6 informações que você precisa ter sobre o perfil do cliente

Tempo de leitura: 3 minutos

No relacionamento com os clientes, após passarmos pela primeira conversão, temos o desafio de estabelecer algo duradouro. Com o encurtamento de distâncias promovido pela internet, os consumidores passaram a ter acesso a um grande volume de produtos e serviços e a experimentação está cada vez mais fácil.

Com o aumento da competitividade, precisamos investir em manter aqueles clientes que você já conquistou. Para isso, é fundamental que você conheça seu público, para que possa direcionar seus produtos ou serviços, suas promoções e sua comunicação para essa audiência de forma segmentada, tomando decisões mais inteligentes.

Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos aqui 6 pontos chave para o conhecimento do perfil do cliente.

6-informacoes-que-voce-precisa-ter-sobre-o-perfil-do-cliente_dito.com.br_corpo_blog

1. Quem é seu público

Cada cliente é único e para ter sucesso no relacionamento com seus clientes você precisa ter isso em mente. Quem é essa pessoa, qual seu estado civil, , seu sexo, sua idade, sua profissão, onde mora… Essas informações são fundamentais para que você possa ter um relacionamento mais próximo com eles e possa se comunicar com ele de forma mais adequada.

2. O que seu cliente procura

Descobrir o que o seus clientes e prospects querem é fundamental para oferecer produtos e serviços mais adequados e que tenham uma melhor aceitação. Monitorando a navegação de cada pessoa identificada dentro do seus ambientes digitais, você consegue captar os interesses implícitos e explícitos do público.

3. Quando e o que seu cliente compra

Analisar seu histórico de vendas e entender a sazonalidade do seu mercado também é super importante, assim como conhecer o histórico de compras dos seus clientes. Com essas informações, você consegue reforçar suas promoções em períodos de pouca procura e estimular recorrência de compras por parte dos clientes.

Por exemplo, se um determinado cliente comprou em março um volume de produto que deve durar dois meses, em maio você pode enviar um email marketing lembrando-o de renovar seu estoque ou ainda oferecer um cupom de desconto ou outro tipo de benefício para a nova compra.

4. Qual a origem do cliente

Saber quais os meios de comunicação consultados por seu público pode ajudar a direcionar seus investimentos de mídia e tomar várias outras decisões de forma mais consciente. Sabendo exatamente os canais de origem que mais geram visitas e conversões também é fundamental para você conhecer melhor o perfil dos clientes.

5. O que o cliente espera de você

A melhor forma de manter seu público-alvo satisfeito é saber qual a sua expectativa, para poder alcança-la ou mesmo superá-la. Ele procura produtos de qualidade ou prefere preço baixo? Ele quer agilidade na entrega? Se ele já é seu cliente, ele está satisfeito? Perguntar não dói e saber essas respostas pode levar sua marca à excelência.

6. Como o cliente interage com a marca

Saber quais os canais o cliente mais usa para se comunicar com a sua empresa (telefone, email, chat, redes sociais) e como ele compra (online ou em lojas físicas) é importante para definir a melhor forma de dialogar com ele, que tipo de linguagem utilizar, etc.

Trabalhando as informações sobre perfil do cliente

Para reunir as informações que você precisa sobre seus clientes e prospects, é preciso cruzar diferentes dados. O ponto de partida deve ser o cadastro do cliente, mas você pode cruzar esses dados com o comportamento de navegação no seu site, pesquisas de satisfação, estudos de mercado, relatórios do SAC.

Para que todas essas informações possam ser utilizadas, elas precisam ser analisadas e reunidas numa única plataforma e é para isso que você deve investir em boas ferramentas de marketing de retenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *