Uma ferramenta de CRM faz a gestão de relacionamento com clientes. Com os dados centralizados, você otimiza as interações em todos os pontos de contato e obtém mais benefícios para sua empresa, especialmente no Varejo. Entenda melhor como esse software pode ajudar.
Sumário
Uma ferramenta de CRM é uma solução que reúne dados de consumidores, provenientes de canais físicos (lojas) e digitais (e-commerce) de uma empresa.
A partir disso, otimiza a gestão de relacionamento com clientes, já que você sabe qual o melhor momento para abordar o potencial comprador, fazer uma oferta e até solucionar um problema.
Entre as várias opções de ferramentas de CRM disponíveis no mercado, é importante saber como selecionar a melhor para sua marca. Afinal, cada segmento tem uma necessidade específica.
Por isso, pensar no custo-benefício é primordial para ter mais chance de sucesso.
E você, sabe quais critérios considerar na hora de contratar o software de CRM ideal? Neste post, trazemos algumas sugestões de CRM para empresas, abordando o conceito da solução, suas principais funcionalidades, a importância do seu uso e mais.
Então, que tal ver essas propostas? Continue lendo e encontre a resposta.
Uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) é uma solução que favorece a gestão de relacionamento com clientes.
Isso porque armazena, além de dados cadastrais, todas as informações das interações feitas nos diversos pontos de contato, como e-mails, visitas ao site, troca de mensagens etc.
A partir desses dados, é possível cruzar as informações e obter insights que ajudam a decidir o melhor momento para falar com o cliente, qual oferta deve ser realizada.
Ou seja, a partir da implementação de um software de CRM para empresa, todos os contatos são organizados e suas informações são armazenadas.
Dessa forma, é possível agir de forma acertada, aumentar a chance de vender e facilitar a retenção de clientes.
Esses benefícios são tão significativos que o mercado de CRM para empresas valia US$ 52,4 bilhões em 2021 e deverá atingir US$ 157,6 bilhões em 2030, conforme dados reunidos pela SelectHub. A taxa de crescimento anual composto (CAGR) é de 13,3% de 2022 a 2030.
Esses dados comprovam a importância da solução. Também indicam por que as empresas devem investir nessa ferramenta, já que o relatório do SelectHub sinaliza que as companhias apostam na incorporação de tecnologias digitais para entregar experiências positivas aos clientes e gerar crescimento.
Um CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com clientes que costuma utilizar a tecnologia de computação em nuvem para organizar e centralizar os dados de interação dos consumidores.
Um exemplo é o CRM para varejo, que pode integrar as informações de lojas físicas e virtuais, trazendo uma visão holística do negócio.
Uma ferramenta de CRM pode ter várias funcionalidades. Por isso, é importante verificar aquele que apresenta o melhor custo-benefício, sendo capaz de atender a todas as demandas da sua empresa.
Nesse sentido, as principais funções da solução, especialmente para o varejo, são as seguintes:
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Boas ferramentas de CRM permitem operacionalizar e trazer escala a estratégias de relacionamento com clientes. Funcionalidades diversas apoiam esses objetivos no varejo, como a integração de dados de clientes omnichannel e segmentação desses clientes, gerando dados que podem ser utilizados de maneira inteligente.
A ferramenta também é usada para eliminar processos obsoletos e manuais, assegurar a organização dos dados e agilizar a tomada de decisão do consumidor.
Nesse cenário, alguns benefícios de usar uma ferramenta de CRM são os seguintes:
Todos esses benefícios se refletem na empresa, que pode alcançar melhores resultados. Já para marcas que ainda não utilizam um CRM, elas podem enfrentar algumas dificuldades pela frente, conforme destacamos a seguir:
Para escolher uma ferramenta de CRM, um dos primeiros requisitos é a captação integrada dos dados dos clientes. Concentrar e organizar todas as informações em um único local é um grande facilitador.
Considere, também, uma plataforma que consiga fazer segmentações dinâmicas da base de dados por características e comportamento.
É importante que a ferramenta de CRM conceda autonomia para quem fará a operação. Por isso, verifique se é possível promover campanhas segmentadas e automatizadas.
A partir daí, crie réguas de relacionamento baseadas em gatilhos de comportamento.
Outro ponto importante: mensuração. Assegure-se que será possível medir os resultados das campanhas. Acompanhe, também, a receita que for influenciada pela plataforma. Assim, será possível avaliar se o investimento valeu a pena.
Veja o que mais considerar em uma ferramenta de CRM além das funcionalidades:
Existem vários CRMs entre os mais utilizados, sendo que um deles é o Dito.
Com diferentes funcionalidades e utilizado por grandes marcas de varejo, o software já tem mais de 170 milhões de consumidores na base dos seus clientes, mais de 12 mil lojas físicas e e-commerces conectados ao CDP e mais de 30 mil vendedores e gerentes que usam o Super App diariamente.
Para implementar uma ferramenta de CRM com sucesso, siga as orientações que apresentamos agora:
Se após ler todas as informações que apresentamos até aqui, você concluiu que esse é o momento certo para contratar uma ferramenta de CRM, nós gostaríamos de apresentar a Dito.
A Dito é uma empresa de tecnologia com mais de 16 anos de mercado. Estamos sediados na Savassi, em Belo Horizonte – Minas Gerais, e, já contamos com mais de 15 mil usuários, entre vendedores, gerentes e analistas que utilizam a nossa solução.
Nós disponibilizamos para o mercado um CRM omnichannel completo e atendemos diversas marcas como FARM, Animale, Lojas Zema, e Domino’s.
O CRM da Dito integra canais online (e-commerce e aplicativos) e offline (loja física), proporcionando o desenvolvimento de estratégias omnichannel de marketing, que perpassam por mídias digitais variadas.
A nossa plataforma também permite que os times de marketing possam conhecer a fundo os seus consumidores a partir de dados de perfil, comportamento de navegação, histórico de compras, interações com vendedores, entre outros.
Com o apoio da ferramenta de CRM da Dito, é possível compreender quais canais estão sendo mais efetivos para a estratégia de marketing, tanto no que tange à receita influenciada quanto ao que se refere a engajamento. Assim, você tem melhores resultados e alcança o sucesso.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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