Celebrado anualmente, o Dia do Cliente (15/09) é a única data comercial do mês de setembro, então, aproveite essa oportunidade para aumentar as vendas.

Em 2024, o Dia do Cliente cairá no domingo, logo, o movimento presencial nos Shoppings e lojas, pode contribuir para que os varejistas maximizem os lucros.

Essa afirmação é corroborada pelo resultado de 2023 em comparação a 2022. 

Segundo o Portal Mercado & Consumo, no ano passado, o Dia do Cliente movimentou R$ 72,5 milhões entre os dias 10 e 16 de setembro. Esse número é 22% superior em relação a 2022.

Perante esse cenário promissor, nós preparamos esse guia com algumas estratégias para te ajudar a vender mais no Dia do Cliente.

Vamos a elas?

Reativação de bases inativas

Uma vez que atrair clientes novos está mais desafiador, comece a sua estratégia olhando para as bases inativas (ou quase inativando) do seu CRM.

Faça uma segmentação buscando por pessoas que compraram pela última vez há 12 meses, por exemplo.

Considerando que estamos em agosto, você irá localizar consumidores que demonstraram interesse pelos seus produtos exatamente neste período do Dia do Cliente, então, eles podem ser mais propensos à recompra.

Para esse público, envie por e-mail exemplares de produtos similares aos adquiridos no ano anterior e ofereça uma condição especial (frete grátis, 2º produto com desconto) para o fechamento do pedido.

Aproveitando esse “embalo”, crie outro segmento para localizar quem comprou pela última vez há mais de 2 anos.

Pode ser interessante colocar na mensagem uma Pesquisa NPS a fim de entender o motivo dessas pessoas estarem há tanto tempo sem comprar da sua marca.

Fale com um especialista da Dito

Compradores recentes

Quem comprou pela primeira vez há 30 dias, está com a sua marca “fresca” na cabeça e, caso tenha vivido uma experiência positiva, já pode estar disposto a fazer um 2ª pedido.

Portanto, segmente essa base no seu CRM Omnichannel e apresente produtos complementares à primeira compra.

Exemplo: se a pessoa comprou somente uma blusa simples, mostre sugestões de peças para compor o restante do look (bermudas, calças, sapatos e etc.).

Outra ideia interessante, aplicando os gatilhos mentais da urgência e escassez, é lembrar esse grupo que o cashback ganho na compra inicial está prestes a expirar.

O desejo de não perder o benefício pode estimular compras por impulso. Inclusive, o SMS para E-commerce, é uma excelente mídia para executar essa estratégia.

Aniversariantes do mês

Quem é consumidor da marca merece ser bem atendido, mas quem é e também faz aniversário no mês de setembro, deve ser tratado como VIP.

Assim sendo, agrupe essas pessoas e, no último dia de agosto, coloque os vendedores de loja física para abordá-las por meio do WhatsApp, avisando que elas serão “rainhas” e “reis” no mês seguinte.

Você pode oferecer vantagens diárias ou proporcionar experiências inesquecíveis. Independente da sua decisão, o importante é criar estratégias hiperpersonalizadas.

Revisão de campanhas automáticas

Se você coordena um e-commerce, provavelmente, já ativou as campanhas automáticas de “boas-vindas”, “recuperação de carrinho abandonado”, “navegação confusa”, “pós-venda”, dentre outras.

Um erro comum dos varejistas é ativá-las e “nunca mais” revisá-las; o que gera experiências negativas e, consequentemente, não converte vendas.

Portanto, volte ao seu CRM para Varejo e verifique se todas as automações estão funcionando conforme a configuração original.

Aproveite para atualizar os e-mails, imagens, copy do conteúdos e, quem sabe, as condições especiais ofertadas para quem entra nessas campanhas.

Pela nossa vivência diária atendendo mais de 300 clientes, as campanhas automáticas têm taxas mais elevadas de conversão, em comparação aos disparos pontuais.

Estratégias de Aquisição

Até aqui, nós focamos as sugestões nas estratégias de retenção, no entanto, é crucial manter o equilíbrio e também elaborar ações para fortalecer a aquisição.

Nesse sentido, você pode, por exemplo, estabelecer parcerias com Micro e Nano Influenciadores a fim de atingir audiências diversas e, consequentemente, atrair novos consumidores.

Lembre-se de planejar os anúncios pagos (ADS) e preparar táticas para social e live commerce. Inclusive, o TikTok tem se mostrado um canal poderoso para esse fim.

Quais outras estratégias você sugere?

Para concluir este artigo, nós gostaríamos de conhecer a sua experiência prática sobre o Dia do Cliente.

Quais outras estratégias você já executou que tiveram resultados acima da média?

Conta pra gente nos comentários! Até breve e boas vendas!

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Essa afirmação é corroborada pelo resultado de 2023 em comparação a 2022. 

Segundo o Portal Mercado & Consumo, no ano passado, o Dia do Cliente movimentou R$ 72,5 milhões entre os dias 10 e 16 de setembro. Esse número é 22% superior em relação a 2022.

Perante esse cenário promissor, nós preparamos esse guia com algumas estratégias para te ajudar a vender mais no Dia do Cliente.

Vamos a elas?

Reativação de bases inativas

Uma vez que atrair clientes novos está mais desafiador, comece a sua estratégia olhando para as bases inativas (ou quase inativando) do seu CRM.

Faça uma segmentação buscando por pessoas que compraram pela última vez há 12 meses, por exemplo.

Considerando que estamos em agosto, você irá localizar consumidores que demonstraram interesse pelos seus produtos exatamente neste período do Dia do Cliente, então, eles podem ser mais propensos à recompra.

Para esse público, envie por e-mail exemplares de produtos similares aos adquiridos no ano anterior e ofereça uma condição especial (frete grátis, 2º produto com desconto) para o fechamento do pedido.

Aproveitando esse “embalo”, crie outro segmento para localizar quem comprou pela última vez há mais de 2 anos.

Pode ser interessante colocar na mensagem uma Pesquisa NPS a fim de entender o motivo dessas pessoas estarem há tanto tempo sem comprar da sua marca.

Fale com um especialista da Dito

Compradores recentes

Quem comprou pela primeira vez há 30 dias, está com a sua marca “fresca” na cabeça e, caso tenha vivido uma experiência positiva, já pode estar disposto a fazer um 2ª pedido.

Portanto, segmente essa base no seu CRM Omnichannel e apresente produtos complementares à primeira compra.

Exemplo: se a pessoa comprou somente uma blusa simples, mostre sugestões de peças para compor o restante do look (bermudas, calças, sapatos e etc.).

Outra ideia interessante, aplicando os gatilhos mentais da urgência e escassez, é lembrar esse grupo que o cashback ganho na compra inicial está prestes a expirar.

O desejo de não perder o benefício pode estimular compras por impulso. Inclusive, o SMS para E-commerce, é uma excelente mídia para executar essa estratégia.

Aniversariantes do mês

Quem é consumidor da marca merece ser bem atendido, mas quem é e também faz aniversário no mês de setembro, deve ser tratado como VIP.

Assim sendo, agrupe essas pessoas e, no último dia de agosto, coloque os vendedores de loja física para abordá-las por meio do WhatsApp, avisando que elas serão “rainhas” e “reis” no mês seguinte.

Você pode oferecer vantagens diárias ou proporcionar experiências inesquecíveis. Independente da sua decisão, o importante é criar estratégias hiperpersonalizadas.

Revisão de campanhas automáticas

Se você coordena um e-commerce, provavelmente, já ativou as campanhas automáticas de “boas-vindas”, “recuperação de carrinho abandonado”, “navegação confusa”, “pós-venda”, dentre outras.

Um erro comum dos varejistas é ativá-las e “nunca mais” revisá-las; o que gera experiências negativas e, consequentemente, não converte vendas.

Portanto, volte ao seu CRM para Varejo e verifique se todas as automações estão funcionando conforme a configuração original.

Aproveite para atualizar os e-mails, imagens, copy do conteúdos e, quem sabe, as condições especiais ofertadas para quem entra nessas campanhas.

Pela nossa vivência diária atendendo mais de 300 clientes, as campanhas automáticas têm taxas mais elevadas de conversão, em comparação aos disparos pontuais.

Estratégias de Aquisição

Até aqui, nós focamos as sugestões nas estratégias de retenção, no entanto, é crucial manter o equilíbrio e também elaborar ações para fortalecer a aquisição.

Nesse sentido, você pode, por exemplo, estabelecer parcerias com Micro e Nano Influenciadores a fim de atingir audiências diversas e, consequentemente, atrair novos consumidores.

Lembre-se de planejar os anúncios pagos (ADS) e preparar táticas para social e live commerce. Inclusive, o TikTok tem se mostrado um canal poderoso para esse fim.

Quais outras estratégias você sugere?

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