres que gostam da cor amarela e que abandonaram um produto no carrinho ontem”, leva menos de 1 minuto.
Há a disponibilidade de criar segmentos com o apoio de inteligência artificial.
O Dito IA analisa mais de 40 atributos para apontar quem são os consumidores com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão” para a compra.
O resultado desta análise contribui para que a área de CRM direcione melhor os seus esforços e hiperpersonalize as campanhas de marketing.
E por fim, mas não menos importante, você conseguirá agrupar os consumidores com base na Matriz RFM (ou RFV – Recência, Frequência e Valor).
Campanhas de marketing
Após salvar os segmentos, você poderá criar campanhas customizadas de marketing para cada um.
Essas campanhas podem ser pontuais ou recorrentes, explorando os canais de E-mail, SMS e WhatsApp.
Veja abaixo alguns exemplos de campanhas que podem ser configuradas:
- E-mail automático de boas-vindas para quem se cadastrar na Newsletter;
- WhatsApp para abordar consumidores que deixaram produtos no carrinho;
- SMS para estimular pedidos por impulso durante as Sales;
- Pós-venda com pesquisa de satisfação;
- Campanha para apoiar quem navegou e clicou, mas não comprou;
Em suma, são inúmeras as estratégias que a sua equipe poderá desenhar.
É importante destacar que o seu time será acompanhado por um consultor especializado em varejo.
Esse atendimento próximo será muito importante, afinal, você receberá “de bandeja” todas as estratégias que convertem mais e dicas para configurá-las da melhor maneira.
Pós-venda
Como dissemos acima, uma das funcionalidades do CRM da Dito são as pesquisas de satisfação CSAT e NPS.
O NPS te ajudará a compreender como os clientes da sua marca a avaliam de maneira geral.
Já o CSAT permite que o consumidor dê uma nota para cada experiência vivida, então, essa solução é interessante para investigar isoladamente o atendimento, a navegabilidade nas páginas do e-commerce, a qualidade dos produtos e etc.
As pesquisas de satisfação (Dito CX) são disparadas por e-mail e todas as respostas ficam disponíveis para a consulta.
O seu time poderá isolar os feedbacks negativos e tratá-los individualmente, visando evitar crises e aumentar a retenção.
Relatórios
Desde a primeira campanha enviada por meio do CRM da Dito, você terá acesso a vários indicadores financeiros e de marketing.
Confira na sequência alguns exemplos:
- KPIs de Marketing: entregas, aberturas, cliques e bounces das campanhas;
- KPIs Financeiros: LTV (Lifetime Value), last click, ticket médio, taxa de recompra, receita influenciada pelo CRM e etc.;
Como já foi mencionado, você contará com o apoio de um especialista para analisar os resultados e definir planos de ação de correção e/ou de otimização.
Apoio técnico operacional
O apoio operacional é um serviço direcionado para as marcas que estão estruturando a área de CRM e ainda não contrataram a equipe.
Esse serviço também costuma ser demandado pelas empresas que tinham um analista no time, porém, por razões variadas, ele se desligou.
Então, para que o projeto não pare, a Dito oferece o apoio operacional.
Por meio do apoio operacional, um analista da Dito seguirá criando os clusters de clientes, tal como as campanhas de CRM.
Suporte técnico
O suporte técnico é oferecido desde o início do projeto e não tem data para conclusão.
O objetivo é apoiar na resolução de dúvidas operacionais, contudo, o usuário também pode solicitar tutoriais sobre como usar os produtos.
Por meio de um chat online, você poderá dialogar com analistas de verdade (não com robôs) e esclarecer quaisquer questões.
Cashback
Uma das estratégias que está em alta no varejo é a cessão de cashback, tanto para atrair novos clientes quanto reter aqueles que já estão na base.
Diante desta demanda do mercado, se você também quiser disponibilizar esse benefício para os consumidores da sua marca, fique tranquilo, pois no CRM para E-commerce da Dito será possível.
Participação em convenções da marca
Outra rotina que executamos aqui na Dito é a de participar, esporadicamente, das convenções coletivas das marcas.
Nós sabemos que o atendimento online agiliza e otimiza os processos. Porém, entendemos também que o contato presencial é primordial.
Diante disso, sempre que somos convidados, palestramos nos eventos dos varejistas, buscando evidenciar a relevância do CRM e treinar as equipes envolvidas.
Mas não é só nestes momentos que estamos presentes. A nossa equipe de consultores também visita os escritórios das marcas para fazer reuniões e apresentar relatórios sobre o projeto.
CRM fácil de usar
Um dos feedbacks que ouvimos com mais recorrência é sobre o quanto o CRM para comércio eletrônico da Dito é fácil de usar.
Os menus e telas são muito intuitivos e, mesmo que restem dúvidas ou surjam dificuldades, sempre haverá um especialista disponível para ajudar.
Para comprovar o quanto o CRM da Dito é apreciado, veja abaixo as avaliações gerais dos usuários no Capterra.
WhatsApp Omnichannel
Hoje em dia, uma prática comum entre os varejistas é deslocar vendedores de loja física para atender clientes do e-commerce.
Esse processo ganhou força com a ascensão do consumidor omnichannel que não tem preferência por canais específicos (físicos ou virtuais), mas espera que ambos estejam integrados.
Neste sentido, visando proporcionar melhores experiências de compra, alguns Personal Shoppers abordam consumidores da loja virtual para retirar dúvidas, dar sugestões e acelerar o fechamento de pedidos.
Esse tipo de estratégia funciona, especialmente, quando o cliente deixa produtos parados no carrinho e recebe esse contato personalizado por meio do WhatsApp.
Assim sendo, se você contratar o CRM para E-commerce da Dito e tiver integração com a VTEX, a estratégia de WhatsApp Omnichannel também poderá ser aplicada na sua marca.
Dito Agenda
Já que falamos em WhatsApp, merece destaque especial neste texto, o Dito Agenda.
O Dito Agenda é um APP que permite aos vendedores da sua marca abordar os consumidores de maneira inteligente e humanizada, através do WhatsApp.
Por meio de um acesso individual, cada vendedor recebe listas de clientes para fazer contato.
Essas listas já vem com todas as informações sobre os clientes, além do nome e objetivo da campanha, uma sugestão de mensagem para iniciar a conversa com o consumidor e, se houver, catálogos complementares.
Quando o vendedor começa a usar o Dito Agenda, ele pode se auto gerir, afinal, terá acesso aos seus resultados pessoais (volume de contatos feitos e de vendas, receita gerada) e metas que deve alcançar.
Apesar disso, vale esclarecer que o Dito Agenda conta com 03 níveis de acesso.
O primeiro nível (administradores) fica sob a gestão da equipe de CRM, responsável por planejar, criar e disponibilizar as campanhas e listas de clientes para os vendedores abordarem.
No segundo nível, estão os gerentes do e-commerce (ou de loja física), responsáveis por monitorar o desempenho do time de vendas.
E no terceiro nível, de fato, estão os vendedores que farão os contatos com os clientes.
Para cada um dos níveis citados, vão haver funcionalidades diferentes no Dito Agenda, relativas às tarefas que cada profissional deve executar.
De maneira bem resumida, o Dito Agenda opera da seguinte forma:
- A área de CRM planeja as campanhas, segmenta as listas de consumidores que deverão ser impactados, cria as mensagens e disponibiliza para os vendedores;
- O vendedor recebe o histórico de cada cliente da lista, faz a análise dos dados e envia a comunicação customizada. Nesta etapa, o vendedor tem liberdade para fazer ajustes no texto da mensagem;
- O vendedor registra se conseguiu falar (ou não) e, além disso, tem acesso à métricas de desempenho pessoal (contatos feitos, quantidade de vendas e receita);
Cases de sucesso
Antes de contratar um CRM para e-commerce é crucial saber quais resultados ele já gerou para outras marcas, tal como, qual é a avaliação dos usuários.
Nestes aspectos, a plataforma da Dito já acumula vários cases de sucesso.
Caso queira assistir todas as histórias que a Dito já registrou, visite o canal da empresa no YouTube.
Demonstração Gratuita
Agora que concluímos a apresentação do nosso CRM para E-commerce, nós gostaríamos de te fazer um convite.
Clique no banner abaixo para solicitar uma demonstração gratuita.
Em menos de 48 horas, um especialista do nosso time irá te ligar e agendar a reunião.
Aguardamos o seu contato. Até breve!