Gatilhos mentais: aplicações para o Varejo
Criar mensagens impactantes é fundamental para o sucesso de qualquer campanha. No artigo de hoje, vamos falar sobre gatilhos mentais e suas aplicações para o Varejo. Em outras palavras, daremos dicas de como desenvolver comunicações persuasivas para seus clientes.
O que são gatilhos mentais
Apesar de ser um termo conhecido e um recurso bastante utilizado pelas marcas, vamos relembrar o que são de fato gatilhos mentais. Tratam-se de artifícios de persuasão que instigam e motivam o consumidor.
O objetivo dos gatilhos mentais é facilitar a tomada de decisão por meio do inconsciente, levando o cliente a realizar uma compra. Ao utilizá-los em conteúdos e ofertas, a informação que está sendo passada torna-se mais apelativa, aumentando a possibilidade de venda.
Principais gatilhos mentais para o Varejo
Se utilizada com parcimônia e estratégia, é uma técnica que pode trazer bons resultados. Além de tudo, gatilhos mentais podem ser aplicados em qualquer comunicação, independente do canal escolhido. Do e-mail marketing ao SMS, o uso de algumas palavras podem desencadear sensações nas pessoas, induzindo-as à ação esperada.
Abaixo, elencamos cinco gatilhos mentais eficientes utilizados no Varejo.
Escassez
O gatilho da escassez explora o sentimento de perder boas oportunidades, inerente a qualquer ser humano. Por isso, é um dos mais utilizados no Varejo.
Quando o consumidor recebe uma mensagem que anuncia um produto que está quase acabando na loja, automaticamente cria-se um senso de pressa para adquiri-lo e não perder a oportunidade.
Urgência
Similar ao gatilho da escassez, a sensação de perder oportunidades também se manifesta no uso do gatilho de urgência. Contudo, o objeto da mensagem é o tempo ao invés do produto.
No Varejo, promoções relâmpago, prazo limitado para aproveitamento de descontos e ações semelhantes são os melhores exemplos. O objetivo é incentivar o consumidor a comprar com agilidade para aproveitar o período em que o benefício está vigente.
Novidade
O gatilho da novidade é extremamente estratégico, principalmente pensando em estratégias de retenção. Se o seu CRM é devidamente atualizado com os dados e ações dos clientes da sua marca, você pode criar segmentações com clientes mais recorrentes, por exemplo, e disparar novidades da marca em primeira mão.
O consumidor se sente especial por ter acesso a uma informação antes dos demais, o que reforça o vínculo que ele possui com a marca.
Exclusividade
E por falar em relacionamento com o cliente, o gatilho de exclusividade é muito indicado também para ações de retenção. Afinal, quem não se sente importante pertencendo a um grupo seleto?
Segmente seus clientes leais que possuem ticket médio acima do comum e desenvolva comunicações específicas para eles, seja descontos, sorteios ou brindes. É importante evidenciar na sua mensagem que aquele consumidor pertence a um grupo especial e em razão disso está recebendo aquela comunicação.
Prova social
O consumidor contemporâneo valoriza muito a experiência de outras pessoas para a tomada de decisão. Considerando este fato, o gatilho da prova social tem por objetivo atestar os bons feedbacks que a marca recebe dos consumidores, corroborando com sua reputação e qualidade. A ideia é: “se outras pessoas estão falando bem dessa marca, também quero experimentá-la”.
E então, a sua marca já utiliza esse poderoso recurso em suas comunicações e conteúdos? Conte para a gente nos comentários! Até a próxima.