O que é marketing de retenção e como ele pode ajudar o seu negócio?

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Você já ouviu falar que é mais barato e mais fácil para uma empresa manter seus clientes existentes do que obter novos?

Claro, todo proprietário de um negócio quer gerar novos negócios, mas nunca se deve esquecer a importância de manter os clientes já conquistados, incentivando-os a comprar mais, por mais vezes. O conjunto de ações utilizados para esta estratégia é chamado de Marketing de Retenção (Retention Marketing).

o que é marketing de retenção e como ele pode ajudar o seu negócio?

O que é Marketing de Retenção?

Marketing de retenção é um conjunto de procedimentos que ajuda as empresas a manter os clientes que já possuem, e motiva os clientes a desenvolver lealdade para com estas empresas. Com o marketing de retenção é possível otimizar o valor da vida de um cliente (Life Time Value) através da segmentação com base nos atributos deste cliente e envio de comunicações personalizadas, automatizadas, relacionadas com os seus comportamentos específicos e o histórico de compras.

Por que Marketing de Retenção é importante?

De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a importância do marketing de retenção se dá também pelas seguintes estatísticas:

  • é 5 vezes mais barato manter clientes do que conquistar novos consumidores;
  • 65% dos negócios vêm de clientes já conquistados;
  • Os custos para promoções e publicidade para os clientes já conquistados são muito menores do que para impactar novos clientes;
  • O valor da vida de um cliente que já faz parte da carteira é maior do que o de novos compradores;
  • 92% dos clientes que já deixaram de comprar voltariam a fazê-lo se fossem contatados pelas empresas;

Como fazer Marketing de Retenção?

Há muitos estágios dentro do marketing de retenção em todo o ciclo de vida dos clientes. Alguns dos passos mais importantes incluem:

Conheça seus clientes

Saiba realmente quem são seus clientes, quais são as suas necessidades, os seus anseios. Para isso, além do bom atendimento, tenha ferramentas que permitam a gestão da sua base de consumidores, ou leads.

Capte dados, guarde históricos e transforme-os em informações de valor. Através delas, você vai identificar as principais tendências e segmentos de clientes.

Conecte-se com seus clientes

Não basta captar informações. É preciso usá-las para se conectar aos seus clientes. Tenha uma boa estratégia de comunicação – e conteúdo relevante para oferecer. Use seu site, as redes sociais, ferramentas de e-mail marketing para manter seus clientes bem informados sobre os seus produtos e serviços, entregar informações relevantes para o seu dia a dia… Abra canais de diálogo com seu público-alvo; mostre-se pronto a responder, a ajudar, a solucionar.

Agradeça a seus clientes

É importante reservar um tempo para o pós-vendas, mostrar gratidão pelo retorno às compras é sempre um sinal de que você está percebendo a lealdade dos seus clientes. Também pode ser útil oferecer descontos ocasionais e incentivos, a fim de ajudar a incentivar as compras futuras.

Uma vez que você começar o seu programa de marketing de retenção, vai descobrir que muitos de seus clientes existentes começarão a retornar para compras futuras. Você também vai descobrir que os mesmos clientes estão dizendo a seus amigos e familiares sobre suas experiências com a marca, e isso lhe trará novos negócios.

Há uma estratégia de marketing de retenção na sua empresa? Você gostaria de saber mais sobre isso? Deixe um comentário!

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