Omnichannel: porque você deve mensurar a receita de ponta a ponta

Mensurar os resultados e impacto das ações do Marketing na receita é a parte mais importante de um planejamento, veja no post de hoje porque você deve acompanhar de ponta a ponta e não apenas no online:

Conversando com nossos clientes identificamos que, para o varejo, a maior dor na execução de um planejamento de Marketing Digital é comprovar como essas ações influenciam na geração de receita do e-commerce às lojas físicas.

Entender a jornada de compra dos clientes em todos ambientes parece um sonho um pouco distante, mas é possível cobrir todo o comportamento do cliente on e offline.

Acompanhar as campanhas no nível online já é uma rotina do profissional de Marketing Digital e no post de hoje vamos mostrar alguns benefícios de medir o impacto das suas ações do on ao offline:

Fim da guerra fria entre e-commerce vs. lojas físicas

Medindo o resultado das campanhas de ponta a ponta é possível provar valor para seus franqueados e lojistas.

O melhor disso é todo time fica na mesma página, como deve ser em uma estratégia omnichannel.

Sabemos que o online e offline, na maior parte das vezes, vivem uma guerra fria. Um acredita que o outro pode “roubar suas vendas”, mas não tem os dados necessários para comprovar ou desmistificar essa hipótese.

Ao medir todos os níveis das ações, deixamos os achismos para trás e nos baseamos no que realmente interessa e pode comprovar tudo: os dados.

Fizemos uma pesquisa para medir o impacto das ações digitais no offline e descobrimos que em média 25,7% das compras em lojas físicas tiveram interações online antes. 

Você já sabe qual é o impacto do digital nas suas lojas físicas? Esse dado pode ser a chave para que o time entenda a importância de estratégias omnichannel.

Otimize o investimento em Marketing Digital

Ter uma visão omnichannel dos resultados das campanhas faz toda a diferença para entender onde estão os gargalos e fazer melhorias. 

Para otimizar suas campanhas, impacte seus clientes de forma segmentada e personalizada, direcionando seus esforços para aqueles que já conhecem e gostam da sua marca e produtos.

Segundo um estudo realizado pela DMA, The Direct Marketing Association (UK), mais de 75% da receita gerada por e-mail marketing são de e-mails automatizados e personalizados, não de campanhas genéricas.

Campanhas de broadcasting são como um tiro de canhão e campanhas segmentadas, um arpão, mas, neste caso o arpão é uma estratégia mais inteligente e otimizada: gastar o budget apenas com quem tem maior probabilidade de realizar uma nova compra.

Aumente o budget para Marketing Digital

Sabemos como pode ser burocrático conseguir uma aprovação para aumentar o budget para suas ações digitais.

Segundo um estudo do Ouvi, cerca de 30% do investimento em mídia realizado pelo comércio não traz qualquer tipo de retorno à marca.

Apesar desse dado, o investimento em mídia geralmente é muito maior que o investimento em Marketing Digital.

Contudo os resultados em mídia são mais difíceis de serem mensurados e o argumento tem muito mais peso e embasamento quando é apoiado por dados.

Por isso, ao chancelar que as ações digitais trazem impacto na receita do online e também para o offline, será melhor justificado um aumento desse investimento.

Mensure a recompra e entenda sua taxa de retenção

Com a jornada do cliente unificada e uma mensuração omnichannel é possível também medir a recompra e entender se você está fazendo um bom trabalho de retenção de clientes.

Estimular que seus clientes façam novas compras através de uma comunicação segmentada é uma forma de aumentar sua taxa de retenção.

Quanto mais experiências, mais próximo ele estará de se tornar um advogado da marca. Esse é o estado da arte do marketing, segundo Kotler.

Fizemos uma pesquisa sobre taxa de recompra para o Varejo, você pode conferir o artigo aqui.

Um spoiler da pesquisa: a maior taxa de recompra encontrada foi de 90,7% e a menor 26,9%.

Você já tem essa visão omnichannel dos seus resultados, do impacto do digital no offline, e de como isso reflete na sua receita? Conte para nós nos comentários! 🙂

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *