Como aumentar o tráfego do e-commerce? Veja!

Se você está em busca de sugestões de campanhas para aumentar o tráfego do e-commerce, esse artigo é perfeito para você!

Para começarmos, imagine um shopping do tamanho do Oceano Atlântico.

Algumas lojas são grandes, com muitos produtos, placas luminosas na fachada e vários anúncios para trazer visitantes.

Outras têm menos recursos para investir, mas ainda assim conseguem atrair consumidores e se destacar nesse imenso centro de compras.

É mais ou menos assim que funciona a internet. Só no Brasil são mais de 2 milhões de sites ativos e o número não para de crescer.

Todos eles enfrentam, diariamente, o mesmo desafio: gerar tráfego qualificado orgânico trazendo novas visitas e pessoas que já estiveram ali em algum outro momento.

Para isso, existem algumas técnicas básicas, como marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO) e anúncios digitais (Google ADS, Meta ADS etc.).

Mas, neste artigo, nós vamos trazer outras sugestões, explorando, especialmente, o e-mail marketing.

Vem com a gente conferir?

Campanha de boas-vindas

A pessoa logou no seu site, navegou um pouco, mas não converteu?

Deseje boas-vindas para começar a criar um relacionamento e ofereça um bom motivo para uma nova visita.

Este e-mail pode ser enviado, automaticamente, 1 depois do cadastro inicial, preferencialmente, no horário em que a pessoa entrou pela primeira vez. Vamos usar aqui o caso de um e-commerce de enxovais e produtos para casa:

Olá [NOME]. Tudo bem?

Ficamos muito felizes com sua visita e queremos ficar mais perto de você. Por isso, envio um cupom de 20% de desconto para você se apaixonar pelas nossos produtos e deixar sua casa ainda mais linda.

Aguardamos sua visita: [ENDEREÇO DO SITE]. Abraço!

Lançamento e novidades

As campanhas de e-mail com as novidades das marcas, geralmente, são enviadas da mesma forma para todas as pessoas da base.

A dica aqui é partir de uma segmentação pelo nível de engajamento e a categoria de produtos buscados, com o objetivo de atingir as pessoas certas.

Como exemplo, vamos pensar em uma loja online que vai lançar uma nova linha de tênis masculino de corrida da marca X.

Vamos, então, filtrar no CRM apenas homens que já visitaram mais de cinco páginas de tênis daquela marca nos últimos 30 dias.

Olá [NOME]. Tudo bem?

Como você gosta da marca X, quero te mostrar em primeira mão o novo tênis que será lançado no próximo mês. Ele tem uma tecnologia avançada para absorção de impacto. “Corre” aqui no nosso site para ver as 5 opções de cores: [ENDEREÇO DO SITE]

Para terminar, uma ótima notícia: para encomendas feitas até o fim deste mês, o frete é grátis! Te esperamos aqui. Abraço!

Inativos

Valorizar a base de pessoas cadastradas também significa estar atento às “ovelhas desgarradas”.

Mensagens de reengajamento são boas geradoras de tráfego se forem bem feitas. O tom neste caso pode ser mais formal ou descontraído, dependendo do perfil do público e da relação que a marca quer manter com essas pessoas.

Como no primeiro caso, é interessante programar os envios automáticos. Ou seja, vamos criar uma mensagem padrão que será mandada sempre que uma pessoa “acionar o gatilho” de estar há mais 30 dias sem visitar o site.

E não adianta fazer isso sempre, pois as pessoas podem ficar mal acostumadas.

Olá [NOME]. Como vai?

Dizem que manter um relacionamento é como ter um pássaro. Se segurar forte, ele sufoca e morre. Se deixar livre, ele voa e vai embora. Mas se você segurar com cuidado, ele se apega e fica para sempre.

Estamos com saudade e, por isso, preparamos um presente especial para você voltar a nos visitar: um cupom de 10% de desconto para qualquer produto da loja. Aguardamos sua visita: [ENDEREÇO DO SITE]

Abraço!

Recuperação de carrinho

Selecionar um produto é um comportamento explícito de que a pessoa o deseja, mas em 81% das vezes no Brasil esse carrinho é abandonado (Ibope E-commerce).

Os motivos são vários e as notificações automáticas nesses casos têm resultados impressionantes.

Estamos novamente trabalhando com automação de marketing com gatilhos, pois seria muito difícil escrever cada mensagem de forma personalizada conforme o produto e enviar no momento certo.

Olá [NOME].

Vimos que você gostou do produto [NOME DO PRODUTO]. Ótima escolha! 

Falta muito pouco para ele ser seu. Aproveite e venha finalizar suas compras em nossa loja.

Abraço!

Personalize suas campanhas de e-mail

As mensagens disparadas conforme segmentações por características e comportamento online são hoje um recurso avançado no processo de marketing direto, mas a aplicação dessa ferramenta não é algo tão complexo.

Continuando com a metáfora do início deste artigo (shopping do tamanho do Oceano Atlântico), precisamos de boas iscas para atrair o tráfego e essas 4 campanhas de e-mail são ótimas formas de colocar essas iscas na boca dos peixes que nos interessam.

Sinta à vontade para usar essas ideias de e-mails e use a criatividade para torná-las ainda mais eficientes, medindo sempre suas taxas de abertura, cliques e compras.

Aliás, se já usa ou vai usar essa estratégica, compartilhe conosco aí abaixo nos comentários.

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Algumas lojas são grandes, com muitos produtos, placas luminosas na fachada e vários anúncios para trazer visitantes.

Outras têm menos recursos para investir, mas ainda assim conseguem atrair consumidores e se destacar nesse imenso centro de compras.

É mais ou menos assim que funciona a internet. Só no Brasil são mais de 2 milhões de sites ativos e o número não para de crescer.

Todos eles enfrentam, diariamente, o mesmo desafio: gerar tráfego qualificado orgânico trazendo novas visitas e pessoas que já estiveram ali em algum outro momento.

Para isso, existem algumas técnicas básicas, como marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO) e anúncios digitais (Google ADS, Meta ADS etc.).

Mas, neste artigo, nós vamos trazer outras sugestões, explorando, especialmente, o e-mail marketing.

Vem com a gente conferir?

Campanha de boas-vindas

A pessoa logou no seu site, navegou um pouco, mas não converteu?

Deseje boas-vindas para começar a criar um relacionamento e ofereça um bom motivo para uma nova visita.

Este e-mail pode ser enviado, automaticamente, 1 depois do cadastro inicial, preferencialmente, no horário em que a pessoa entrou pela primeira vez. Vamos usar aqui o caso de um e-commerce de enxovais e produtos para casa:

Olá [NOME]. Tudo bem?

Ficamos muito felizes com sua visita e queremos ficar mais perto de você. Por isso, envio um cupom de 20% de desconto para você se apaixonar pelas nossos produtos e deixar sua casa ainda mais linda.

Aguardamos sua visita: [ENDEREÇO DO SITE]. Abraço!

Lançamento e novidades

As campanhas de e-mail com as novidades das marcas, geralmente, são enviadas da mesma forma para todas as pessoas da base.

A dica aqui é partir de uma segmentação pelo nível de engajamento e a categoria de produtos buscados, com o objetivo de atingir as pessoas certas.

Como exemplo, vamos pensar em uma loja online que vai lançar uma nova linha de tênis masculino de corrida da marca X.

Vamos, então, filtrar no CRM apenas homens que já visitaram mais de cinco páginas de tênis daquela marca nos últimos 30 dias.

Olá [NOME]. Tudo bem?

Como você gosta da marca X, quero te mostrar em primeira mão o novo tênis que será lançado no próximo mês. Ele tem uma tecnologia avançada para absorção de impacto. “Corre” aqui no nosso site para ver as 5 opções de cores: [ENDEREÇO DO SITE]

Para terminar, uma ótima notícia: para encomendas feitas até o fim deste mês, o frete é grátis! Te esperamos aqui. Abraço!

Inativos

Valorizar a base de pessoas cadastradas também significa estar atento às “ovelhas desgarradas”.

Mensagens de reengajamento são boas geradoras de tráfego se forem bem feitas. O tom neste caso pode ser mais formal ou descontraído, dependendo do perfil do público e da relação que a marca quer manter com essas pessoas.

Como no primeiro caso, é interessante programar os envios automáticos. Ou seja, vamos criar uma mensagem padrão que será mandada sempre que uma pessoa “acionar o gatilho” de estar há mais 30 dias sem visitar o site.

E não adianta fazer isso sempre, pois as pessoas podem ficar mal acostumadas.

Olá [NOME]. Como vai?

Dizem que manter um relacionamento é como ter um pássaro. Se segurar forte, ele sufoca e morre. Se deixar livre, ele voa e vai embora. Mas se você segurar com cuidado, ele se apega e fica para sempre.

Estamos com saudade e, por isso, preparamos um presente especial para você voltar a nos visitar: um cupom de 10% de desconto para qualquer produto da loja. Aguardamos sua visita: [ENDEREÇO DO SITE]

Abraço!

Recuperação de carrinho

Selecionar um produto é um comportamento explícito de que a pessoa o deseja, mas em 81% das vezes no Brasil esse carrinho é abandonado (Ibope E-commerce).

Os motivos são vários e as notificações automáticas nesses casos têm resultados impressionantes.

Estamos novamente trabalhando com automação de marketing com gatilhos, pois seria muito difícil escrever cada mensagem de forma personalizada conforme o produto e enviar no momento certo.

Olá [NOME].

Vimos que você gostou do produto [NOME DO PRODUTO]. Ótima escolha! 

Falta muito pouco para ele ser seu. Aproveite e venha finalizar suas compras em nossa loja.

Abraço!

Personalize suas campanhas de e-mail

As mensagens disparadas conforme segmentações por características e comportamento online são hoje um recurso avançado no processo de marketing direto, mas a aplicação dessa ferramenta não é algo tão complexo.

Continuando com a metáfora do início deste artigo (shopping do tamanho do Oceano Atlântico), precisamos de boas iscas para atrair o tráfego e essas 4 campanhas de e-mail são ótimas formas de colocar essas iscas na boca dos peixes que nos interessam.

Sinta à vontade para usar essas ideias de e-mails e use a criatividade para torná-las ainda mais eficientes, medindo sempre suas taxas de abertura, cliques e compras.

Aliás, se já usa ou vai usar essa estratégica, compartilhe conosco aí abaixo nos comentários.

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