Dia do Cliente 2025: estratégias para vender mais!
O Dia do Cliente é celebrado anualmente em 15 de setembro. Em 2025, a comemoração será na segunda-feira.
Sumário
O Dia do Cliente é a única data comercial do mês, então, é essencial que o varejista aproveite essa oportunidade para vender mais e para bater as metas das lojas físicas e do e-commerce.
Para se ter uma ideia do potencial dessa data, em 2024, apenas as pequenas e médias empresas registraram um faturamento de R$ 104 milhões no varejo online.
Diante desse cenário promissor, preparamos este guia com algumas estratégias para ajudá-lo a vender mais no Dia do Cliente.
Vamos a elas?
Como vender mais no Dia do Cliente?
Antes de avançarmos para as estratégias, gostaríamos de fazer uma ressalva importante: as ações que apresentaremos a seguir já foram validadas por mais de 350 marcas varejistas.
Além disso, vale destacar que as campanhas que vamos sugerir têm maior foco em trabalhar os clientes da base, ou seja, aqueles que já compraram no passado. No entanto, também vamos falar um pouco sobre a atração de novos consumidores, ok?
Dito isso, vamos em frente!
Reativação de bases inativas
Uma vez que atrair clientes novos está mais desafiador, comece a sua estratégia olhando para as bases inativas (ou quase inativando) do seu CRM.
Faça uma segmentação buscando por pessoas que compraram pela última vez há 12 meses, por exemplo.
Considerando que estamos em agosto, você irá localizar consumidores que demonstraram interesse pelos seus produtos exatamente neste período do Dia do Cliente, então, eles podem ser mais propensos à recompra.
Para esse público, envie por e-mail exemplares de produtos similares aos adquiridos no ano anterior e ofereça uma condição especial (frete grátis, 2º produto com desconto) para o fechamento do pedido.
Aproveitando esse “embalo”, crie outro segmento para localizar quem comprou pela última vez há mais de 2 anos.
Pode ser interessante colocar na mensagem uma Pesquisa NPS a fim de entender o motivo dessas pessoas estarem há tanto tempo sem comprar da sua marca.
Compradores recentes
Quem comprou pela primeira vez há 30 dias, está com a sua marca “fresca” na cabeça e, caso tenha vivido uma experiência positiva, já pode estar disposto a fazer um 2ª pedido.
Portanto, segmente essa base no seu CRM Omnichannel e apresente produtos complementares à primeira compra.
Exemplo: se a pessoa comprou somente uma blusa simples, mostre sugestões de peças para compor o restante do look (bermudas, calças, sapatos e etc.).
Outra ideia interessante, aplicando os gatilhos mentais da urgência e escassez, é lembrar esse grupo que o cashback ganho na compra inicial está prestes a expirar.
O desejo de não perder o benefício pode estimular compras por impulso. Inclusive, o SMS para E-commerce, é uma excelente mídia para executar essa estratégia.
Aniversariantes do mês
Quem é consumidor da marca merece ser bem atendido, mas quem é e também faz aniversário no mês de setembro, deve ser tratado como VIP.
Assim sendo, agrupe essas pessoas e, no último dia de agosto, coloque os vendedores de loja física para abordá-las por meio do WhatsApp, avisando que elas serão “rainhas” e “reis” no mês seguinte.
Você pode oferecer vantagens diárias ou proporcionar experiências inesquecíveis. Independente da sua decisão, o importante é criar estratégias hiperpersonalizadas.
Revisão de campanhas automáticas
Se você coordena um e-commerce, provavelmente, já ativou as campanhas automáticas de “boas-vindas”, “recuperação de carrinho abandonado”, “navegação confusa”, “pós-venda”, dentre outras.
Um erro comum dos varejistas é ativá-las e “nunca mais” revisá-las; o que gera experiências negativas e, consequentemente, não converte vendas.
Portanto, volte ao seu CRM para Varejo e verifique se todas as automações estão funcionando conforme a configuração original.
Aproveite para atualizar os e-mails, imagens, copy do conteúdos e, quem sabe, as condições especiais ofertadas para quem entra nessas campanhas.
Pela nossa vivência diária atendendo mais de 350 clientes, as campanhas automáticas têm taxas mais elevadas de conversão, em comparação aos disparos pontuais.
Estratégias de Aquisição
Até aqui, nós focamos as sugestões nas estratégias de retenção, no entanto, é crucial manter o equilíbrio e também elaborar ações para fortalecer a aquisição.
Nesse sentido, você pode, por exemplo, estabelecer parcerias com Micro e Nano Influenciadores a fim de atingir audiências diversas e, consequentemente, atrair novos consumidores.
Lembre-se de planejar os anúncios pagos (ADS) e preparar táticas para social e live commerce. Inclusive, o TikTok tem se mostrado um canal poderoso para esse fim.
Prepare-se para a Black Friday 2025
Apesar de datas isoladas, como o Dia do Cliente, serem muito importantes para o varejo, não perca de vista um dos momentos mais relevantes do ano: a Black Friday.
As empresas que atendemos já estão se planejando desde julho. E, se você ainda não começou, há tempo para se organizar.
E, para te ajudar nessa tarefa, sugerimos que baixe gratuitamente a pesquisa feita em parceria com o Opinion Box, que apresenta comportamentos dos clientes e tendências para a Black Friday de 2025. Basta clicar no banner abaixo.
Quais outras estratégias você sugere?
Para concluir este artigo, nós gostaríamos de conhecer a sua experiência prática sobre o Dia do Cliente. Quais outras estratégias você já executou que tiveram resultados acima da média?
Conta pra gente nos comentários! Até breve e boas vendas!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.