Script de vendas para os vendedores de Varejo
O script de vendas possibilita a otimização do trabalho realizado pelo time comercial. Assim, os vendedores podem alcançar melhores resultados em menos tempo.
Ele também ajuda o vendedor a se comunicar com clientes, de forma mais eficiente, seguindo os direcionamentos das principais estratégias comerciais da marca.
Ao construir um script de vendas para o varejo, o WhatsApp é um dos canais que mais se destacam atualmente. Você sabia? As razões para você receber com frequência nos últimos tempos mensagens de marcas por esse aplicativo não são à toa. Afinal, o WhatsApp garante presença em 99% dos celulares brasileiros, segundo pesquisas da Opinion Box.
Então, a ideia é que as empresas se dirijam até o cliente para vender e desenvolver o relacionamento com o público. Isso porque tais espaços já são utilizados por eles, além de serem mais cômodos e rápidos. Assim, o cliente pode acompanhar o catálogo de compras, fechar negociações etc.
Nesse sentido, ter um script de vendas para os vendedores de varejo é essencial. Então, continue a leitura e saiba como abordar a audiência pelo WhatsApp!
Apresentação
Dificilmente alguém vai se sentir atraído a responder mensagens sem identificação. E ainda, considere que se a abordagem não despertar atenção desde o primeiro contato, as chances de você ser ignorado são altas.
Pesquisas da Microsoft mostram que a atenção humana é menor que a de peixe-dourado. Logo, é muito provável que os usuários se distraiam e ignorem a sua mensagem, caso ela não chame atenção. Então, ao se apresentar, seja amigável e mostre o seu objetivo. Alguns passos a serem seguidos:
- cumprimente o cliente;
- chame-o pelo nome (a personalização ajuda a chamar atenção);
- pergunte como ele está;
- sempre se identifique (informar o nome do vendedor da loja ajuda na transparência);
- informe o objetivo do contato.
Para maior compreensão, confira um modelo de apresentação a seguir:
Oiê, [NOME CLIENTE]! Tudo certo?
Sou [NOME VENDEDOR], da [LOJA VENDEDOR].
Passando aqui pra agradecer pela sua compra!
Curtiu seu produto? Está tudo certo?
Qualquer dúvida é só chamar, estamos sempre à disposição! 🙂
Beijos!
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Esse é um script que pode ser utilizado para continuar e fortalecer o relação com o cliente no pós-compra.
LGPD
A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados, que se tornou vigente em agosto de 2020. Ela exigiu mudanças no modo como as marcas interagem com os clientes. Assim, o descumprimento disso pode levar a punições.
Então, para evitar isso, saiba que é necessário seguir algumas recomendações na abordagem pelo WhatsApp. Por exemplo, informar no primeiro contato o objetivo do canal e oferecer uma opção para o cliente que não queira mais receber contatos pelo WhatsApp.
Confira o modelo abaixo para melhor compreensão:
Oiê, [NOME CLIENTE]! Tudo certo?
Sou [NOME VENDEDOR], da [MARCA X].
Gostaria de compartilhar com você, o WhatsApp da nossa loja e que está à sua disposição para o que precisar.😊
Salve esse número para contato, pois assim que tiver promoções e novidades com o seu perfil, vou compartilhar com você.
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Beijos!🥰
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Mensagem personalizada e CTA
Conforme mencionado, outro ponto essencial na abordagem com o cliente é a personalização. Isso ajuda a tornar a sua marca mais atrativa e se diferenciar das outras. Além disso, o CTA é útil para que os usuários saibam o que fazer depois da sua abordagem. O modelo a seguir ajuda no melhor entendimento:
Oiê, [NOME CLIENTE]! Tudo certo?
Lembrei de você hoje!
A nossa nova coleção acabou de chegar e tem várias peças na cor vermelha. Eu sei que você ama essa cor e se quiser te envio os fotos para conferir.
Quer dar uma olhada?
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Então, conseguiu compreender quais são as principais recomendações de como montar um script de vendas para varejo no WhatsApp? Colocar isso em prática pode aumentar as chances de sucesso ao abordar o cliente e consequentemente, a lucratividade.
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