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Você sabe o que é CRM?

Confira nosso guia completo

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, uma das ferramentas mais importantes para a gestão das empresas, seja qual for seu porte e segmento.

Isso porque é uma estratégia cujo foco está no cliente. Para isso, é utilizado um software que gerencia a relação com o consumidor, visando sua satisfação e retenção. Além disso, o sistema também ajuda a reduzir os custos e a impulsionar os resultados.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, esse post é para você. A seguir, descubra tudo o que precisa para dominar o tema!

O que é CRM?

Como já comentamos, CRM significa Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Desse modo, pode se tratar tanto de um conjunto de práticas com a finalidade de gerenciar e analisar as interações com os clientes, quanto de um software utilizado especificamente para esse fim.

Seu objetivo é antecipar as necessidades e desejos dos consumidores, melhorar os resultados do negócio, impulsionar as vendas e personalizar as campanhas para captar novos clientes.

Neste artigo, vamos focar no sistema de CRM, no qual o gestor consegue centralizar todas as informações relacionadas aos consumidores e potenciais clientes. Ao reunir todos esses dados, é possível identificar o perfil e o comportamento do público-alvo e ofertar produtos e serviços de acordo com suas necessidades e desejos.

Além disso, os relatórios fornecidos pelo sistema fazem com que as tomadas de decisão sejam mais corretas, bem como possibilita que o gestor tenha insights baseados em dados reais para traçar estratégias mais eficazes ao crescimento do negócio.

Como o sistema de CRM funciona?

É praticamente impossível fazer o acompanhamento manual de cada cliente sem esquecer de algo importante. E isso se torna ainda mais difícil quando a intenção é proporcionar uma experiência melhor, pois é necessário prestar um atendimento personalizado.

Sendo assim, ter um software para captar, armazenar, organizar e elaborar relatórios é transformador para uma empresa. Afinal, basta acessá-lo para ter obter todas as informações sobre os clientes da base e sobre os prospects.

O sistema pode ser operado na nuvem, ou seja, pode-se acessá-lo de qualquer dispositivo, dando mais flexibilidade a quem irá utilizá-lo.

Ele funciona da seguinte forma: é realizada a integração do sistema com as principais plataformas de vendas, gestão e comunicação da empresa, como por exemplo, plataforma de e-commerce, ERP, Landing Pages e apps. Essas integrações alimentam o sistema com informações dos clientes atuais e potenciais, como nome, endereço, número de telefone, e-mail, cidade, número de compras, receitas, lojas e vendedores de preferência.

Além disso, o software pode coletar automaticamente dados como visitas a sites, produtos já comprados, se engajou ou não com uma campanha, se recebeu contato de um vendedor, qual canal de comunicação influenciou na conversão, além de outras formas de interações.

Leia Mais: Integração de CRM no e-commerce e ERP não é um bicho de 7 cabeças!

Todos esses dados ficam armazenados em um histórico. Aliás, também ficam registradas todas as estratégias já aplicadas, tendo elas funcionado ou não. Esse dados podem ser acessados por relatórios e através de segmentações da base de clientes por caracteríticas (nome, emails, cidade, gênero, etc…) ou comportamentos (abriu uma notificação há 2 dias, acessou página de checkout no e-commerce, comprou na loja de São Paulo, etc).

A segmentação da base de clientes é um dos principais recursos de uma plataforma de CRM, pois ela oferece as informações necessárias para uma comunicação mais direcionada e personalizada aos clientes, melhorando sua experiência e entregando valor relevante a eles.

Leia Mais: Ferramentas de CRM: como escolher a melhor para sua marca

Ou seja, o sistema CRM faz um verdadeiro mapeamento do comportamento dos consumidores. Também realiza o cruzamento de diversas informações com a finalidade de gerar dados que servem como base para estratégias ou melhorias de produtos e serviços.

Por que uma empresa precisa de um software CRM?

Investir em uma ferramenta como o CRM só vale a pena se sua utilidade for comprovada, concorda? Por esse motivo, listamos os principais benefícios que seus recursos trazem para uma empresa. Confira a seguir.

Visão mais ampla do negócio

Por meio dos relatórios, o gestor consegue ter uma visão ampliada da empresa. E isso é fundamental para tomar decisões mais ágeis e corretas, mesmo que envolvam diversos setores. Por exemplo, é possível coordenar a equipe de marketing e, ao mesmo tempo, acompanhar as ações do time de vendas.

Mais produtividade

Outro ponto positivo é o aumento da produtividade de todos os departamentos da empresa. Isso acontece porque o CRM otimiza a comunicação e torna os processos mais eficientes, visto que centraliza todas as informações sobre os clientes. Assim, qualquer usuário pode acessar rapidamente todos os dados de que necessita para executar suas tarefas da melhor maneira.

Planejamento estratégico mais eficiente

Para elaborar estratégias eficazes, é essencial dispor de dados atuais e relevantes. E como o CRM funciona como uma central de informações, ele se torna imprescindível para o planejamento.

Aumento das vendas

Ter um bom relacionamento com o público-alvo é primordial para as vendas, seja para atrair novos clientes quanto para reter os já conquistados. Como o CRM coloca o cliente no centro da estratégia, consegue identificar seu perfil.

Em consequência, é possível entender qual é o melhor canal para atender cada consumidor, como atender suas necessidades, como alcançar mais pessoas… ou seja, qual caminho seguir para impulsionar as vendas.

Leia Mais: Estratégias de CRM: 4 problemas por não incluir o vendedor das lojas físicas

Quais são as aplicações desse sistema?

Um software CRM pode ser utilizado por vários setores de uma empresa, bem como por todos os segmentos e tamanhos de negócios, principalmente no varejo. O CRM no Varejo é essencial para a retenção de clientes e aumento das vendas. Então, é possível colocá-lo em prática em:

Leia Mais: Como incentivar o uso do CRM pela equipe de vendas

Por que escolher a Dito?

Estamos há mais de 13 anos no mercado e já impactamos mais de 120 milhões de consumidores de grandes marcas do varejo. Por meio da nossa plataforma, é possível integrar todos canais de vendas on e offline. Desse modo, você terá uma visão única e completa da jornada de compra dos seus clientes. Isso porque nosso sistema possibilita:

Observe os resultados de alguns de nossos clientes:

Agora que você tem mais clareza sobre o que é CRM, viu que é uma ferramenta indispensável para o crescimento de sua empresa. Com uma boa plataforma, sua marca conquistará uma grande vantagem competitiva. Conte com um sistema eficaz e de resultados comprovados.

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