Ícone do site Blog Dito

Ferramentas de CRM: como escolher a melhor para sua marca

Dentre as várias opções de plataformas de CRM disponíveis no mercado, é importante saber como selecionar a melhor para sua marca. Você sabe quais critérios considerar ao fazer essa escolha? 

Elencamos neste artigo algumas dicas para selecionar o melhor CRM para a sua marca. Confira!

Por que utilizar uma ferramenta de CRM?

Operacionalizar e trazer escala à estratégia de relacionamento com a base de clientes são dois importantes motivos para a contratação de um CRM. Além disso, destacamos algumas dificuldades enfrentadas por marcas que não utilizam um CRM:

Como escolher uma ferramenta de CRM?

Um dos primeiros requisitos para a contratação de um CRM é que a ferramenta realize a captação integrada dos dados dos clientes. Concentrar e organizar todas as informações em um único local é um grande facilitador. 

Considere também uma plataforma que consiga fazer segmentações dinâmicas da base de dados por características e comportamento (big data).

É importante que a ferramenta conceda autonomia para quem irá operá-la. Por isso, verifique se é possível promover campanhas segmentadas e automatizadas. A partir daí, crie réguas de relacionamento baseadas em gatilhos de comportamento.

Outro ponto importante: mensuração. Assegure-se que será possível mensurar os resultados das campanhas. Acompanhe também a receita que for influenciada pela plataforma. Assim será possível avaliar se o investimento valeu a pena.

O que mais considerar em uma ferramenta além das funcionalidades:

Utilização do CRM na prática

Para explorar ao máximo os recursos da plataforma contratada, o primeiro passo é coletar os dados da forma mais completa possível e em todos os canais em que sua marca esteja presente: e-commerce, aplicativo, e, principalmente, nas lojas físicas.

Além de dados demográficos (nome completo, idade, CPF, cidade e Estado) e comportamentais (número de compras, abandono de carrinho, navegação no site, etc), o que é essencial saber para segmentar sua base? Para varejistas de moda, por exemplo, é importante saber as medidas do cliente e quais cores gostam.

A partir daí, pensando nos produtos que sua marca oferta e no seu público, colete os dados relevantes que julgar necessários para utilizar nas listas de clientes que serão criadas.

No caso das lojas físicas vale reforçar com o time de vendas a importância de coletar corretamente os dados. Também vale trocar um desconto por essas informações. O cliente geralmente está disposto a informar alguns dados mediante alguma contrapartida.

Leia mais sobre o uso de CRM nos artigos:

Como incentivar o uso do CRM pela equipe de vendas

Dicas para contratação de um profissional de CRM

Qual é a relação entre CRM e Marketing de Relacionamento?

Sair da versão mobile