Ferramentas de CRM: Como escolher a melhor para sua marca? Veja!

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Dentre as várias opções de ferramentas de CRM disponíveis no mercado, é importante saber como selecionar a melhor para sua marca. Você sabe quais critérios considerar para tomar a decisão mais assertiva?

Elencamos neste artigo algumas sugestões para selecionar o melhor CRM para a sua marca.

Confira!

Por que utilizar uma ferramenta de CRM?

Operacionalizar e trazer escala à estratégia de relacionamento com a base de clientes são dois importantes motivos para a contratação de um CRM.

Além disso, destacamos algumas dificuldades enfrentadas por marcas que não utilizam um CRM:

  • Falta de dados integrados para usar nas campanhas, o que impossibilita segmentar e personalizar as mensagens com o nome e produtos/serviços que o cliente procura;

  • Ações de marketing genéricas;

  • Falta da visão 360º do consumidor omnichannel: não tem como conhecer sua jornada de compra, uma vez que os canais não estão integrados;

  • Canais de aquisição estão ficando caros: adquirir um novo cliente custa 7x mais que vender para um já conquistado;

  • Desconhecimento do impacto das ações digitais nas lojas físicas: se não possui os dados integrados, não há como medir os resultados das ações.

  • Clientes não voltam para recompra: depois de receber uma comunicação genérica, você voltaria?

Como escolher uma ferramenta de CRM?

Um dos primeiros requisitos para a contratação de um CRM é que a ferramenta realize a captação integrada dos dados dos clientes. Concentrar e organizar todas as informações em um único local é um grande facilitador. 

Considere também uma plataforma que consiga fazer segmentações dinâmicas da base de dados por características e comportamento (big data).

É importante que a ferramenta de CRM conceda autonomia para quem irá operá-la. Por isso, verifique se é possível promover campanhas segmentadas e automatizadas. A partir daí, crie réguas de relacionamento baseadas em gatilhos de comportamento.

Outro ponto importante: mensuração. Assegure-se que será possível mensurar os resultados das campanhas. Acompanhe também a receita que for influenciada pela plataforma. Assim será possível avaliar se o investimento valeu a pena.

O que mais considerar em uma ferramenta além das funcionalidades:

  • Suporte rápido e no mesmo fuso;

  • Ferramenta no principal idioma utilizado pela equipe;

  • Integração entregue pelo próprio fornecedor;

  • Plataforma intuitiva que não exija conhecimentos ultra técnicos para operação;

Utilização do CRM na prática

Para explorar ao máximo os recursos da plataforma contratada, o primeiro passo é coletar os dados da forma mais completa possível e em todos os canais em que sua marca esteja presente: e-commerce, aplicativo, e, principalmente, nas lojas físicas.

Além de dados demográficos (nome completo, idade, CPF, cidade e Estado) e comportamentais (número de compras, abandono de carrinho, navegação no site, etc), o que é essencial saber para segmentar sua base? Para varejistas de moda, por exemplo, é importante saber as medidas do cliente e quais cores gostam.

A partir daí, pensando nos produtos que sua marca oferta e no seu público, colete os dados relevantes que julgar necessários para utilizar nas listas de clientes que serão criadas.

No caso das lojas físicas vale reforçar com o time de vendas a importância de coletar corretamente os dados. Também vale trocar um desconto por essas informações. O cliente geralmente está disposto a informar alguns dados mediante alguma contrapartida.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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