Você sabe quais são os 5 gatilhos mentais mais usados no varejo?

Se não, siga na leitura para explicarmos tudo sobre esse tema.

O que são gatilhos mentais?

Segundo a Rock Content, gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisão das pessoas.

Esses estímulos podem ser despertados por meio de aromas, músicas, imagens e/ou textos persuasivos que induzem alguém a decidir por algo, quase que de forma inconsciente.

No contexto do varejo, os gatilhos mentais são aplicados, principalmente, para fazer com que os consumidores comprem cada vez mais, preferencialmente, de maneira mais célere.

Para exemplificar, imagine que está navegando na internet e, de repente, se depara com um post da sua loja preferida, anunciando um produto que você adora, com os seguintes dizeres:

“Restam apenas 5 unidades com 70% OFF”.

Antes de ver a publicação, talvez, nem era a sua intenção comprar nada. Mas a sensação de estar perdendo algo que você gosta com um preço muito abaixo do normal, te gera o estímulo inconsciente de clicar para comprar.

Nota o poder dos gatilhos mentais no varejo?

Vale ressaltar que essa técnica pode ser aplicada em diversas campanhas e canais como, por exemplo, no E-mail Marketing, no WhatsApp, ou mesmo, em Pesquisas de Opinião CSAT e NPS.

Feita essa breve explicação, vamos, então, falar sobre quais são os 5 gatilhos mentais mais usados.

Principais gatilhos mentais para o varejo

Abaixo, elencamos cinco gatilhos mentais eficientes utilizados no varejo.

Escassez

O gatilho da escassez explora o sentimento de perder boas oportunidades, inerente a qualquer ser humano. Por isso, é um dos mais utilizados no Varejo.

Quando o consumidor recebe uma mensagem que anuncia um produto que está quase acabando na loja, automaticamente, cria-se um senso de pressa para adquiri-lo e não perder a oportunidade.

Urgência

Similar ao gatilho da escassez, a sensação de perder oportunidades também se manifesta no uso do gatilho de urgência. Contudo, o objeto da mensagem é o tempo ao invés do produto. 

No Varejo, promoções relâmpago, prazo limitado para aproveitamento de descontos e ações semelhantes são os melhores exemplos.

O objetivo é incentivar o consumidor a comprar com agilidade para aproveitar o período em que o benefício está vigente.

Novidade

O gatilho da novidade é extremamente estratégico, principalmente pensando em estratégias de retenção.

Se o seu CRM é devidamente atualizado e armazena todos os comportamentos e características dos clientes da sua marca, você pode criar segmentações com os consumidores mais recorrentes, por exemplo, e disparar novidades da marca em primeira mão.

O consumidor se sente especial por ter acesso a uma informação antes dos demais, o que reforça o vínculo que ele possui com a marca.

Exclusividade

E por falar em relacionamento com o cliente, o gatilho de exclusividade é muito indicado também para ações de retenção. Afinal, quem não se sente importante pertencendo a um grupo seleto? 

Segmente seus clientes leais que possuem ticket médio acima do comum e desenvolva comunicações específicas para eles, seja descontos, sorteios ou brindes.

É importante evidenciar na sua mensagem que aquele consumidor pertence a um grupo especial e em razão disso está recebendo aquela comunicação.

Fale com um especialista da Dito
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Prova social

O cliente contemporâneo, em especial o consumidor omnichannel, valoriza muito a experiência de outras pessoas para a tomada de decisão.

Considerando este fato, o gatilho da prova social tem por objetivo atestar os bons feedbacks que a marca recebe dos consumidores, corroborando com sua reputação e qualidade.

A ideia é: “se outras pessoas estão falando bem dessa marca, também quero experimentá-la”.

Sugestão final

Para concluir, nós te aconselhamos a estudar também sobre a técnica de “Copywriting”.

Quem domina as estratégias de “copy” sai na frente da concorrência e consegue aumentar as vendas do e-commerce e das lojas físicas também.

E então, o que achou deste texto? Ele foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Veja os 5 gatilhos mentais mais usados no varejo!

Você sabe quais são os 5 gatilhos mentais mais usados no varejo?

Se não, siga na leitura para explicarmos tudo sobre esse tema.

O que são gatilhos mentais?

Segundo a Rock Content, gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisão das pessoas.

Esses estímulos podem ser despertados por meio de aromas, músicas, imagens e/ou textos persuasivos que induzem alguém a decidir por algo, quase que de forma inconsciente.

No contexto do varejo, os gatilhos mentais são aplicados, principalmente, para fazer com que os consumidores comprem cada vez mais, preferencialmente, de maneira mais célere.

Para exemplificar, imagine que está navegando na internet e, de repente, se depara com um post da sua loja preferida, anunciando um produto que você adora, com os seguintes dizeres:

“Restam apenas 5 unidades com 70% OFF”.

Antes de ver a publicação, talvez, nem era a sua intenção comprar nada. Mas a sensação de estar perdendo algo que você gosta com um preço muito abaixo do normal, te gera o estímulo inconsciente de clicar para comprar.

Nota o poder dos gatilhos mentais no varejo?

Vale ressaltar que essa técnica pode ser aplicada em diversas campanhas e canais como, por exemplo, no E-mail Marketing, no WhatsApp, ou mesmo, em Pesquisas de Opinião CSAT e NPS.

Feita essa breve explicação, vamos, então, falar sobre quais são os 5 gatilhos mentais mais usados.

Principais gatilhos mentais para o varejo

Abaixo, elencamos cinco gatilhos mentais eficientes utilizados no varejo.

Escassez

O gatilho da escassez explora o sentimento de perder boas oportunidades, inerente a qualquer ser humano. Por isso, é um dos mais utilizados no Varejo.

Quando o consumidor recebe uma mensagem que anuncia um produto que está quase acabando na loja, automaticamente, cria-se um senso de pressa para adquiri-lo e não perder a oportunidade.

Urgência

Similar ao gatilho da escassez, a sensação de perder oportunidades também se manifesta no uso do gatilho de urgência. Contudo, o objeto da mensagem é o tempo ao invés do produto. 

No Varejo, promoções relâmpago, prazo limitado para aproveitamento de descontos e ações semelhantes são os melhores exemplos.

O objetivo é incentivar o consumidor a comprar com agilidade para aproveitar o período em que o benefício está vigente.

Novidade

O gatilho da novidade é extremamente estratégico, principalmente pensando em estratégias de retenção.

Se o seu CRM é devidamente atualizado e armazena todos os comportamentos e características dos clientes da sua marca, você pode criar segmentações com os consumidores mais recorrentes, por exemplo, e disparar novidades da marca em primeira mão.

O consumidor se sente especial por ter acesso a uma informação antes dos demais, o que reforça o vínculo que ele possui com a marca.

Exclusividade

E por falar em relacionamento com o cliente, o gatilho de exclusividade é muito indicado também para ações de retenção. Afinal, quem não se sente importante pertencendo a um grupo seleto? 

Segmente seus clientes leais que possuem ticket médio acima do comum e desenvolva comunicações específicas para eles, seja descontos, sorteios ou brindes.

É importante evidenciar na sua mensagem que aquele consumidor pertence a um grupo especial e em razão disso está recebendo aquela comunicação.

Fale com um especialista da Dito
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Prova social

O cliente contemporâneo, em especial o consumidor omnichannel, valoriza muito a experiência de outras pessoas para a tomada de decisão.

Considerando este fato, o gatilho da prova social tem por objetivo atestar os bons feedbacks que a marca recebe dos consumidores, corroborando com sua reputação e qualidade.

A ideia é: “se outras pessoas estão falando bem dessa marca, também quero experimentá-la”.

Sugestão final

Para concluir, nós te aconselhamos a estudar também sobre a técnica de “Copywriting”.

Quem domina as estratégias de “copy” sai na frente da concorrência e consegue aumentar as vendas do e-commerce e das lojas físicas também.

E então, o que achou deste texto? Ele foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários.

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